Renault explica "abordagem diferente" por trás do design do RS20
Renault evitou fazer uma revisão completa no carro de 2020, apesar da campanha decepcionante de 2019
A montadora francesa terminou em quinto no mundial de construtores de 2019, após ter determinado na pré-temporada que seu objetivo era diminuir a distância para as três primeiras colocadas. Mas, por mais que eles entendem os limites do RS19, a equipe entendeu que com o desafio de criar o carro novo para 2021, era melhor tentar seguir em frente com a base já bem conhecida.
Assim, optaram por manter uma boa parte dos elementos-chave do carro de 2019, para poder se esforçar mais em áreas do carro que fazem uma maior diferença no rendimento.
O chefe da equipe, Cyril Abiteboul disse: "Neste ano decidimos por uma abordagem diferente. O regulamento está estável, então estava oferecendo uma oportunidade fantástica para manter alguns elementos do carro que não são diretamente responsáveis pela performance do carro".
"Isso não significa que é o mesmo carro - não seria muito atraente. Mas o que decidimos é focar na performance de áreas específicas e, ao fazer isso, também olharmos para 2021. Se você conseguir fazer isso com o carro de 2020, aí você tem alguma capacidade extra disponível para olhar para 2021. Essa é a lógica por trás do que fizemos - se vai funcionar ou não veremos em Melbourne no sábado".
O diretor executivo da Renault, Marcin Budkowski foi claro ao afirmar que, para ele, essa abordagem terá resultados positivos.
"É verdade que o desenvolvimento do ano passado foi decepcionante no geral", afirmou. "Então olhamos para tudo e analisamos o que teve de errado: onde estavam nossos prós e contras, nossas fraquezas no carro e na organização e focamos nisso para o RS20".
"Nós queríamos ter certeza de que seria uma evolução, o que talvez seja contra intuitivo por causa da performance ruim, mas tínhamos duas razões para isso. Primeiro, nos permite focar nos pontos fortes e fracos do RS19 e trabalhar na performance, sem precisar trabalhar com um papel em branco. Além disso, em um ano de regulamento estável e com um ano de revolução em 2021, que é provavelmente a maior que vamos ter, nos permite trabalhar mais no carro de 2021".
Budkowski afirmou que apesar do design de 2020 ser uma evolução, ainda teriam desenvolvimentos em aerodinâmica e mudanças mecânicas.
"Há uma mudança aerodinâmica no ponto de vista do conceito e nós trabalhamos na suspensão para torná-la mais homogênea - para os pilotos tirarem o máximo potencial", afirmou. "Esse foi um dos problemas que tivemos em 2019".
"Também queremos evitar esse problema que tivemos ano passado. Não teremos tudo certo em Barcelona, e algumas das evoluções vão chegar apenas depois da primeira prova, mas vamos ter um desenvolvimento agressivo".
Veja as primeiras imagens do RS20, carro da Renault para 2020
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.