F-E: Após demissão polêmica da Porsche, Félix Da Costa é anunciado pela Jaguar
Português será o companheiro de equipe de Mitch Evans para a temporada 2025/2026 da categoria de monopostos elétricos

Era um segredo aberto que foi confirmado nesta quarta-feira (08). A Jaguar Racing oficializou a contratação de António Félix da Costa para a próxima temporada da Fórmula E, que começa em dezembro com o ePrix de São Paulo. O campeão de 2020 deixou a Porsche depois de três temporadas em que não terminou além do quinto lugar e que teve polêmica batida com o ex-companheiro de equipe, Pascal Wehrlein.
Da Costa, de 34 anos, terá como parceiro Mitch Evans, que mais uma vez dá continuidade a um relacionamento que começou há nove anos, já que o neozelandês passou todo o seu tempo na categoria elétrica com a Jaguar. Da Costa assumirá o lugar de Nick Cassidy, que será parceiro de Jean-Eric Vergne na nova equipe Citroen, que deve tomar o lugar da Maserati no Campeonato Mundial.
A saída da Porsche do piloto português foi o fim de uma relação instável com a equipe da marca alemã, evidenciada na batida envolvendo os companheiros de equipe no primeiro treino livre do ePrix de Berlim. Na época, o chefe da equipe disse, ao portal The Race, que "já deixei claro para eles que não é aceitável ter contato em um treino livre entre companheiros de equipe. Ambos sabiam da programação um do outro. Aconteceu, mas esse contato é inaceitável”.
O anúncio da Jaguar foi feito às 13h09 (horário britânico), em uma clara referência à sua formação, com o #13 sendo o de Da Costa e o #9 o de Evans.

Antonio Felix da Costa, Jaguar Racing
Foto de: Jaguar Racing
A nova dupla da Jaguar eleva o total de para 26 vitórias (14 para Evans, 12 para Da Costa), 60 pódios e 18 pole positions na Fórmula E, tornando-se a formação mais vencedora e mais competitiva do grid.
"Entrar para a Jaguar TCS Racing, uma equipe com uma rica tradição no automobilismo, é uma honra incrível", disse Da Costa. "A resiliência da equipe e sua busca por desempenho e inovação é algo que sempre admirei, e estou ansioso para assumir o volante do impressionante Jaguar I-TYPE 7. Estou entusiasmado com este novo capítulo - aprender, ultrapassar os limites e contribuir para o progresso da equipe na 12ª temporada e nas seguintes".
Evans disse: "Dar as boas-vindas a António na equipe é como o início de uma nova e empolgante era, com energia renovada e uma ambição compartilhada para o futuro. Na Jaguar TCS Racing, construímos uma equipe especial ao longo dos últimos anos e, com o António aqui, estou ansioso para impulsionar uns aos outros, aprender uns com os outros e, juntos, levar a equipe a patamares ainda maiores.
Além de um novo piloto, a Jaguar também terá um novo chefe de equipe. Após a saída de James Barclay para o WEC com a McLaren, o ex-chefe dos programas de Fórmula E da Mercedes e da McLaren, Ian James, anunciou que será o novo 'comandante'.
"Estamos muito felizes em receber António na Jaguar TCS Racing. Seu desempenho nos últimos 11 anos neste campeonato tem sido consistentemente impressionante, e sua abordagem às corridas se alinha perfeitamente com nossos valores como equipe. Na última temporada da era GEN3 Evo, estamos confiantes de que veremos ótimos resultados com António e Mitch, pois eles formam a dupla de pilotos mais competitiva e empolgante do grid", disse James.
PIASTRI CHORÃO ou SUPERESTIMADO? Norris x MAX, os FATOS sobre BORTOLETO e TUDO DA FERRARI! Splash&Go
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.