F-E: Equipe Andretti passará a usar trens de força da Porsche a partir de 2023

Acordo aprofunda relação entre Andretti e Porsche, iniciada em Le Mans nos anos 1980

Jake Dennis, Andretti Motorsport, BMW iFE.21 Andre Lotterer, Porsche, Porsche 99X Electric

Jake Dennis, Andretti Motorsport, BMW iFE.21 Andre Lotterer, Porsche, Porsche 99X Electric

Carl Bingham / Motorsport Images

A equipe Avalanche Andretti anunciou nesta sexta-feira um acordo de longa duração com a Porsche pelo fornecimento de trens de força na Fórmula E, válido a partir do próximo ano, com a introdução do Gen3, a nova geração de carros da categoria.

A Andretti vinha buscando uma nova fornecedora desde que a BMW havia anunciado sua saída da categoria. Após reduzir o envolvimento com a equipe para este ano, a montadora seguia fornecendo os trens de força, o que chega ao fim nesta temporada.

Leia também:

Mas com a chegada do Gen3, a Andretti teve que buscar fora por outro acordo de fornecimento entre as sete montadoras comprometidas com a categoria. Este contrato inclui uma equipe de apoio da Porsche trabalhando dentro da Andretti, com a montadora tornando-se uma fornecedora pela primeira vez desde sua chegada à categoria em 2019.

"Nossa jornada com a Fórmula E começou ainda na primeira temporada e estamos muito orgulhosos de estarmos olhando à frente, para a próxima geração do esporte", disse o CEO da Andretti, Michael Andretti".

"A Andretti tem a ambição de vencer e, com o fornecimento da Porsche, temos total confiança em nossa performance e crescimento. O acordo é um passo importante em nosso futuro e nosso comprometimento com o esporte, parceiros e fãs".

"Nossa história com a Porsche como duas equipes históricas do esporte faz com que essa colaboração seja natural, e mal podemos esperar pelo novo capítulo a partir de 2023".

A família Andretti tem história com a Porsche, com Mario e Michael correndo com o 956 Group C nas 24 Horas de Le Mans de 1983, terminando em terceiro.

Roger Griffiths e Thomas Laudenbach

Roger Griffiths e Thomas Laudenbach

Photo by: Porsche Motorsport

Em 1988, pai e filho tiveram ainda a companhia de John Andretti, sobrinho de Mario, guiando um Porsche 962C para terminar em sexto.

Roger Griffiths, chefe da equipe, acrescentou: "Era vital para nós uma parceria forte no fornecimento de trens de força, em preparação para este novo capítulo e uma geração emocionante de carros, e temos isso com a Porsche".

"Mal podemos esperar para começar a Gen3 como competidores formidáveis. Seguimos focados no resto desta temporada, em que seguimos nossa parceria com a BMW, que foram parceiros valiosos e seguirão sendo até o fim deste campeonato".

"Tivemos muito sucesso juntos ao longo dos anos e agradecemos a eles pela parceria e amizade".

O acordo será válido por pelo menos dois anos, com a Porsche ainda incerta sobre sua continuidade na F-E para além de 2024, quando vai o contrato atual com a equipe oficial.

"É importante para nós termos uma equipe cliente que demonstra a mesma paixão e profissionalismo na Fórmula E que nós", disse Thomas Laudenbach, vice-presidente de automobilismo da Porsche.

"A Andretti está na Fórmula E desde a primeira temporada. Para nós, é um grande voto de confiança de uma das equipes com maior experiência da categoria, escolhendo para trabalhar com a Porsche para alinhar dois carros com trens Porsche 99X Electric".

Andretti will get identical hardware and software to Porsche after its BMW deal concludes

Andretti will get identical hardware and software to Porsche after its BMW deal concludes

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

"A Porsche e a Andretti estão unidas por uma longa tradição, iniciada quando Mario e Michael fizeram sua estreia em Le Mans com um Porsche 956 em 1983. Estamos felizes por ver isso continuar na Fórmula E, e esperamos que essa parceria seja um sucesso".

A Porsche confirmou ainda que não tem planos de fornecer trens de força para nenhuma outra equipe no próximo ano, em um momento em que o grid começa a tomar forma. A Envision passará a usar trens da Jaguar, enquanto a DS deve fechar um acordo com a Dragon.

Anda não se sabe qual montadora será a fornecedora para a Abt em seu retorno, para a Techeetah caso o acordo com a DS chegue ao fim e como ficará a situação da equipe Mercedes para além da retirada do apoio da montadora após a conclusão deste campeonato.

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #177 - Red Bull 'roubou' status de favorita ao título da Ferrari?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F-E: Marraquexe é anunciada como substituta de Vancouver
Próximo artigo McLaren confirma entrada na Fórmula E em 2023 com compra da equipe Mercedes

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil