F1: Vasseur fala sobre interesse da Ferrari em Albon para vaga de Sainz

Chefe da equipe reafirmou que renovação de contrato da atual dupla não é a principal prioridade do momento

Alex Albon, Williams FW45, Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Pierre Gasly, Alpine A523

Glenn Dunbar / Motorsport Images

A Ferrari desmentiu o rumor segundo o qual o anglo-tailandês Alex Albon, piloto da Williams, está sendo escalado para substituir o espanhol Carlos Sainz a partir 2025, com o chefe da Scuderia insistindo que os contratos de seus competidores de Fórmula 1 não são prioridade no momento.

Leia também:

Especulações da imprensa italiana na semana passada sugeriram que o time de Maranello está de olho em atrair Albon para a equipe depois que o contrato atual de Sainz terminar no final do próximo ano.

No entanto, o chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur, descartou a ideia de qualquer movimento com Albon, que deixou claro nas últimas semanas que seu foco está em um futuro de longo prazo com a Williams.

Vasseur, que conhece bem Albon pois Alex guiou para a equipe ART, fundada por 'Fred', na GP3 e na Fórmula 2, acha que o piloto está bem acomodado na Williams e minimizou as conversas sobre a Ferrari estar em busca de um novo piloto.

Em entrevista ao Motorsport.com da Itália sobre as especulações a respeito de Albon, Vasseur disse: "Não sei de onde veio essa história, embora já tenha trabalhado com Albon no passado e sejamos amigos".

"Se um repórter me perguntar se Alex está fazendo um bom trabalho, digo que sim. Mas isso não significa que eu esteja interessado em contratá-lo. Acho que Alex também tem um contrato com a Williams para 2024. A equipe está investindo muito."

Vasseur vem dizendo, desde que chegou a Maranello, que queria entender melhor a Scuderia e a maneira como ela funciona antes de se preocupar com contratos de pilotos, especialmente porque tanto Sainz quanto seu companheiro monegasco Charles Leclerc têm acordos até o final de 2024.

"Fui claro com a equipe no início da temporada, e também com os pilotos, que precisava conhecer o time primeiro. E isso leva meses. Eles ainda têm um contrato de um ano, então não acho que seja uma questão que precise ser discutida agora."

"Certamente falaremos sobre isso no futuro, mas não é a primeira preocupação. A prioridade, para todos, é focar na equipe, especialmente nesta temporada. Não quero que haja nenhum elemento de distração."

Frederic Vasseur, Team Principal and General Manager, Scuderia Ferrari

Frederic Vasseur, diretor de equipe e gerente geral da Scuderia Ferrari

Foto de: Ferrari

Sainz e Leclerc parecem se dar bem um com o outro dentro e fora da pista, embora ambos tenham abordagens diferentes na F1. Vasseur diz que Leclerc tem a capacidade de apresentar alguns desempenhos excelentes, mas às vezes se expõe a erros por arriscar demais.

"Leclerc é capaz de fazer coisas excepcionais, às vezes ele faz coisas que você não sabe de onde ele tirou. Charles é um piloto que sempre pensa em vencer. Nosso carro está atrás da Red Bull, mas ele ainda está lá pensando em tentar vencer. Porém, em certas situações, nós o vimos 'forçar' demais e exagerar na guiada. Ele tenta compensar as deficiências [do carro] com estratégia e agressividade, mas isso implica em risco de cometer erros. Meu trabalho é orientá-lo da maneira correta."

"Quando temos um carro capaz de chegar em segundo lugar, temos que nos orgulhar disso. Mas é claro que também é correto olhar para o que acontece na frente", completou Vasseur sobre Leclerc. O chefe da Ferrari também fez sua avaliação sobre Sainz. 

"Carlos é muito consistente. Ele é capaz de gerenciar seu próprio ritmo e faz isso um pouco melhor do que Charles. Ele não exagera, mas não tem os grandes picos de Charles, quando, por exemplo, [o monegasco] conquista poles. Mas, às vezes, ele (Sainz) está muito próximo dele (Leclerc). Em Miami, até a última curva, ele (Carlos) estava na pole. Ele limita os erros ruins e está sempre lá", comentou Vasseur.

Ricciardo de volta à F1 e de Vries demitido! Red Bull injusta? O que será de Pérez?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate impacto do 'ressurgimento' da McLaren na F1 2023

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Duas equipes estão perto de receber sinal verde pra entrar na F1, diz Schmidt
Próximo artigo F1 hesita em adotar gráfico que mostra frequência cardíaca de pilotos na TV

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil