Buemi controla di Grassi e vence em Mônaco; Piquet é 4º
Sebastien Buemi controlou o ataque final de Lucas di Grassi e venceu a quarta corrida em cinco realizadas; Nelsinho Piquet, que se envolveu em toque com Jean-Éric Vergne, terminou em quarto
Sebastien Buemi sofreu no fim, mas venceu o ePrix de Mônaco, realizado neste sábado (13). O suíço controlou boa parte da prova, mas sofreu um ataque intenso de Lucas di Grassi nas voltas finais.
Entretanto, Buemi conseguiu resistir à pressão do brasileiro e triunfou pela quarta vez em cinco corridas realizadas na temporada 2016/2017 da Fórmula E.
Nelsinho Piquet, que largou em terceiro, envolveu-se em um toque com Jean-Éric Vergne na primeira parte da prova, mas terminou na quarta posição.
A corrida
Na largada, Buemi, di Grassi, Piquet e Vergne mantiveram as posições e não houve incidentes na primeira curva. No final da primeira volta, Nelsinho encostou no muro externo da entrada da reta dos boxes, aparentemente sem consequências.
Com cinco voltas completadas, Piquet já ficava mais para ser atacado por Vergne do que para ameaçar di Grassi. Enquanto isso, Buemi seguia tranquilamente na liderança e ampliava a vantagem gradativamente.
Na sétima volta, Sam Bird encostou no muro na saída do segundo “S” da piscina e ficou com o carro todo torto, recolhendo para os boxes e perdendo muito tempo.
Com 12 voltas completadas, Buemi tinha quase três segundos de vantagem sobre di Grassi e seguia sem ser incomodado. O duelo mais intenso era entre Maro Engel e Felix Rosenqvist pela sexta posição.
Buemi, di Grassi e Stephane Sarrazin foram os premiados com o fan boost para a segunda metade da prova. Na 21ª volta, Piquet era intensamente pressionado por Vergne, que tentou a ultrapassagem por fora na curva 2, sem sucesso.
No giro seguinte, Vergne tentou novamente no mesmo trecho, mas Piquet não deu espaço e, na saída para a sequência de “S” da Piscina, o francês ficou no muro. Com o carro da Techeetah ficando pelo caminho, o safety car foi acionado.
Os pilotos aproveitaram a presença do carro de segurança na pista e fizeram a troca de carro. Na saída, Buemi se manteve na liderança, com di Grassi em segundo, Heidfeld em terceiro e Piquet em quarto.
Na abertura da 26ª volta, a relargada foi dada, com Buemi mantendo a ponta sem dificuldades. Di Grassi também não sofreu para manter a segunda posição, assim como Heidfeld continuou em terceiro sem sustos. Quem sofria novamente era Piquet, pressionado por Engel e Rosenqvist.
Com 36 voltas completadas, Buemi já havia aberto mais de 1s7 sobre di Grassi, que tinha mais de cinco segundos sobre Heidfeld. Piquet, por sua vez, conseguiu um pouco de sossego em relação a Engel, que voltava a ser pressionado por Rosenqvist.
Na 46ª volta, di Grassi reduziu a diferença em relação a Buemi para menos de um segundo e começou a ameaçar a posição do suíço. Dois giros depois, o brasileiro encostou de vez e pressionou bastante até a última volta, mas o piloto da e.Dams conseguiu se manter à frente e vencer pela quarta vez em cinco corridas na temporada 2016/2017.
O brasileiro da ABT Audi terminou em segundo, com Heidfeld completando o pódio. Após perder o terceiro lugar no incidente com Vergne, Piquet cruzou a linha de chegada em quarto, com Engel em quinto.
Com o resultado em Monte Carlo, Buemi segue na liderança do campeonato, com 104 pontos. Di Grassi é o segundo, com 89, e Piquet ocupa o oitavo posto na tabela, com 27 pontos.
Confira o resultado final:
Pos. | Num. | Piloto | Equipe | Voltas | Dif. | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 9 | Sébastien Buemi | DAMS | 51 | - | 25 |
2 | 11 | Lucas di Grassi | Team Abt | 51 | 0.320 | 18 |
3 | 23 | Nick Heidfeld | Mahindra Racing | 51 | 13.678 | 15 |
4 | 3 | Nelson Piquet Jr. | NEXTEV TCR Formula E Team | 51 | 19.074 | 12 |
5 | 5 | Maro Engel | Venturi | 51 | 19.518 | 10 |
6 | 19 | Felix Rosenqvist | Mahindra Racing | 51 | 19.599 | 8 |
7 | 66 | Daniel Abt | Team Abt | 51 | 20.430 | 6 |
8 | 33 | Esteban Gutierrez | Techeetah | 51 | 32.295 | 4 |
9 | 28 | Antonio Felix da Costa | Andretti Autosport | 51 | 35.330 | 2 |
10 | 8 | Nicolas Prost | DAMS | 51 | 35.667 | 1 |
11 | 20 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 51 | 38.410 | |
12 | 27 | Robin Frijns | Andretti Autosport | 50 | 39.626 | |
13 | 88 | Oliver Turvey | NEXTEV TCR Formula E Team | 50 | 34.085 | |
14 | 47 | Adam Carroll | Jaguar Racing | 50 | 1 Volta | |
15 | 4 | Stéphane Sarrazin | Venturi | 49 | 1 Volta | |
16 | 37 | Jose Maria Lopez | Virgin Racing | 43 | 7 Voltas | |
17 | 7 | Jérôme d'Ambrosio | Dragon Racing | 43 | 7 Voltas | |
18 | 6 | Loic Duval | Dragon Racing | 40 | 11 Voltas | |
19 | 2 | Sam Bird | Virgin Racing | 36 | 14 Voltas |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.