Bird supera punição e vence em Hong Kong; Piquet é 4º
Piloto da Virgin faz grande exibição na abertura da quarta temporada da Fórmula E. Lucas di Grassi teve problemas e foi apenas o 18º















A quarta temporada da Fórmula E começou em grande estilo, com uma prova movimentada do início ao fim em Hong Kong. Melhor para Sam Bird, que teve que superar Jean-Eric Vergne e um drive through para chegar à sexta vitória da carreira.
Vergne, que foi o pole position, finalizou em segundo, seguido de Nick Heidfeld.
Nelsinho Piquet, que no início chegou a ocupar a 13ª posição, terminou em quarto, em sua estreia na Jaguar.
Já Lucas di Grassi não teve a mesma sorte. O atual campeão se envolveu em vários toques nos primeiros giros e teve problemas, trocando de carro mais cedo do que outros pilotos e comprometendo sua corrida. No final, o piloto da Audi foi o 18º, uma volta atrás do vencedor.
Outro que também não fez boa prova foi Sebastien Buemi, que chegou a parar o carro logo após a troca e recebeu a bandeira quadriculada em 12º.
A Corrida
Logo nas primeiras curvas um acidente envolvendo Andre Lotterer, Nico Prost, Neel Jani e Mitch Evans fez com que a prova tivesse bandeira vermelha, após engavetamento dos pilotos citados. Vergne manteve a ponta, com Bird e Turvey logo atrás. Di Grassi manteve o sexto posto e Piquet caiu para a 13ª colocação.
Antes do retorno, foi anunciado os vencedores do FanBoost: Kamui Kobayashi , Daniel Abt e Luca Filippi foram eleitos pelo público para ter energia extra no segundo carro.
Na relargada, não houve confusão e Vergne manteve a ponta. Di Grassi e Buemi chegaram a se tocar, mas o brasileiro manteve a sexta posição. Ao mesmo tempo, Nelsinho chegava à 10ª colocação.
Na 16ª volta, di Grassi foi para os boxes com problemas na roda traseira direita para a troca de carro. Ao mesmo tempo, Turvey vinha lento na pista e teve que fazer o mesmo.
Vergne e Bird travaram grande batalha na primeira metade da corrida, se descolando do restante do pelotão. O piloto britânico assumiu o comando da corrida na 20ª volta em uma bela ultrapassagem.
Após as trocas de carros, Bird se manteve na ponta e Piquet chegou à quinta posição.
Mas o líder da prova teve que pagar um drive through, por ter colidido seu carro antes da troca, já nos boxes. Como ele tinha uma boa vantagem sobre Vergne, conseguiu retornar ainda na liderança.
No 31º giro, Rosenqvist ultrapassou Nelsinho e ficou com o quinto lugar. Logo depois, o sueco tentou ultrapassar Maro Engel, mas não conseguiu completar a manobra, mesmo tocando no alemão.
Com Bird disparando novamente na liderança, a briga pela segunda posição voltou a esquentar nas voltas finais, com Heidfeld pressionando Vergne, mas sem mudança na ordem.
Piquet conseguiu retomar o quinto posto em cima de Rosenqvist na penúltima volta.
No final, Bird recebeu a bandeira quadriculada em primeiro, com Vergne em segundo e Heidfeld em terceiro. Nelsinho foi o quinto, mas com uma punição a Engel, que utilizou uma quantidade de energia acima dos 180kw permitidos, o brasileiro ganhou uma posição e di Grassi terminou em 18º.
O ePrix de Hong Kong terá a segunda prova neste domingo, às 5h.
Resultado
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | ![]() |
![]() |
43 | - | 25 | |||||
2 | 25 | ![]() |
![]() |
43 | 11.575 | 11.575 | 11.575 | 18 | |||
3 | 23 | ![]() |
![]() |
43 | 12.465 | 12.465 | 0.890 | 15 | |||
4 | 3 | ![]() |
![]() |
43 | 15.324 | 15.324 | 2.859 | 12 | |||
5 | 66 | ![]() |
![]() |
43 | 17.205 | 17.205 | 1.881 | 10 | |||
6 | 28 | ![]() |
![]() |
43 | 18.083 | 18.083 | 0.878 | 8 | |||
7 | 19 | ![]() |
![]() |
43 | 19.174 | 19.174 | 1.091 | 6 | |||
8 | 4 | ![]() |
![]() |
43 | 19.797 | 19.797 | 0.623 | 4 | |||
9 | 36 | ![]() |
![]() |
43 | 20.904 | 20.904 | 1.107 | 2 | |||
10 | 8 | ![]() |
![]() |
43 | 24.785 | 24.785 | 3.881 | 1 | |||
11 | 68 | ![]() |
![]() |
43 | 25.500 | 25.500 | 0.715 | ||||
12 | 9 | ![]() |
![]() |
43 | 26.202 | 26.202 | 0.702 | ||||
13 | 20 | ![]() |
![]() |
43 | 34.871 | 34.871 | 8.669 | ||||
14 | 5 | ![]() |
![]() |
43 | 35.752 | 35.752 | 0.881 | ||||
15 | 27 | ![]() |
![]() |
43 | 48.422 | 48.422 | 12.670 | ||||
16 | 18 | ![]() |
![]() |
43 | 59.073 | 59.073 | 10.651 | ||||
17 | 16 | ![]() |
![]() |
42 | 1 lap | 1 volta | 1 volta | ||||
18 | 1 | ![]() |
![]() |
42 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | ||||
19 | 6 | ![]() |
![]() |
42 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | ||||
20 | 7 | ![]() |
![]() |
34 | 9 laps | 9 voltas | 8 voltas |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.