F2 revela novos carros inspirados na F1, pensados também para pilotas e com desenvolvimento de Drugovich; veja fotos

Atual campeão da categoria suporte à elite global do esporte a motor auxilia no projeto dos novos modelos; saiba mais

Carro F2 2024

Foto de: Formula Motorsport Ltd

A Fórmula 2 apresentou, nesta quinta-feira em Monza, a nova geração de carros que será usada em 2024, 2025 e 2026. Os organizadores da categoria afirmaram que o novo modelo é o mais próximo possível de um carro de Fórmula 1 em termos de segurança e acessibilidade.

O editor recomenda:

O novo modelo será movido por um motor Mecachrome de 3,4 litros turboalimentado e estará em conformidade com a especificação de segurança da FIA para 2024. O campeonato também espera que o carro acomode uma gama maior de tamanhos de pilotos para melhorar a acessibilidade, inclusive para pilotas do sexo feminino.

O carro completou um shakedown bem-sucedido em julho no circuito de Varano, na Itália, com a ex-piloto de F2 Tatiana Calderon ao volante. O programa de desenvolvimento continuará durante o restante do ano de 2023, com a participação de vários pilotos, incluindo o campeão da F2 de 2022, Felipe Drugovich, do Brasil.

F2 2024 Car

F2 2024 Car

Photo by: Formula Motorsport Ltd

Um carro será entregue às equipes antes do final de dezembro de 2023, e o segundo carro será entregue em meados de janeiro de 2024.

Haverá um shakedown com as equipes antes do primeiro teste oficial de pré-temporada, com um carro por equipe.

O CEO da F2, Bruno Michel, disse: "Estou muito orgulhoso de apresentar nosso novo carro de F2, que correrá nos próximos três anos".

"Juntamente com a FIA, projetamos um carro potente, desafiador e seguro que preparará jovens pilotos para a F1 e que continuará a proporcionar ótimas corridas e muitas oportunidades de ultrapassagem, algo que os fãs esperam da F2".

"Ele também foi projetado para se adaptar a todos os tipos de pilotos, levando em conta as considerações da FIA. Obviamente, isso é fundamental para tornar nosso esporte mais inclusivo, melhorando a dirigibilidade e o conforto do nosso carro.

F2 2024 Car

F2 2024 Car

Photo by: Formula Motorsport Ltd

"Um dos nossos principais focos continua sendo o controle de custos. Por isso, mantivemos o mesmo motor e a mesma caixa de câmbio, além de muitas peças do carro anterior. Quero agradecer aos nossos parceiros Aramco, Pirelli, Dallara e Mecachrome, que são fundamentais para tornar esse carro seguro, confiável e a melhor máquina de corrida para preparar nossos pilotos para a F1."

O novo carro da F2 não terá direção hidráulica, em função da opção por alterar o peso e a geometria existentes, parte do objetivo da FIA de implementar o mesmo peso em toda a pirâmide de monopostos, da F4 em diante.

O presidente adjunto da FIA para o esporte, Robert Reid, disse: "O lançamento da próxima geração de carros de F2 da FIA marca o início de um novo e empolgante capítulo para o campeonato".

F2 2024 Car rear wing

F2 2024 Car rear wing

Photo by: Jon Noble

"A FIA, a F2 e seus parceiros trabalharam muito para montar o que é um pacote verdadeiramente impressionante, focado em corridas acirradas, nas mais recentes tecnologias de segurança, em uma sustentabilidade ambiental ainda maior e em uma acessibilidade para os pilotos melhor do que nunca".

"Esse passo significativo aproximará a F2 do auge do automobilismo, garantindo que a próxima geração de pilotos obtenha a melhor preparação possível para o futuro e também ofereça um show fantástico para os fãs de todo o mundo".

F2 2024 Car rear wing

F2 2024 Car rear wing

Photo by: Jon Noble

"Ver como as filosofias de projeto e as tecnologias estão sendo transferidas em cascata da F1 para as categorias juniores é uma grande prova do bom caminho dos monopostos da FIA, que orienta os jovens talentos de todo o mundo para uma carreira de sucesso nas competições de primeira linha, e estamos todos ansiosos para ver esse carro em ação na próxima temporada."

O carro continuará a funcionar com combustível sustentável de origem biológica Aramco 55% em 2024, mas pode acomodar o combustível sustentável sintético Aramco que será introduzido em 2025.

Anteriormente, alguns carros de F2 tinham uma vida útil de três anos, antes que o uso do carro atual fosse estendido para seis anos pela pandemia da COVID-19.

O novo carro da F3 será lançado em 2025 e também terá duração de seis anos.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #245 - Novidades sobre Massa-2008 e Drugo na Sauber: Brasil nos holofotes!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Em bom momento, Fittipaldi vai à Itália e busca seguir subindo no campeonato da Fórmula 2
Próximo artigo F2: Líder, Pourchaire faz a pole na Itália em classificação caótica; Fittipaldi é 13º

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil