Vettel: Ferrari fracassou no objetivo que tinha no GP da França
Piloto alemão pontuou no que escuderia poderia ter melhorado, mesmo conseguindo ponto extra no final da corrida
Sebastian Vettel acredita que a Ferrari "fracassou" em atingir seu objetivo no GP da França, já que as atualizações aerodinâmicas (veja detalhes em galeria exclusiva no fim desta matéria) não permitiram reduzir a diferença de desempenho para a Mercedes.
A Ferrari trouxe asas revisadas e novos dutos de freio como parte de um pacote de atualização para Paul Ricard, mas as novas peças ganharam críticas - particularmente de Vettel - , que disse que a equipe voltou às especificações anteriores de parte delas antes da classificação.
A Ferrari mais veloz no treino de classificação – de Charles Leclerc - foi cerca de seis décimos mais lenta que a Mercedes, embora o monegasco tenha pressionado Valtteri Bottas para o segundo lugar na corrida no final, enquanto o próprio Vettel se recuperou da sétima posição de largada, terminando em quinto.
Vettel sentiu que seu resultado foi o melhor possível, e disse que estava "muito feliz" com isso, mas acrescentou que "a maior notícia para nós é que a Mercedes ainda está à nossa frente, e precisamos encontrar uma maneira de alcancá-los."
"Acho que queríamos diminuir a diferença para a Mercedes em uma quantidade decente, e não fizemos isso", disse Vettel.
“Então, a esse respeito, temos que ser honestos, nós falhamos. Mas acho que, mesmo assim, tentamos tudo o que podíamos, acho que o pódio de Charles é um pouco satisfatório.”
“Mas sim, como disse, o grande objetivo era vir aqui e diminuir a diferença, mas infelizmente tivemos que aprender que nossas peças não estavam funcionando da maneira como esperávamos.”
Vettel colocou pneus macios no final e conseguiu o ponto extra por ter a volta mais rápida.
Mas a volta foi apenas 0s024 mais rápida do que a última de Lewis Hamilton na corrida com pneus duros, e para Vettel isso mostrou quão grande a vantagem a Mercedes realmente está.
“Foi muito apertado. Não sei se tivemos um problema, não consegui descarregar completamente a bateria, caso contrário deveria ter sido um pouco mais seguro em ter a volta mais rápida”, explicou.
“Mas também mostra, penso, o ritmo eles têm em mãos. Se eles quiserem, eles vão muito mais rápido. Então isso significa que há muito trabalho para nós, desde ritmo de classificação. Então, precisamos nos certificar de que estamos mais perto de colocá-los sob pressão.”
GALERIA: Atualizações aerodinâmicas de Ferrari e cia para o GP da França
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