Vettel: Ferrari estaria pior com outro pneu na Espanha
Alemão acredita que a Pirelli tomou a decisão certa ao trazer pneus com lonas mais finas para o GP da Espanha, admitindo que sua equipe estaria "em pior situação" com a especificação padrão
Após a conquista de três pole positions consecutivas de Sebastian Vettel, a batalha entre as principais equipes mudou drasticamente a favor da Mercedes no GP da Espanha.
Depois que as equipes lutaram contra o superaquecimento na pista reasfaltada de Barcelona na pré-temporada, a Pirelli forneceu uma especificação modificadas da borracha para o GP da Espanha, reduzindo a espessura da lona em 0.4 mm.
Vettel deu a entender que isso estava fazendo a maior diferença ao longo do fim de semana, sugerindo que os novos pneus - que também serão oferecidos em Paul Ricard e Silverstone - “talvez sejam adequados para os outros melhor que para nós”.
No entanto, depois de registrar 136 voltas nos testes desta terça-feira, durante o qual ele testou as especificações de pneu padrão e o mais fino, Vettel admitiu que a Ferrari teria sofrido ainda mais sem a mudança.
"Eu acho que é bastante simples", disse ele. “Obviamente, normalmente você não tem a chance de rever esse tipo de decisão e acho que o resultado é que, se tivéssemos os pneus normais no domingo, provavelmente estaríamos em pior situação."
"Então eu acho que foi a decisão correta, e foi nossa culpa não ter o mesmo desgaste de pneu que outros pilotos."
Perguntado se ele se sentiu vingado pelo resultado dos testes de Vettel, o chefe da PirellI, Mario Isola disse ao Motorsport.com: "Absolutamente. Estou muito feliz, não posso esconder que estou muito feliz! Depois de um fim de semana como o último, sim."
Isola disse que dar a todas as equipes a oportunidade de testar as duas especificações do pneu no teste - que era algo planejado bem antes do final de semana do GP da Espanha - foi para que a Pirelli pudesse obter uma "comparação adequada".
"O comportamento do pneu durante o fim de semana da corrida estava de acordo com nossas expectativas", disse ele.
"Em altas temperaturas evitava as bolhas, essa é a informação que temos no final de semana."
"Agora é importante ter feedback também sobre o sentimento, o comportamento, esse tipo de coisa, e estou feliz em saber que Sebastian disse isso."
Vettel disse que o teste desta terça-feira, em que marcou o terceiro melhor tempo, atrás de Max Verstappen e Carlos Sainz, chegou em um momento oportuno, permitindo que a Ferrari entenda melhor porque teve um "final de semana ruim" na Espanha.
"É bom ter o teste, para ser honesto, para poder comparar", disse ele. “E acho que temos algumas ideias e agora cabe a nós transformar essas ideias em realidade."
“O teste foi muito bom em termos de tempo. Foi um fim de semana ruim para nós, não fomos rápidos o suficiente. Eu acho que mais do que não rápido o suficiente, estávamos obviamente lutando para fazer os pneus durarem."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.