Vídeo: análise técnica da embreagem da Ferrari SF16-H
A Ferrari segue como a única equipe, até o momento, a adotar um sistema de borboleta única para a embreagem na temporada 2016 da Fórmula 1; confira o vídeo
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
Para a temporada 2016 da Fórmula 1, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), mudou procedimentos de largada para deixar o controle e a responsabilidade por um dos principais momentos das corridas nas mãos dos pilotos. Uma das mudanças foi exigir que a embreagem fosse acionada por somente uma borboleta - e, consequentemente, por apenas uma das mãos dos pilotos.
Até o momento, a mudança gerou largadas interessantes nas primeiras corridas do campeonato, com a Ferrari se mostrando como uma das melhores neste sentido - especialmente no GP da Austrália, quando tanto Sebastian Vettel como Kimi Räikkönen superaram os dois carros da Mercedes na largada.
A reação da Ferrari às novas regras foi modificar o volante, deixando de lado o sistema de quatro borboletas utilizado em 2015 para uma larga e única borboleta, que se estende por praticamente toda a parte inferior traseira do volante.
Com isso, Vettel e Räikkönen têm uma modulação maior para controlar a embreagem, como é possível notar no vídeo abaixo.
Na animação, em 3D, é possível ver os detalhes das mudanças, além das diferenças de ajustes entre os volantes de Vettel e Räikkönen.
Evidentemente, as demais equipes devem seguir o mesmo caminho cedo ou tarde, fazendo mudanças não somente no volante, mas na montagem da embreagem - algo que a Mercedes já busca, pedindo o auxílio da Daimler para isso.
Para que vejamos o quanto o design da Ferrari é único, o volante de Rosberg ainda conta com um arranjo de duas borboletas para a embreagem abaixo das borboletas de troca de marcha.
Enquanto uma das borboletas inferiores é responsável pelo acionamento da embreagem, é provável que a outra tenha sido desabilitada pelos engenheiros para evitar que o piloto acione por engano em meio à pressão da largada.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.