Caio Collet obtém na Bélgica seu quarto top 10 consecutivo na F3 2022

Brasileiro da Alpine Academy larga na pole, termina em terceiro, mas cai para sexto após punição de 5s

Caio Collet, MP Motorsport

Caio Collet conquistou mais 10 pontos no campeonato da Fórmula 3 nesta manhã na pista belga de Spa-Francorchamps. O representante da Alpine Academy largou na pole, recebeu a bandeirada em terceiro lugar, mas caiu para sexto após acréscimo de 5s ao seu tempo total de prova.

O editor recomenda:

Foi o quarto top 10 consecutivo para o piloto do carro #10 da equipe MP Motorsport, que agora figura em nono lugar na tabela de pontuação. Na largada, o único brasileiro do grid sustentou bem sua linha e contornou as primeiras curvas na liderança.

Ele então foi atacado na reta Kemmel por Zane Maloney, piloto de Barbados. Os dois foram além do limite na freada para a Les Combes e atravessaram a primeira perna da chicane. Maloney passou Caio levando vantagem por fora da pista enquanto o brasileiro, no regresso, saiu de frente ao retornar ao traçado e acabou forçando outro competidor para fora da pista – manobra que posteriormente rendeu a punição de 5s.

Na volta seguinte, o monegasco Oliver Goethe passou Collet na reta Kemmel, mas Maloney, alertado pelo rádio, devolveu a posição. Assim o #10 era segundo colocado quando veio a primeira intervenção do safety car.

Depois da relargada Caio passou Goethe por fora, mas o carro de Maloney tinha mais rendimento na reta e conseguiu repetir a manobra sobre o piloto da Alpine Academy, desta vez dentro das linhas brancas de limite da pista.

Eventualmente o tcheco Roman Stanek, companheiro de Maloney na equipe Trident, também conseguiu passar Collet usando a asa móvel. Após a segunda intervenção do safety car, Caio tentou abrir o máximo de vantagem sobre o restante do pelotão.

Ele recebeu a bandeirada em terceiro, caindo para sexto com o acréscimo dos 5s. Seu próximo compromisso é na semana que vem, em Zandvoort. A pista holandesa recebe a penúltima jornada do campeonato, que será encerrado em Monza uma semana mais tarde.

Collet disse: "Foi um final de semana que deixou a desejar. Esperava mais desempenho depois da pole de sexta-feira. Terminamos hoje em terceiro na pista, mas a punição de 5s foi um pouco frustrante. Bola pra frente, ainda temos duas etapas e vamos ver o que conseguimos fazer."

Análise da 'treta' entre Alonso e Hamilton em Spa

Podcast #192 – Sequência de corridas decidirá campeonato da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F3: Maloney supera batida do sábado para vencer corrida 2 em Spa; Collet é 6º após punição
Próximo artigo F3: Confira horários e como assistir etapa de Zandvoort

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil