Verstappen descarta ameaça de McLaren e Renault à Red Bull
Max Verstappen afirmou que não considera McLaren e Renault como as principais rivais da Red Bull na F1 neste ano, em meio ao otimismo quanto ao ritmo de seu RB14.
A Red Bull tem se mostrado competitiva nos testes até agora, com Daniel Ricciardo liderando a tabela de tempos na quarta-feira – e o diretor técnico da Mercedes, James Allison, destacando que a equipe está forte.
Mas, enquanto a equipe de Milton Keynes não se coloca firmemente como postulante a vitórias, Verstappen deixou claro que não está mais preocupado com a possível concorrência das outras equipes que usam motor Renault.
“Você presta atenção em todos, mas não acho que eles serão nossos principais rivais”, disse o holandês ao Motorsort.com, quando questionado sobre a potencial concorrência de Renault e McLaren.
“E nós não queremos que isso aconteça, porque isso significaria que não estamos fazendo um trabalho bom. Precisamos ficar de olho na frente.”
Verstappen afirmou que não teve dramas nos testes e que tudo está progredindo como o esperado.
“Sim, muito bem. Estou muito relaxado. Faço meu trabalho e conseguimos completar nossas voltas.”
“Com certeza essa semana é melhor do que a semana passada em termos de temperatura e daquilo que podemos aprender com o carro.”
“Eu apenas faço o meu trabalho e espero a chegada da Austrália. Estou realmente ansioso para isso agora.”
Quando questionado sobre a possibilidade de lutar pelo título, Verstappen disse: “Eu não tenho ideia sobre isso ainda.”
“Precisamos esperar pelo começo da temporada e ver como as coisas estarão acontecendo nas primeiras corridas. E, depois disso, você pode dizer rapidamente se pode lutar pelo título ou não, claro.”
O fator pneu da Mercedes
O otimismo de Verstappen quanto ao carro também é visto no consultor da Red Bull, Helmut Marko, que acredita que o chassi da equipe é forte o suficiente para lutar com a Mercedes.
E, apesar de admitir que os modos de motor podem dar aos rivais uma vantagem em classificação, ele acredita que os rumores de que a Mercedes sofre com problemas para administrar os pneus traseiros são motivo para acreditar que as coisas podem favorecer a Red Bull nas corridas.
Quando questionado pela emissora Sky Sports se sentia que a Red Bull poderia lutar com a atual campeã, ele disse: “Eu diria que, do ponto de vista do chassi, sim. Mas a Mercedes em classificação sempre consegue tirar 0s2, 0s3 extra do motor.”
“Se você comparar nosso carro ao do ano passado, ele é muito mais sofisticado. Até agora, tudo está trabalhando como esperávamos. Espero que podemos igualá-los.”
Questionado se a Red Bull seria a equipe a ser batida em circuitos mais lentos, ele acrescentou: “Ganhamos uma corrida no ano passado por mérito próprio. Não havia problemas com a Mercedes quando batemos [Lewis] Hamilton.”
“O que vimos é que seus pneus traseiros estão superaquecendo. Dependendo do pacote geral, ainda temos algo por vir, então estamos otimistas.”
Marko também disse sentir que a Red Bull tem vantagem sobre a Ferrari.
“Vettel fez 1min17s6, mas a temperatura está mais fria. Não sabemos as cargas de combustível que eles têm, mas, no pacote geral, e neste circuito, parece que estamos um pouco à frente.”
Reportagem adicional de Erwin Jaeggi
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.