"Bem perigoso", critica Vandoorne após pilotos, incluindo ele mesmo, evitarem liderança no ePrix de São Paulo da Fórmula E

Piloto português da Porsche, António Félix da Costa também fez sua ponderação

Stoffel Vandoorne, DS Penske, DS E-Tense FE23, Antonio Felix da Costa, Porsche, Porsche 99X Electric Gen3, Nick Cassidy, Envision Racing, Jaguar I-TYPE 6, Jean-Eric Vergne, DS Penske, DS E-Tense FE23, Jake Hughes, NEOM McLar

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Atual campeão da Fórmula E, o belga Stoffel Vandoorne -- que fez a pole position do ePrix de São Paulo e terminou a primeira corrida da história da categoria no Brasil em sexto -- criticou o fato de que alguns, incluindo ele mesmo, evitaram liderar a prova disputada neste sábado no Anhembi. Isso porque o piloto que estava à frente do pelotão não conseguia economizar energia como quem estava atrás de outro carro, pegando vácuo. A pista do País tem a maior reta da temporada da F-E.

O editor recomenda:

“Eu estava tentando deixar eles (pilotos que estavam atrás) passarem, levantando [o pé do acelerador] loucamente cedo em todos os lugares e é por isso que às vezes você via na TV algum tipo de ultrapassagem dupla estranha, porque todo mundo estava levantando [o pé] cedo. Mas eu não consigo parar o carro na pista, é uma corrida... É a 'penalidade' de estar na frente e abrir um buraco no ar [que permite que os pilotos atrás se aproveitem do vácuo", disse o ex-McLaren na F1.

“Houve alguns casos em que isso (tirar o pé) foi muito perigoso na curva 1, porque eu estava levantando [o pé] muito cedo e António [Félix da Costa, português que largou em segundo com a Porsche] meio que foi ao meu lado. Mitch [Evans, neozelandês que venceu com a Jaguar] foi ao meu lado. Acho que em um ponto estávamos quase em quatro na curva 1 porque todo mundo estava tentando não liderar a corrida. Tornou-se um bem perigoso em alguns pontos, sim.”

Félix da Costa seguiu a mesma linha, elogiou Vandoorne e ponderou: “Acho que Stoffel fez uma ótima corrida, considerando quantas voltas ele liderou, e por isso ele foi um 'furador de ar' para todos nós. Não tenho certeza se gosto disso... Acho legal, mas esse carro prova esse efeito de qualquer forma, e demais, então acho que, em certo grau, o que temos em outros fins de semana é ok, mas aqui foi muito".

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com #222 – ‘Buraco’ da Ferrari é maior que o da Mercedes em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Fórmula E: Dennis detona 'idiota' Ticktum após batida no ePrix de São Paulo
Próximo artigo Di Grassi explica crítica a Vettel e à F1: Fórmula E "é muito mais relevante"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil