Veja a íntegra dos rádios da Ferrari na polêmica Vettel x Leclerc

Depois da polêmica ordem de equipe no GP da Rússia, o Motorsport.com esmiuça as conversas entre pilotos e escuderia
Apesar da recente boa fase, a Ferrari voltou a se destacar por controversas ordens de equipe na Fórmula 1. Desta vez, o palco foi o circuito de Sochi, que recebeu o GP da Rússia, disputado neste domingo.
O monegasco Charles Leclerc largou na pole e, conforme o combinado, deu vácuo para o companheiro alemão Sebastian Vettel a fim de evitar que a Mercedes de Lewis Hamilton assumisse a ponta.
Leia também:
A Ferrari chegou a pedir para que Vettel deixasse Leclerc passar nas 10 primeiras voltas, mas a troca de posições só foi acontecer após os pit stops. Depois das as paradas, veio o safety car virtual pelo abandono de Vettel por conta de um problema no motor.
Assim, Hamilton e seu companheiro finlandês Valtteri Bottas, que ficaram na pista, assumiram as duas primeiras posições até o fim da prova. A dobradinha das ‘Flechas de Prata’ foi confirmada e Leclerc terminou em terceiro. Grande prejuízo para o monegasco, que fez a pole e não teve a liderança cedida pelo companheiro tetracampeão no começo da corrida.
Foi no princípio da disputa, aliás, que a polêmica ficou mais evidente. Depois da largada, a Ferrari confirmou que Vettel devolveria a posição. Entretanto, isso não aconteceu e uma série de controversas comunicações entre os pilotos e a equipe via rádio se seguiu. O Motorsport.com traz a íntegra das mensagens. Confira abaixo:
RÁDIOS
Após a largada, a Ferrari informa Leclerc: “Sebastian deixará você passar na próxima volta.”
Vettel pede para adiar a troca de posições em função da proximidade de Hamilton dos dois carros da Ferrari: “Vamos nos afastar por mais duas voltas. Vá me avisando”.
A Ferrari insiste com Vettel: "Deixe Charles passar”.
Vettel responde: "Bem, diga a ele para se aproximar”.
Leclerc cobra a Ferrari e diz que é difícil chegar mais perto por causa da turbulência: "Vocês me deixaram atrás e eu respeitei tudo... Falaremos mais tarde, mas agora é difícil chegar mais perto, obviamente”.
Vettel é cobrado pela Ferrari: "Ele está tentando se aproximar, deixe-o passar, ele está 1s4 atrás".
A Ferrari volta a se comunicar com Vettel: "Vamos para o Plano C, Charles está 1s9 atrás”.
Vettel é informado: "Você é o carro mais rápido na pista, pise fundo, está indo bem”.
Leclerc é informado: "Charles, faremos a troca um pouco mais tarde, Lewis está perto e queremos nos distanciar agora. Faremos a troca mais tarde, apenas se concentre na sua corrida, obrigado”.
Leclerc: “Entendo perfeitamente, mas eu respeitei a ordem. Depois tentei chegar ainda mais perto dele no início da corrida, mas os pneus ficaram superaquecidos. Enfim, sem problemas... administre a situação”.
Leclerc recebe um rádio antes de seu pit stop: "E você pode acelerar agora”.
Vettel reclama dos pneus: "Meus traseiros estão piorando agora”.
Vettel recebe a seguinte resposta: "Nós nos preocupamos com o Hamilton, o tempo de volta dele é de 1min38s8”.
Leclerc é informado durante a entrada de Vettel nos boxes: "Precisamos que você acelere".
Após voltar atrás do companheiro, Vettel relata problemas: "Não tenho a potência do MGU-K".
Vettel recebe resposta da Ferrari: "Pare o carro".
Vettel reclama do motor: “Tá falando sério? Traga de volta aqueles malditos V12s”.
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.

Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125

Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375

Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500

Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo

Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625

Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50

Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801

Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246

Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P

Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156

Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512

Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66

Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312

Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67

Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68

Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69

Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B

Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2

Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73

Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74

Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T

Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2

Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3

Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4

Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5

Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK

Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2

Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B

Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3

Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4

Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87

Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C

Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640

Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641

Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642

Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT

Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B

Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2

Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310

Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B

Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300

Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399

Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000

Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001

Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002

Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA

Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004

Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005

Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150

Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T

Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H

Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H

Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90

Foto de: Ferrari

Artigo anterior
Veja a linha do tempo do GP da Rússia de Fórmula 1
Próximo artigo
Após triunfo na Rússia, Hamilton exalta Mercedes: "Nunca desista"

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Evento | GP da Rússia |
Sub-evento | Corrida |
Pilotos | Sebastian Vettel , Charles Leclerc |
Equipes | Ferrari |
Autor | Charles Bradley |