Últimas notícias

Renault: Red Bull não influenciou em contratação de Illien

Fabricante francesa deixou claro que decisão por contratação de Mario Illien para equipe oficial não tem relação com a Red Bull

Mario Illien, Adrian Newey , Red Bull Racing
(Esquerda para direita): Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, com Mario Illien, Ilmor Engineering Co-Founder
Cyril Abiteboul, Renault Sport F1 Managing Director in the FIA Press Conference
Red Bull Racing, Renault Sport F1 29
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing
Cyril Abiteboul, Renault Sport F1 Managing Director (Left)
Cyril Abiteboul, Renault Sport F1 com Dr Helmut Marko, Red Bull Motorsport
Red Bull Racing, Renault Sport F1

Mario Illien, dono da Ilmor, estará com a Renault no retorno da marca francesa à Fórmula 1, como equipe oficial, ajudando no desenvolvimento dos motores. Isso levantou especulações de que a fabricante teria contratado Illien e a empresa em um movimento para agradar a Red Bull.

A relação de Illien com os propulsores franceses não é nova, já que ele trabalhou como consultor para a Red Bull e ajudou a trabalhar em um novo conceito de cilindro, mas no fim a Renault acabou optando por seguir outro caminho.

O retorno de Illien, então, foi considerado por muitos uma jogada para acalmar os ânimos na relação entre a fabricante e o time austríaco, o que a Renault tratou de negar veementemente através de Cyril Abiteboul, chefe dos franceses na F1, que falou sobre as funções de Illien e da Ilmor.

“É bem simples: trata-se de uma associação entre Renault e Ilmor, somente isso. Tenho sido questionado pela mídia se isso teria sido algo imposto pela Red Bull ou feito para agradá-los. Não é o caso, definitivamente", disse, para em seguida elencar as razões que levaram os franceses a refazer a parceria.

“Apesar de não termos utilizado nada da Ilmor do início ao fim desta temporada, isso não quer dizer que não tenhamos nos impressionado com a capacidade deles de apresentar coisas positivas. Foi baseado nisso que nossa chefia de engenharia decidiu retomar a relação com a Ilmor, mas de um modo diferente", afirmou.

“O que eles (Ilmor) estão fazendo é ampliar nossa capacidade de engenharia e disponibilizando mais um dinamômetro para trabalharmos, o que aumenta nosso poder de desenvolvimento e nos permite recuperar terreno mais rápido", completou Abiteboul.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Verstappen: falta de potência ajudou em manobras arrojadas
Próximo artigo Análise: porque a Renault precisava se livrar da Red Bull

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil