F2: Zhou vence corrida 3 no Bahrein; Drugovich é 9º após punição
Brasileiro da UNI-Virtuosi recebeu cinco segundos por infringir o regulamento do safety car virtual
Após duas corridas movimentadas no sábado, que terminaram com vitórias dos estreantes Liam Lawson e Oscar Piastri e resultados fora do top 10 para Felipe Drugovich, Guilherme Samaia e Gianluca Petecof, a Fórmula 2 voltou à pista neste domingo para a última prova do final de semana. No final, a vitória ficou com Guanyu Zhou, companheiro de Drugovich, que terminou apenas na 9ª posição, por conta de uma punição e perda de rendimento no final.
O grid de largada do domingo foi definido com o resultado do treino classificatório da sexta, que terminou com a pole de Guanyu Zhou e Christian Lundgaard fechando a primeira fila. Felipe Drugovich ficou logo atrás, em terceiro, enquanto Guilherme Samaia e Gianluca Petecof saíram de 18º e 21º, respectivamente.
Zhou fez uma largada lenta, permitindo que Lundgaard pulasse para a ponta já na primeira curva, perdendo ainda o segundo lugar para o brasileiro poucas curvas depois, que imediatamente já começou a atacar o piloto da ART. Mas o esforço de Drugovich durou pouco, já que os abandonos de Roy Nissany, Lirim Zendelli e Alessio Deledda forçaram a entrada do safety car.
A transmissão mostrou que o incidente entre Nissany e Zendelli começou a partir de um toque de Robert Shwartzman na traseira do piloto israelense. O piloto da Prema é visto como um dos favoritos ao título, mas começa o campeonato com uma série de incidentes. O russo acabou punido com um drive through.
Na relargada, Drugovich não perdeu tempo e já partiu pra cima de Lundgaard, e os dois protagonizaram uma bela disputa, com o dinamarquês levando a melhor e abrindo rapidamente mais de um segundo, enquanto atrás Piastri ultrapassava Zhou pelo terceiro lugar e iniciou uma aproximação ao brasileiro.
O piloto da Prema pressionou e conseguiu a ultrapassagem em cima de Drugovich pelo segundo lugar, mas o brasileiro voltou a se aproximar quando Piastri começou a pressionar Lundgaard pela ponta, assumindo a liderança na volta 13 de 32.
Lundgaard abriu a janela de pit stops na volta 14, com Drugovich entrando nos boxes já no giro seguinte, voltando logo atrás do dinamarquês em 12º. Enquanto isso, na metade da prova, Petecof abandonou porque o extintor de incêndio de seu carro estourou dentro do cockpit, acabando com a visibilidade do brasileiro.
Piastri parou já na volta seguinte, a 17ª, e conseguiu se manter à frente de Lundgaard e Drugovich porque o abandono de Petecof forçou o acionamento do safety car virtual e, posteriormente, a entrada do carro de segurança, no momento em que o australiano saía dos boxes, fazendo com que seus rivais direto tivessem que reduzir a velocidade na reta.
A entrada do safety car no meio da janela da paradas ainda foi responsável por uma boa mudança nas primeiras colocações. No momento de sua saída, no início da volta 19, Armstrong passou a ser o novo líder, seguido de Piastri, Verschoor, Lundgaard, Drugovich e Zhou nas seis primeiras posições.
Na relargada, Armstrong não conseguiu segurar Piastri, que voltou à liderança, enquanto o brasileiro passou Lundgaard pelo quarto lugar e já iniciou uma disputa com Armstrong, passando a ser terceiro na volta seguinte. Na frente, o piloto da Prema não conseguiu segurar Verschoor, que rapidamente disparou na ponta com o carro da MP.
Mantendo o tom do final de semana, a saída do safety car deu início a uma rodada de punições por infringir o regulamento, entre eles, Drugovich e Lundgaard, que tomaram cinco segundos. Logo na sequência, o brasileiro perdeu uma sequência de posições, para Zhou, Lawson e Ticktum, caindo para sexto.
Nas voltas finais, Drugovich seguiu perdendo rendimento e posições, caindo para oitavo a cinco giros do fim. Já na frente, Verschoor não conseguiu manter a boa vantagem que havia construído, perdeu a ponta para Zhou. Piastri e Ticktum protagonizaram uma forte disputa pelo terceiro lugar, mas um toque do piloto da Carlin fez com que o australiano abandonasse.
No final, mesmo com o acionamento do SC virtual, Guanyu Zhou conseguiu segurar a investida de Dan Ticktum na última volta e vence pela primeira vez em 2021. Completaram o pódio Ticktum, que não tomou punição pelo toque com Piastri e Liam Lawson.
Felipe Drugovich terminou em oitavo na pista, mas com a aplicação de sua punição, caiu para nono, enquanto Guilherme Samaia foi apenas o 16º.
Agora, a F2 tira quase dois meses de folga antes de sua próxima etapa, nas ruas do principado de Mônaco em 22 e 23 de maio. Antes disso, a F3 abre sua temporada 2021 nos dias 08 e 09 de maio, acompanhando a F1 no GP da Espanha.
Neste domingo, assim que acabar o GP do Bahrein de F1, tem mais uma edição do Pódio Motorsport.com! Com a participação de Felipe Motta e Rico Penteado, vamos fazer uma análise completa da abertura da temporada 2021, além de comentários sobre F2 e MotoGP. Não perca!
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 3 | Guan Yu Zhou | RUSSIAN TIME | 32 | - | ||
2 | 5 | Dan Ticktum | Carlin | 32 | 0.400 | 0.400 | 0.400 |
3 | 7 | Liam Lawson | HitechGP | 32 | 2.900 | 2.900 | 2.500 |
4 | 11 | Richard Verschoor | MP Motorsport | 32 | 4.000 | 4.000 | 1.100 |
5 | 17 | Marcus Armstrong | DAMS | 32 | 9.700 | 9.700 | 5.700 |
6 | 6 | Jehan Daruvala | Carlin | 32 | 11.900 | 11.900 | 2.200 |
7 | 1 | Robert Shwartzman | Prema Powerteam | 32 | 12.100 | 12.100 | 0.200 |
8 | 10 | Théo Pourchaire | ART Grand Prix | 32 | 18.400 | 18.400 | 6.300 |
9 | 4 | Felipe Drugovich | RUSSIAN TIME | 32 | 19.700 | 19.700 | 1.300 |
10 | 22 | Matteo Nannini | HWA Racelab | 32 | 19.800 | 19.800 | 0.100 |
11 | 14 | David Beckmann | Charouz Racing System | 32 | 20.900 | 20.900 | 1.100 |
12 | 9 | Christian Lundgaard | ART Grand Prix | 32 | 21.200 | 21.200 | 0.300 |
13 | 8 | Jüri Vips | HitechGP | 32 | 27.300 | 27.300 | 6.100 |
14 | 25 | Marino Sato | Trident | 32 | 28.800 | 28.800 | 1.500 |
15 | 21 | Ralph Boschung | Campos Racing | 32 | 31.500 | 31.500 | 2.700 |
16 | 15 | Guilherme Samaia | Charouz Racing System | 32 | 40.600 | 40.600 | 9.100 |
17 | 24 | Bent Viscaal | Trident | 32 | 48.400 | 48.400 | 7.800 |
18 | 12 | Lirim Zendeli | MP Motorsport | 32 | 1'01.900 | 1'01.900 | 13.500 |
19 | 2 | Oscar Piastri | Prema Powerteam | 29 | 3 laps | ||
20 | Gianluca Petecof | Campos Racing | 15 | 17 laps | |||
23 | Alessio Deledda | HWA Racelab | 0 | 32 laps | |||
16 | Roy Nissany | DAMS | 0 | 32 laps |
Q4: Verstappen DESTRÓI Mercedes de Hamilton e Bottas na classificação do Bahrein
Parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil
Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!
PODCAST: Temporada 2021 marca nova era na cobertura do esporte a motor na TV?
.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.