F3: Doohan é o mais rápido da classificação em Sochi e faz pole do domingo; Collet é 7º

Categoria fundamental no acesso à F1, F3 realiza a última etapa da temporada 2021 com o brasileiro Caio Collet no grid

F3: Doohan é o mais rápido da classificação em Sochi e faz pole do domingo; Collet é 7º

Acompanhando a Fórmula 1 neste fim de semana em Sochi, a Fórmula 3 realiza a quinta etapa da temporada 2021. E na classificação, Jack Doohan foi o mais rápido entre os 30 pilotos do grid, garantindo a pole position para a prova do domingo, enquanto Roman Stanek, que terminou em 12º, sai na frente na primeira corrida do sábado. Já o brasileiro Caio Collet foi o sétimo e sai em sexto na corrida desta sexta, devido à inversão do grid. 

Na temporada 2021 da F3, são disputadas três provas ao longo do fim de semana. Assim, o resultado do treino classificatório define o pole position da disputa principal, a última, realizada no domingo. Além disso, o primeiro posto da classificação rende 4 pontos.

Leia também:

Enquanto isso, a primeira corrida do sábado tem seu grid definido com a inversão dos doze primeiros colocados. E o resultado desta prova define as posições da segunda, novamente com a inversão dos doze primeiros. As três corridas do final de semana terão 40 minutos de duração.

Com 65 pontos em jogo para esta última etapa da temporada, restam apenas dois pilotos na luta pelo título: Dennis Hauger, da Prema, é o líder, e com certa folga, tendo 193 pontos contra 150 do vice-líder Jack Doohan, da Trident.

A sessão foi interrompida com pouco mais de sete minutos transcorridos devido a uma batida de Jonny Edgar no terceiro setor. Neste momento, Collet era o líder, com 01min55s131, seguido de Arthur Leclerc, o líder Hauger em terceiro e o vice-líder Doohan em quarto. A classificação foi retomada cerca de dez minutos depois.

No final, a pole acabou decidida apenas depois da classificação. Clément Novalak havia terminado em primeiro, com 01min54s658, superando seu companheiro de Trident, o vice-líder Jack Doohan. Mas, cerca de uma hora depois, a F3 retificou o resultado, com Doohan na pole.

Segundo a categoria, Doohan havia feito o tempo para a pole, mas um problema de telemetria impediu que sua volta fosse computada durante a sessão. Assim, o australiano reduz para 39 a diferença de Hauger, com 61 pontos ainda em jogo.

Completaram o top 12, Jonathan Hoggard, Frederick Vesti, Juan Manuel Correa, Aleksandr Smolyar, Caio Collet, Dennis Hauger, Jak Crawford, Logan Sargeant, Victor Martins e Roman Stanek.

Aplicando a inversão das 12 posições, Roman Stanek, da Hitech, ficou com a pole position da primeira corrida da temporada, que será realizada ainda nesta sexta (24). Caio Collet, que terminou na sétima posição, sairá em sexto.

Devido à previsão de chuva torrencial no sábado, a F3 adiantou a primeira corrida do final de semana para esta sexta, a partir das 11h25, horário de Brasília, com transmissão do Bandsports. A segunda corrida da F3 em Sochi segue prevista para amanhã, às 07h40.

F1 AO VIVO: TROCA DE FARPAS entre Verstappen e Hamilton AUMENTA, o 'MEA CULPA' de Sainz e o GP russo | DIRETO DO PADDOCK

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #133: O que poderia ser melhorado no documentário sobre Schumacher?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
F3: Collet encerra temporada de estreia em Sochi e luta por volta ao pódio

Artigo anterior

F3: Collet encerra temporada de estreia em Sochi e luta por volta ao pódio

Próximo artigo

F1: GP da Rússia vive momento de incertezas por chuva e programação já sofre alterações

F1: GP da Rússia vive momento de incertezas por chuva e programação já sofre alterações
Carregar comentários