Últimas notícias

Williams foi "pega de surpresa" por sucesso inicial na era híbrida

Mesmo com fraca campanha e perda de patrocinadores em breve, Claire Williams se diz otimista para futuro da equipe

Lance Stroll, Williams FW41

Lance Stroll, Williams FW41

Zak Mauger / Motorsport Images

Com uma temporada decepcionante em 2018, a Williams realizou uma análise profunda de sua infraestrutura para chegar ao fundo do que exatamente está dando errado.

E acredita que parte da resposta está em algumas questões culturais de longa data que não foram abordadas durante uma última grande reestruturação em 2013.

Naquela época, a equipe teve que repensar seus pilotos, motores, pessoal e orçamento, e seus esforços foram recompensados ​​ao terminar em terceiro no campeonato de construtores em 2014 e 2015.

No entanto, a diretora da equipe, Claire Williams, acredita que esse sucesso disfarçou outras questões de longo prazo que só vieram à tona durante os dias atuais.

Leia também:

"Acho que uma das principais coisas que perdemos, e como resultado de provavelmente não ter tempo para fazê-lo, foi abordar algumas questões culturais que temos dentro da Williams", disse ela ao Motorsport.com em entrevista exclusiva.

"Temos que ter certeza de que é um ótimo lugar para se trabalhar. Também é o que permite que nossos funcionários prosperem, dá a eles tudo o que precisam para fazer isso e fazer o trabalho que pedimos a eles. E então essa é uma das peças que estamos realmente focando.”

"Acredito piamente que o talento que você possui impulsiona o sucesso que você tem, por isso estamos olhando internamente em vez de olhar externamente para garantir que todos nós trabalhemos da maneira que eles precisam para trabalhar, e isso é um grande peça do quebra-cabeça que não fizemos no ano passado.”

"Provavelmente ficamos um pouco surpresos com o sucesso que conseguimos alcançar muito rapidamente em 2014, ao fazer o trabalho em 2013, e isso foi uma grande reviravolta. Não fizemos isso, e acho que os anos subsequentes de sucesso nos cegaram para essa questão que provavelmente tivemos, então agora estamos lidando com isso.”

"E eu estou realmente satisfeita e isso realmente me excita para fazer isso, e pensar sobre as pessoas que temos. Há sempre a tentação quando você não está indo bem para olhar para fora e pensar que alguém do lado de fora pode entrar e mudar as coisas por aí. Não funciona assim na F1."

Embora a Williams esteja enfrentando um grande desafio para se recuperar agora, com uma derrota financeira, por perder a principal patrocinadora, a Martini, o piloto Lance Stroll, além de uma grande queda nos ganhos do campeonato de construtores, a equipe continua confiante de que pode entregar resultados.

"Definitivamente não é o fim", acrescentou Williams. "Acho que toda a equipe vivencia situações como as que tivemos que enfrentar este ano, não acho que seja incomum.”

"É, obviamente, extremamente lamentável e é um processo muito difícil de passar, quando você se encontra nesta posição. É claro que você se pergunta o que virá a seguir para nós.”

"Mas eu não quero usar a palavra 'cautelosamente' otimista. Estou totalmente otimista de que estamos fazendo tudo e que podemos sair disso, e estamos fazendo tudo o que podemos para garantir que colocaremos a equipe no melhor lugar.”

“Temos que ser realistas também. Ir do 5º ao 10º não acontece porque você tem alguns problemas.”

"Estamos analisando no que deu errado com esse carro e, por meio desse processo, outros problemas apareceram. E pensamos em outras coisas que precisamos fazer para impulsionar a mudança.”

Mas Williams é clara quando diz que não há uma solução rápida para o que deu errado neste ano, e admite que vai demorar um pouco para voltar à frente do grid.

"Vai levar algum tempo", acrescentou. "Não vamos sair no próximo ano vencendo corridas novamente. Isso não é realista.”

"Demora muito tempo para transformar uma equipe na F1, não menos importante, uma equipe tão grande quanto a nossa. Portanto, é um trabalho em andamento, mas estou otimista para o futuro em 100%."

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Alonso espera voltar a pontuar em Singapura
Próximo artigo Kubica promete buscar opções se ficar fora da F1 em 2019

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil