
Análise técnica de Giorgio Piola
Veja 12 pontos chave para entender as mudanças da F1 para 2021

Mago do design, Giorgio Piola resumiu as modificações dos carros, explicando como elas afetam as ultrapassagens
Embora as regras de 2021 da Fórmula 1 ainda não tenham sido finalizadas, as ideias avançaram o suficiente para o editor técnico do Motorsport.com, o mago do design Giorgio Piola, esboçar como a nova geração de carros vai se parecer.
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Aqui, Piola oferece mais detalhes a respeito das mudanças que aparecerão daqui a dois anos em uma aposta da F1 para fazer carros que possam seguir uns aos outros mais de perto, suscitando mais emoção. Veja abaixo:
1) A ideia é ter um bico bem baixo. A versão é presa ao corpo principal, como era nos anos 90.
2) O corpo principal é levemente inclinado para melhorar o fluxo de ar ao longo do carro e ajudar a alimentar os túneis do efeito solo (veja abaixo uma galeria que conta a história do efeito solo).
3) As extremidades são arredondadas para ajudar a minimizar o risco de furos em caso de contato entre dois carros, o que poderá ser mais frequente por conta da largura da nova asa.
4) O nariz baixo sem aletas mostra a simplificação aerodinâmica
5) As rodas poderão ter capas para ajudar a direcionar melhor o fluxo de ar e torná-lo mais homogêneo, evitando que se espalhe em várias direções.
6) Os dutos de resfriamento dos freios serão mais simples e terão menos influência na aerodinâmica.

2021 F1 concept, captioned
Photo by: Giorgio Piola
7) As rodas dianteiras serão cobertas com dois defletores, que vão ajudar a limpar o ar e direcioná-lo para o chão, ao invés de jogá-lo para os lados e para trás, o que hoje causa turbulência para os carros de trás.
8) Este será o ponto de início do canal que criará o efeito de Venturi, responsável por reduzir a pressão na parte de baixo do carro e que junto com a passagem do fluxo de ar e a pressão criada pelas asas formam o efeito solo.
9) O halo terá uma integração melhor com o restante do carro.
10) A área superior do assoalho não será totalmente plana porque existe a possibilidade de ser usada para criar mais canais de Venturi nesta área.
11) O difusor mais alto será muito mais poderoso do que o usado atualmente, o que significa que mais força aerodinâmica será criada.
12) A asa traseira possuirá um acabamento que reduzirá a turbulência e desviará o fluxo de ar para cima, criando um espiral duplo.
A VOLTA DO EFEITO SOLO
A F1 terá em 2021 o retorno do efeito solo, que marcou época na categoria no fim dos anos 70 e começo dos 80. O período foi marcado pelo aumento da velocidade dos carros, maior número de ultrapassagens e muitos acidentes, motivo pelo qual foi banido da categoria a partir de 1983.
Confira as curiosidades sobre o efeito solo:
1970 - Chaparral 2J-Chevrolet

Foto de: LAT Images
1978 - Lotus

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
1978 - Lotus

Foto de: LAT Images
Colin Chapman: o criador, mas nem tanto

Foto de: Sutton Motorsport Images
1978 - Brabham BT46B Alfa Romeo

Foto de: LAT Images
1978 - Brabham BT46B

Foto de: Sutton Motorsport Images
1978 - Jody Scheckter, Ferrari 312T4

Foto de: LAT Images
1980 - Williams FW07B Ford Cosworth

Foto de: LAT Images
1980 - Nelson Piquet, Brabham BT49-Ford Cosworth

Foto de: LAT Images
1980 - Brabham BT49

Foto de: Sutton Motorsport Images
1980 - Nelson Piquet (Brabham) e Alan Jones (Williams)

Foto de: Jean-Philippe Legrand
1981 - Nelson Piquet, Brabham BT49C

Foto de: LAT Images
1981 - Nelson Piquet, Brabham

Foto de: Sutton Motorsport Images
1982 - Keke Rosberg, Williams FW08

Foto de: Sutton Motorsport Images
1982 - Keke Rosberg, Williams

Foto de: Williams F1
1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo

Foto de: LAT Images
1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo

Foto de: LAT Images
2021 - O retorno do efeito solo

Foto de: Giorgio Piola

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Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Autor | Giorgio Piola |