F1: Verstappen supera Vettel no 1º treino livre para o GP dos EUA
Piloto holandês da Red Bull foi mais rápido que o rival alemão da Ferrari no CIrcuito das Américas
Foto de: Erik Junius
Prestes a fazer sua centésima corrida na Fórmula 1, Max Verstappen começou o fim de semana do GP dos Estados Unidos com o pé direito. O holandês da Red Bull cravou o tempo de 1min34s057 e liderou o primeiro treino livre para a corrida norte-americana.
O segundo colocado foi o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, a pouco mais de um décimo do ponteiro. Quem completou o top-3 foi o novato tailandês Alexander Albon, companheiro de Verstappen na Red Bull.
Leia também:
De forma surpreendente, o francês Pierre Gasly, da Toro Rosso, ficou em quarto, à frente do australiano Daniel Ricciardo, da Renault. Outra surpresa do TL1 foi o francês Romain Grosjean, da Haas.
De novo capacete (veja abaixo) e com alguns problemas, o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, ficou apenas em sétimo. Lewis Hamilton, britânico da Mercedes, foi o oitavo, à frente do canadense Lance Stroll, da Racing Point. Quem completou o top-10 foi Kevin Magnussen, dinamarquês da Haas.
O treino
O começo da primeira sessão prática foi pouco movimentado e os principais pilotos demoraram a registrar voltas consideravelmente rápidas no Circuito das Américas, em Austin, Texas. Depois, porém, os giros velozes começaram a aparecer.
Albon deixou a Red Bull no topo por algum tempo, mas não se manteve no primeiro posto. O algoz do tailandês foi Verstappen, que ascendeu para a ponta. Na sequência, as Ferraris apareceram no páreo, principalmente com Vettel.
A alternância da liderança continuou e Albon retomou o primeiro posto, mas foi batido por Vettel e depois Verstappen, que retornou à posição de honra. Faltando cerca de 20 minutos, Gasly apareceu bem em terceiro, à frente de Ricciardo.
Quem não teve um treino tão bom foi Leclerc, que deu suas primeiras voltas e reclamou do carro para a Ferrari. Na parte final da sessão, o monegasco voltou à pista e retomou consistência, registrando boas voltas.
O canadense Nicholas Latifi, piloto reserva da Williams, substituiu o britânico George Russell no treino livre 1, mas teve problemas com o carro e recolheu para os boxes, terminando a sessão em último.
O espanhol Carlos Sainz Jr. foi outro que enfrentou alguns contratempos, mas teve treino consistente. O problema foi uma escapada com a McLaren, uma das equipes a testar os pneus da Pirelli para a temporada 2020. O filho de Carlos também disputa seu 100º GP na F1 em Austin e o faz aos olhos da lenda norte-americana Mario Andretti, campeão de 1978.
Outro que dedicou boa parte da sessão com os compostos do ano que vem foi Hamilton. O britânico, que só precisa chegar em oitavo para ser hexacampeão, ficou na parte de trás na maior parte da atividade, assim como o companheiro finlandês Valtteri Bottas, que terminou em 17º.
Veja os resultados do 1º treino livre para o GP dos Estados Unidos de F1:
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 26 | 01'34.057 | 211.008 | |||
2 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 30 | 01'34.226 | 00.169 | 00.169 | 210.629 | |
3 | 23 | Alexander Albon | Red Bull | Honda | 28 | 01'34.316 | 00.259 | 00.090 | 210.428 | |
4 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 32 | 01'35.008 | 00.951 | 00.692 | 208.896 | |
5 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault | Renault | 29 | 01'35.263 | 01.206 | 00.255 | 208.336 | |
6 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 24 | 01'35.356 | 01.299 | 00.093 | 208.133 | |
7 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 23 | 01'35.380 | 01.323 | 00.024 | 208.081 | |
8 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 32 | 01'35.439 | 01.382 | 00.059 | 207.952 | |
9 | 18 | Lance Stroll | Racing Point | Mercedes | 31 | 01'35.586 | 01.529 | 00.147 | 207.632 | |
10 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 23 | 01'35.659 | 01.602 | 00.073 | 207.474 | |
11 | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | Honda | 31 | 01'35.661 | 01.604 | 00.002 | 207.470 | |
12 | 55 | Carlos Sainz Jr. | McLaren | Renault | 26 | 01'35.723 | 01.666 | 00.062 | 207.335 | |
13 | 7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Ferrari | 22 | 01'35.854 | 01.797 | 00.131 | 207.052 | |
14 | 11 | Sergio Perez | Racing Point | Mercedes | 29 | 01'35.971 | 01.914 | 00.117 | 206.799 | |
15 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 26 | 01'36.037 | 01.980 | 00.066 | 206.657 | |
16 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 24 | 01'36.124 | 02.067 | 00.087 | 206.470 | |
17 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 40 | 01'36.159 | 02.102 | 00.035 | 206.395 | |
18 | 4 | Lando Norris | McLaren | Renault | 23 | 01'36.263 | 02.206 | 00.104 | 206.172 | |
19 | 88 | Robert Kubica | Williams | Mercedes | 28 | 01'37.948 | 03.891 | 01.685 | 202.625 | |
20 | 40 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 7 | 01'41.112 | 07.055 | 03.164 | 196.285 |
Novas regras de 2021 impactam no design dos carros
Nesta quinta-feira, a categoria máxima do automobilismo divulgou os regulamentos técnicos de 2021, que impactarão na aerodinâmica - e no design - dos carros. Estes ficarão mais simples e terão o retorno do efeito solo, que 'gruda' o monoposto ao chão e facilita as ultrapassagens. Tendo isso em vista, a própria F1, além de McLaren, Williams e Renault, lançaram esboços das versões de suas máquinas para 2021. Confira na galeria abaixo:
Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Podcast #014 - Lito Cavalcanti: "A Ferrari é maior que a Fórmula 1"
Lito Cavalcanti é um dos principais comentaristas de automobilismo do País. Ao podcast do Motorsport.com, o especialista esmiuçou os bastidores da Fórmula 1, com destaque para a mudança de regulamentos que promete 'revolucionar' a categoria. Entre as afirmações, ele crava: "A Ferrari é maior do que a F1". Ouça:
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
F1: Verstappen vence GP da China e Norris supera Pérez pelo segundo lugar
F1: Verstappen vence corrida sprint com final eletrizante na China
"Muito triste": Massa dedica vitória na Stock a Márcio Fonseca, que foi assessor do piloto e morreu neste sábado, aos 68
Últimas notícias
F1: Mercedes e Verstappen devem negociar transferência de piloto após Miami, diz site alemão
F1 estreia câmera com ângulo nunca visto no GP da Espanha
Após liderar testes, Tomasoni disputa primeira etapa da Porsche Cup Suisse 2024 no Red Bull Ring
Porsche Cup: Único a repetir vitória na temporada, Neugebauer acelera em Interlagos
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Principais comentários