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Wolff diz que parada durante Safety Car virtual foi "mágica"

Para Toto Wolff, decisão de estrategistas da Mercedes de chamar Lewis Hamilton para a parada no período de Safety Car virtual foi importante na vitória do britânico no GP da Espanha

Race winner Lewis Hamilton, Mercedes-Benz F1 W08  crosses the line
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08
Sebastian Vettel, Ferrari SF70H and Valtteri Bottas, Mercedes-Benz F1 W08  battle for position
Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H and Max Verstappen, Red Bull Racing RB13 collide and crash as Sebastian Vettel, Ferrari SF70H leads at the start of the race
Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13
Lewis Hamilton, Mercedes-Benz F1 W08  makes a pitstop
Sebastian Vettel, Ferrari SF70H and Lewis Hamilton, Mercedes-Benz F1 W08  battle for position
Race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H
Podium: race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
Podium: race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
Race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, second place Sebastian Vettel, Ferrari in the Press Conference
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, lead at the start of the race

Lewis Hamilton, que largou na pole position, perdeu a posição para Sebastian Vettel na largada e teve de ver o alemão seguir na frente nos dois primeiros stints do GP da Espanha, realizado neste domingo (14).

O contato entre Stoffel Vandoorne e Felipe Massa, porém, foi o momento da virada de Hamilton. Como o carro do belga ficou parado na área de escape da curva 1, a direção de prova decidiu acionar o Safety Car virtual.

A Mercedes chamou Hamilton para a troca final de pneus no fim da volta 36, quando a mensagem de que o período de Safety Car virtual estava se encerrando. Quando a corrida foi reiniciada, o britânico se aproximava da posição de parada no box.

Isso fez com que Hamilton, que estava a oito segundos de Vettel antes do Safety Car virtual, ficasse imediatamente atrás do ferrarista quando este saiu dos boxes uma volta depois, tendo feito a troca em bandeira verde. Para Toto Wolff, chefe da Mercedes, a decisão foi fundamental para a vitória do britânico em Barcelona. 

"Houve uma discussão entre os estrategistas (durante o período de Safety Car virtual) - a certa altura, planejamos fazer o oposto de Sebastian", disse. "A chamada para o pit stop quando parecia que o período de Safety Car virtual acabaria foi mágica", reconheceu.

"Pois Sebastian poderia reagir àquilo, parando na volta seguinte. Fizemos a parada no momento perfeito, então preciso tirar o chapéu para James (Vowles, estrategista chefe) e o grupo de estrategistas comandados por ele."

"Em uma parada em ritmo de corrida, você perde muito tempo. Todos os carros estão em velocidade máxima, a perda é de aproximadamente de 21 segundos - você perde tempo parado e andando lentamente pelo pitlane."

"No período de Safety Car virtual todos estão lentos pela pista, então a perda de tempo no pit stop é menor. Não sei o número exato, mas a perda de fato deve ser de 12, 13 segundos. É muito melhor (parar no Safety Car virtual)", observou.

Wolff admitiu que a Mercedes ficou em desvantagem no final do primeiro stint, já que Vettel antecipou o pit stop para evitar o 'undercut' por parte de Hamilton. No retorno, o alemão voltou atrás de Daniel Ricciardo, mas o australiano foi presa fácil para o ferrarista.

"Esperávamos que Ricciardo fosse dificultar um pouco, mas o ritmo de Sebastian era muito superior e ele ultrapassou facilmente. A partir disso, ficamos em uma posição ruim. Não havia muito o que fazer, então tentamos estender nosso stint e torcemos para, no fim da corrida, ter um pneu melhor", contou.

Hamilton foi para uma estratégia diferenciada, ficando mais tempo na pista com o primeiro jogo de macios antes de trocar para os médios e fazer o stint final colocando novamente os macios, correndo contra Vettel calçado com os médios.

"Começamos a executar uma estratégia diferente, que era colocar o médio e guardar o macio para o final e, talvez, atacar", acrescentou

Por fim, Wolff comentou a disputa roda a roda entre Hamilton e Vettel. "Em primeiro lugar, a primeira defesa (de Vettel) foi excelente. Talvez um pouco agressiva, mas corridas são assim. Ele (Vettel) forçou (Hamilton) para fora, mas ali sabíamos que tínhamos uma vantagem com um pneu macio praticamente novo. Sabíamos que tínhamos uma chance", completou.

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