Últimas notícias

Vettel: Reclamações de Verstappen não foram ”profissionais ou maduras”

Alemão também afirmou que vitória no Brasil não seria uma resposta aos críticos, em especial ao rival da Red Bull

Sebastian Vettel, Ferrari, with Max Verstappen, Red Bull Racing

Sebastian Vettel disse que a Ferrari pode responder aos comentários "não profissionais ou maduros" de Max Verstappen no GP do Brasil. Após o GP dos Estados Unidos, o holandês fez referência à falta de ritmo da Ferrari que coincidiu com uma diretiva técnica da FIA sobre o fluxo de combustível, observando que era "o que acontece quando você para de trapacear".

"Bem, acho que é um sinal de nossos tempos que muitas pessoas têm algo a dizer", disse Vettel quando questionado em Interlagos sobre os comentários de Verstappen. “Acho que a grande diferença para o passado é que muitas pessoas estão sendo ouvidas, enquanto talvez antes elas fossem ignoradas.”

"Todo mundo é livre para dizer o que quer, e se é isso que ele pensa, é isso que ele pode pensar, mas obviamente temos uma opinião diferente."

Leia também:

Pressionado sobre o que ele pensava sobre Verstappen, acusando efetivamente a Ferrari de trapacear, Vettel foi mais taxativo.

“Como eu disse, todos são livres para dizer o que querem. Acho que ninguém na equipe levou isso para o lado pessoal. Acho que não é profissional ou maduro, mas também posso ver que vocês [a mídia] provavelmente estão interessados na minha resposta, e não tenho muito interesse nisso, a não ser para nós, a melhor maneira de responder é voltar ao normal.”

Vettel insistiu que o desempenho da Ferrari em Austin não se devia a uma queda de potência após à diretiva técnica.

"Não, não perdemos energia no motor. Acho que optamos por ter um pouco mais de downforce do que outras pessoas. No quali, a comparação foi bastante clara: ganhamos um pouco nas retas, não tanto quanto o habitual, mas não perdemos o mesmo que o habitual nas curvas, obviamente eles andam de mãos dadas.”

"Obviamente não participei de grande parte da corrida, mas para Charles [Leclerc] não tínhamos o ritmo que normalmente temos, mas sei que não é por esse motivo. Há outras coisas que fizeram a diferença e desempenharam um papel que estamos procurando entender.”

Vettel acrescentou que não vê o Brasil como uma oportunidade específica para calar os críticos com um desempenho forte.

"Não há nada para silenciar. Mas acho que ajuda, quero dizer que queremos vencer aqui e, se conseguirmos dobradinha, acho que também teria um efeito de silenciamento nessa frente.”

"Então, talvez seja um bom efeito colateral, mas o nosso objetivo não é silenciar as pessoas, nosso objetivo é vencer corridas."

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Questionado no Brasil se ele foi longe demais em seus comentários sobre a Ferrari, Verstappen disse: “Prefiro não comentar. Eu acho que é muito mais importante olhar para o futuro e focar nas duas últimas corridas, e apenas brigar na pista.”

O companheiro de equipe de Vettel, Charles Leclerc, sofrerá uma penalidade de grid no Brasil, com a Ferrari optando por instalar um ICE (motor interno de combustão) de especificação atual, depois que uma falha nos treinos em Austin, o que o deixou com uma especificação mais antiga para classificação e corrida.

De acordo com Leclerc, a penalidade deve ser limitada a apenas 10 posições no grid, sem planos de se substituir outros componentes.

"Obviamente, este fim de semana não será fácil com a penalidade de 10 lugares no grid", disse Leclerc. "Mas acredito que esta foi a melhor oportunidade para nós pelo resto do campeonato, então tentaremos limitar os danos tanto quanto possível neste fim de semana e tentar fazer o melhor possível, então veremos as vantagens de trocar o motor em Abu Dhabi.”

“No geral, acho que será uma vantagem, seja na classificação ou na corrida. Acho que é bem parecido, mas haverá uma vantagem geral.”

Relembre os vencedores de todas as edições do GP do Brasil:

2018: Lewis Hamilton, Mercedes
2017: Sebastian Vettel, Ferrari
2016: Lewis Hamilton, Mercedes
2015: Nico Rosberg, Mercedes
2014: Nico Rosberg, Mercedes
2013: Sebastian Vettel, Red Bull
2012: Jenson Button, McLaren
2011: Mark Webber, Red Bull
2010: Sebastian Vettel, Red Bull
2009: Mark Webber, Red Bull
2008: Felipe Massa, Ferrari
2007: Kimi Raikkonen, Ferrari
2006: Felipe Massa, Ferrari
2005: Juan Pablo Montoya, McLaren
2004: Juan Pablo Montoya, Williams
2003: Giancarlo Fisichella, Jornan
2002: Michael Schumacher, Ferrari
2001: David Coulthard, McLaren
2000: Michael Schumacher, Ferrari
1999: Mika Hakkinen, McLaren
1998: Mika Hakkinen, McLaren
1997: Jacques Villeneuve, Williams
1996: Damon Hill, Williams
1995: Michael Schumacher, Benetton
1994: Michael Schumacher, Benetton
1993: Ayrton Senna, McLaren
1992: Nigel Mansell, Williams
1991: Ayrton Senna, McLaren
1990: Alain Prost, Ferrari
1989: Nigel Mansell, Ferrari - (Jacarepaguá)
1988: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)
1987: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)
1986: Nelson Piquet, Williams - (Jacarepaguá)
1985: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)
1984: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)
1983: Nelson Piquet, Brabham - (Jacarepaguá)
1982: Alain Prost, Renault - (Jacarepaguá)
1981: Carlos Reutemann, Williams - (Jacarepaguá)
1980: Rene Arnoux, Renault
1979: Jacques Laffite, Ligier
1978: Carlos Reutemann, Ferrari - (Jacarepaguá)
1977: Carlos Reutemann, Ferrari
1976: Niki Lauda, Ferrari
1975: Carlos Pace, Brabham
1974: Emerson Fittipaldi, McLaren
1973: Emerson Fittipaldi, Lotus
1972:  Emerson Fittipaldi, Lotus - (Corrida não oficial da F1 em Interlagos)
47

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Raikkonen: "Seria uma pena" se o GP do Brasil fosse para o Rio
Próximo artigo Hamilton defende atitude de Taison na Ucrânia, critica discursos de Trump e não vê solução contra racismo em curto prazo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil