F1: Vettel volta ao passado com Aston Martin de 1922 em Paul Ricard
Piloto alemão voltou ao passado quando dirigiu modelo Green Pea TT1 de 1922 em Paul Ricard
Nesta quinta-feira (21) Sebastian Vettel fez uma pequena viagem ao passado na pista do circuito francês de Paul Ricard, antes do GP da França de Fórmula 1.
O alemão deu algumas voltas no circuito francês a bordo do histórico carro da Aston Martin, o Green Pea TT1 de 1922, o primeiro carro de corrida da marca junto com outro piloto lendário, Johnny Herbert. Ambos se revezaram com roupas da época.
A história da Green Pea começa com os fundadores da Aston Martin Racing, Lionel Martin e Robert Bamford, que sempre sonharam em construir um carro de corrida. No início da década de 1920, eles conheceram o piloto Louis Zborowski, que se afeiçoou à marca depois de dirigir seus primeiros carros de corrida com válvulas laterais. Com o dinheiro à sua disposição, ele financiou uma atualização para o motor Robb de 1.500 cc.
Em 1922, dois desses novos motores de corrida foram combinados com carrocerias estilo voiturette, e nasceram as máquinas TT1 e TT2. A Aston Martin fez sua estreia no GP da França de julho de 1922 em Estrasburgo, ficando em quinto e sexto antes que a falha do motor causasse sua retirada. Em 1923, as pressões financeiras fizeram com que os dois carros da fábrica fossem colocados à venda.
Em um momento raro e marcante na história do automobilismo, em 1923 o TT1 foi comprado por uma jovem chamada Marion Agnew, que se entusiasmou com o esporte depois de testemunhar as corridas em Brooklands um ano antes. O complexo motor de 16 válvulas foi substituído por uma unidade de válvula lateral de competição e Agnew renomeou o TT1 para o nome Green Pea (ervilha), que se acredita ser um trocadilho com GP (Grand Prix). Junto com o co-piloto, mecânico e futuro marido de Agnew, Robert C. Morgan, a dupla começou a correr.
Seu maior sucesso veio no final daquele ano, no GP de Boulogne, em que o Green Pea, pilotado por Morgan, conquistou o segundo lugar na classe e o terceiro geral, o primeiro pódio da Aston Martin.
Agnew e Morgan mais tarde substituíram a válvula lateral por um motor Hooker Thomas e, quando o Green Pea passou por várias mãos, foi equipado com um motor superalimentado Anzani. Sua história de corrida terminou em 1930 e, depois de passar por mais mãos e sofrer inúmeras modificações.
TELEMETRIA: Rico Penteado aponta o que pode definir sorte de Ferrari e Red Bull na França
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #187 – Marko está certo ao colocar Verstappen como “a maior história de sucesso da Red Bull”?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.