Recomendado para você

Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

Sede do GP da Espanha de F1, Barcelona deve perder espaço para Madrid a partir de 2026

Pista que recebeu GP no último final de semana tem futuro incerto na principal categoria do automobilismo

Fernando Alonso, Aston Martin AMR24

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

No último final de semana, a cidade de Barcelona recebeu a décima etapa da temporada de 2024 da Fórmula 1. A disputa que teve como resultado a vitória de Max Verstappen e o retorno de Lewis Hamilton ao pódio após 238 dias distante das três primeiras colocações.

Leia também:

Acontecimentos como esse marcaram a história do circuito, que desde 1991 faz parte da categoria e, atualmente, é o único em território espanhol presente no calendário. A partir de 2026, entretanto, a situação será diferente, uma vez que a entrada de uma etapa em Madrid, que está sujeita à homologação da FIA, ameaça a continuidade, no calendário, do Circuito de Barcelona-Catalunha, cujo contrato com a FIA expira também em 2026.

O interesse da categoria em ter uma etapa na capital da Espanha não é por acaso. A cidade é a mais populosa da Espanha, com mais de 3,2 milhões de habitantes, sendo a segunda maior cidade da Europa, atrás apenas de Berlim. Na Fórmula 1, os dois pilotos espanhóis presentes na categoria também mantêm grandes laços com a cidade de Madrid: tanto Fernando Alonso quanto Carlos Sainz Jr. são torcedores do Real Madrid – o segundo, inclusive, nasceu na capital espanhola.

Segundo a Fórmula 1, as expectativas para a etapa de Madrid, em 2026, são de receber mais de 110 mil torcedores por dia de evento, com planos de expandir a capacidade do GP para 140 mil pessoas ainda na primeira metade do contrato da capital espanhola. Para Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, Madrid possui uma quantidade significativa de fatores para se tornar mais atrativa comercialmente para a Fórmula 1.

“Mesmo com toda a história envolvida por trás do Grande Prêmio da Espanha em Barcelona, a mudança para Madrid pode mexer com um ecossistema muito maior, produzindo mais, comercialmente falando. Como a segunda maior cidade da Europa, a capital tem fatores únicos quando falamos de crescimento de público, engajamento e retorno financeiro. Juntamente com isso, a presença dos pilotos espanhóis que vivem uma fase de crescimento de popularidade tende a aumentar ainda mais com a ida da categoria para Madrid”, aponta Fábio.

No país, como um todo, também vem sendo registrado crescimento na área do turismo. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2023 a Espanha recebeu 85 milhões de visitantes, 18,7% mais do que no ano anterior, e até mesmo 1,9% acima de 2019, último ano antes da pandemia de covid-19. Ainda, de acordo com a associação turística Exceltur, o turismo faturou 186 bilhões de euros, valor equivalente a 12,8% do Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha, acréscimo que contribuiu para um crescimento da economia do país de 2,5% em 2023.

Estrutura do Circuito de Madrid

O traçado da capital espanhola seguirá o formato de pista de rua, diferentemente do Circuito de Barcelona-Catalunha, que está localizado em um autódromo. O Grande Prêmio da Espanha em Madrid será realizado dentro do espaço do IFEMA, uma das cinco entidades dedicadas à organização de exposições e feiras mais importantes da Europa, e terá um total de 5,474 km de extensão. A pista também está em uma localização estratégica, a apenas 5 km do aeroporto Madrid-Barajas

Outro diferencial da construção do traçado será seu compromisso com a sustentabilidade. De acordo com a F1, o IFEMA Madrid compactua com a visão de tornar o GP da Espanha um dos eventos de F1 mais sustentáveis da temporada. Para isso, a categoria visa alcançar a neutralidade de carbono até 2030. Em 2026, com a implementação de um novo regulamento de motores, os combustíveis serão 100% sustentáveis.

“É muito positivo observar a adoção de medidas voltadas para a sustentabilidade em diferentes esportes, especialmente em algumas categorias do automobilismo, que tem se mostrado dispostas a assumir um compromisso com a preservação ambiental. Iniciativas neste sentido incentivam maior conscientização e educação socioambiental e reafirmam a crescente da tendência ESG no meio esportivo”, afirma Vanessa Pires, CEO da Brada, startup que auxilia empresas a investirem em projetos de impacto positivo.

Drugo NA WILLIAMS... Red Bull AMEAÇADA? Briatore MIRA SAINZ! Lawson e Schumi NO RADAR da F1

 

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

VERDADE OU MITO: Brasil-1991 é a MAIOR VITÓRIA de SENNA? Glórias de AYRTON em DEBATE | Podcast F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior VÍDEO: Barrichellos pilotam Williams de Rubinho na França
Próximo artigo ANÁLISE F1: A Red Bull não tem mais o que melhorar no carro atual?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros