Lucas di Grassi conquista título mundial da Fórmula E
Jean-Éric Vergne vence segunda corrida no Canadá em prova que traz o segundo título da categoria ao Brasil
O Brasil volta a ser o dono da Fórmula E. Neste domingo (30) Lucas di Grassi conseguiu a sétima posição na última prova da temporada em Montreal, resultado suficiente para dar o título ao piloto paulista.
Jean-Éric Vergne foi o vencedor da prova no Canadá, com Felix Rosenqvist em segundo e Jose Maria Lopez completou o pódio.
Sebastien Buemi, que largou em 13º, teve problemas no início, teve que ir aos boxes e fechou a corrida em 11º.
Nelsinho Piquet, o primeiro campeão da F-E, teve outro dia difícil e finalizou em 16º.
Com os resultados, di Grassi terminou com 181 pontos, Buemi com 157 e Rosenqvist foi o terceiro no campeonato, com 127.
A Corrida
A largada da segunda prova de Montreal teve confusão logo na primeira curva e di Grassi perdeu duas posições logo no início, mas sem se envolver em confusão. Ao mesmo tempo, Buemi ganhou três e teve uma parte da asa traseira pendurada. Com isso, ele foi obrigado a entrar nos boxes, após receber a bandeira preta com círculo laranja, comprometendo sua corrida completamente.
Os três primeiros após os cinco primeiros giros eram Rosenqvist, Vergne e Bird. Piquet era 11º.
Di Grassi, Abt e Buemi foram os contemplados pelo FanBoost, que foi anunciado na nona volta.
Rosenqvist e Vergne duelaram pela ponta nas voltas seguintes antes da troca de carros, mas o sueco conseguiu segurar a pressão.
No 18º giro, os pilotos começaram a fazer a troca de carros. Após o ciclo, Rosenqvist permanecia na ponta, seguido de Vergne e Bird. Di Grassi voltou na nona posição e quase colidiu com Nelsinho Piquet.
Na 29ª volta, a corrida ganhou novo líder. Vergne manobrou sobre Rosenqvist, enquanto que di Grassi conseguia chegar à sexta posição. Enquanto isso, Buemi era apenas o 14º.
Loic Duval bateu na penúltima volta, após toque de Frijns, mas somente com a presença da bandeira amarela local.
No final, Lucas di Grassi cedeu a sexta posição para Abt se tornou o novo campeão da Fórmula E com o sétimo posto. Jean-Éric Vergne levou a vitória, com Felix Rosenqvist em segundo e "Pechito" Lopes em terceiro.
Resultado
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h | Aposentadoria | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 37 | - | 25 | |||||
2 | 19 | Felix Rosenqvist | Mahindra Racing | 37 | 0.896 | 0.896 | 0.896 | 18 | |||
3 | 37 | Jose Maria Lopez | Virgin Racing | 37 | 4.468 | 4.468 | 3.572 | 18 | |||
4 | 2 | Sam Bird | Virgin Racing | 37 | 7.114 | 7.114 | 2.646 | 12 | |||
5 | 23 | Nick Heidfeld | Mahindra Racing | 37 | 21.933 | 21.933 | 14.819 | 10 | |||
6 | 66 | Daniel Abt | Audi Sport Team Abt | 37 | 24.444 | 24.444 | 2.511 | 8 | |||
7 | 11 | Lucas di Grassi | Audi Sport Team Abt | 37 | 24.855 | 24.855 | 0.411 | 6 | |||
8 | 33 | Stéphane Sarrazin | Techeetah | 37 | 26.038 | 26.038 | 1.183 | 4 | |||
9 | 7 | Jérôme d'Ambrosio | Dragon Racing | 37 | 28.282 | 28.282 | 2.244 | 2 | |||
10 | 4 | Tom Dillmann | Venturi | 37 | 28.591 | 28.591 | 0.309 | 1 | |||
11 | 9 | Sébastien Buemi | DAMS | 37 | 35.170 | 35.170 | 6.579 | ||||
12 | 20 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 37 | 36.548 | 36.548 | 1.378 | ||||
13 | 27 | Robin Frijns | Andretti Autosport | 37 | 36.826 | 36.826 | 0.278 | ||||
14 | 47 | Adam Carroll | Jaguar Racing | 37 | 36.972 | 36.972 | 0.146 | ||||
15 | 28 | Antonio Felix da Costa | Andretti Autosport | 37 | 39.720 | 39.720 | 2.748 | ||||
16 | 3 | Nelson Piquet Jr. | China Racing | 37 | 46.751 | 46.751 | 7.031 | ||||
17 | 88 | Oliver Turvey | China Racing | 37 | 49.116 | 49.116 | 2.365 | ||||
18 | 5 | Maro Engel | Venturi | 37 | 1'33.530 | 1'33.530 | 44.414 | ||||
dnf | 6 | Loic Duval | Dragon Racing | 34 | 2 laps | 3 voltas | 3 voltas | Aposentadoria | |||
dnf | 8 | Nicolas Prost | DAMS | 32 | 4 laps | 5 voltas | 2 voltas | Aposentadoria |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.