F3 Brasil conta com nova categoria de formação de pilotos
Com parceria entre a CBA e Anef, antiga F-3 Light vira F-3 Academy e promete ser porta de entrada de pilotos vindos do kart










Após a decisão de colocar a F-3 Brasil como evento suporte da Porsche GT3 Cup Challenge em 2017, a recém-criada Associação Nacional das Equipes de Fórmula (Anef) firmou acordo com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA)para o lançamento da F-3 Academy nesta temporada. A nova categoria substituirá a antiga F-3 Light.
O conceito da F-3 Academy, formatado em parceria entre a futura gestão da CBA e a Anef, tentará preencher a lacuna entre o kart e a F-3, proporcionando aos pilotos o desenvolvimento nas pistas brasileiras.
A nova série contará com carros Dallara 301 e promete equalização em nova faixa de potencia dos motores de forma transparente a todos.
Aulas e palestras serão ministradas por profissionais nas áreas de dinâmica de suspensão, aerodinâmica, treinamento físico, nutrição, psicologia, treinamento em inteligência emocional, profissionalização, treinamento de comunicação sem custo adicional aos pilotos.
Será firmado convênio com uma academia europeia para que os pilotos façam ao longo do ano clínicas intensivas no exterior, inclusive com avaliação de desenvolvimento em simuladores.
A CBA garantirá como premiação ao piloto campeão de 2017 uma temporada na F-3 Brasil em 2018.
A exemplo do que ocorria nas últimas temporadas com a F-3 Light, neste ano, os carros da nova F-3 Academy vão competir no mesmo grid da F-3 Brasil – fazendo jus à pontuação e pódios separados.
“Nos últimos anos percebemos que ficou um gap muito grande entre o kart e a F-3. A F-3 Academy vem justamente resolver este problema, inclusive garantindo aos pilotos todo o suporte necessário fora da pista para darem sequência a uma carreira profissional nas corridas. Agradeço ao Dadai pelo suporte na iniciativa, que poderá ser um passo decisivo na formação de novos talentos”, sustenta Augusto Cesário, o presidente da Anef.
Presidente da Comissão de Velocidade da CBA e eleito para assumir a entidade no próximo mês de março, Waldner Bernando, o “Dadai”, destaca o fato de a iniciativa seguir o modelo de alguns países onde o esporte a motor é bastante difundido. “Temos certeza que começaremos uma nova fase no automobilismo brasileiro no tocante à formação de pilotos profissionais”, diz o dirigente.
A temporada 2017 da F-3 Brasil começa nos dias 17 e 18 de março, em Curitiba.

Porsche Cup oficializa união com Fórmula 3 Brasil
F3 Brasil apresenta formato ambicioso para 2017

Últimas notícias
GALERIA: Relembre a carreira de Christian Fittipaldi
Ex-piloto de Fórmula 1, Indy, NASCAR, endurance e Stock Car anunciou sua aposentadoria das pistas após as 24 Horas de Daytona
Fórmula 3 Brasil muda de nome para temporada 2018
Categoria passa a se chamar Super Fórmula Brasil e terá eventos junto com a Stock Car
Brasileiro finalista de F1 2017 mira carreira na Indy
Igor Fraga, campeão da F3 Academy e finalista do campeonato virtual de F1 gostaria de ir para a Europa seguir caminho para a maior categoria do mundo, mas vê melhores chances nos EUA
CBA entrega prêmio da F3 ao Campeão Brasileiro de Kart
Presidente da entidade máxima do automobilismo, Waldner Bernardo ressaltou a importância da formação e evolução dos pilotos no Brasil