Recomendado para você

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F-E: Etapa do México em Puebla ganha força com possibilidade de presença de público

Palco tradicional da etapa mexicana, o Autódromo Hermanos Rodriguez foi convertido em hospital de campanha durante a pandemia

Fans in the grandstand

A viabilidade da Fórmula E realizar um ePrix no México próximo à cidade de Puebla ganhou uma injeção de ânimo após o governo local permitir a presença de uma quantidade limitada de fãs em eventos esportivos.

O ePrix da Cidade do México acontece tradicionalmente no Hermanos Rodriguez, e a etapa estava inicialmente marcada para 13 de fevereiro, sendo a segunda etapa do calendário, mas foi adiada ainda no ano passado.

Leia também:

Buscando realizar um recorde de 15 corridas nesta temporada, a primeira como Campeonato Mundial da FIA, a organização está analisando a possibilidade de correr no México como parte de uma sequência de corridas nas Américas, junto de Santiago e Nova York.

Porém, como o Hermanos Rodriguez é usado atualmente como um hospital de campanha na luta contra a Covid-19 no México, a F-E precisou buscar pistas alternativas no país, como dito anteriormente pelo CEO da categoria Jamie Reigle.

O pouco conhecido Autódromo Miguel E. Abed, próximo a Puebla, localizado a cerca de 150 quilômetros da capital, surgiu como uma candidata a receber a etapa do México, tendo recebido entre 2005 e 2009 etapas do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC).

O presidente da FIA, Jean Todt, confirmou durante o ePrix de Roma o interesse pelo circuito, que possui diferentes configurações, incluindo um oval de cerca de dois quilômetros.

"Precisamos de alguma criatividade e decidir correr em um circuito que seja um pouco diferente de um clássico. É por isso que está decidido que em países como o México, não podemos correr na Cidade do México".

"Neste caso, podemos apostar em um circuito mais específico, como em Puebla. Assim, precisamos de criatividade e adaptação".

 

Segundo apurado pelo Motorsport.com, já existe um traçado de 2,9 quilômetros proposto pelo circuito de Puebla que já está sendo discutido com a F-E. 

Na segunda, de acordo com publicação do jornal local Milenio Diario, o governo local anunciou que permitirá a presença de público nos jogos do time local de Puebla em capacidade limitada, algo que estava proibido desde 23 de março de 2020.

O governo local indicou que esse passo se dá pela falta de indicações no momento da chegada de uma terceira onda de casos. A organização já teria iniciado também conversas com as autoridades locais para criar um protocolo que permita um número reduzido de fãs no circuito também.

Motorsport.com apurou também que a F-E adiou o lançamento da nova leva de corridas do calendário de 2021. Isso vem após Roma e Valência ganharem status de rodada dupla, enquanto Marraquexe deve cair do calendário.

Excluindo a etapa do Marrocos, a F-E teria nove das 15 etapas esperadas para a temporada atual em três continentes diferentes, com as rodadas duplas em Diriyah, Roma, Valência e Santiago, marcado para 05 e 06 de junho, além do ePrix de Mônaco, em 08 de maio.

Robin Frijns, Envision Virgin Racing, Audi e-tron FE05 battles with Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE05 at the start

Robin Frijns, Envision Virgin Racing, Audi e-tron FE05 battles with Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE05 at the start

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

Fórmula E deve criar Pacto de Concórdia similar ao da F1

Outra novidade que deve aparecer na F-E nos próximos meses é a criação de um Pacto de Concórdia, assim como o usado pela F1 atualmente, com o objetivo de definir mais corretamente os acordos que existem entre equipes e transmissoras.

O acordo comercial deve entrar em vigor junto com o teto orçamentário, quando o regulamento técnico do Gen3 for introduzido, na temporada 2022-23, para "garantir a sustentabilidade financeira e atratividade comercial" do campeonato.

Ele deve determinar quais partes têm controle sobre transmissões ao vivo e o que as equipes podem produzir de modo próprio a cada corrida. No momento, há poucas restrições sobre o que pode ser filmado, mas há limitações sobre quais imagens podem ser incorporadas, mas tudo pode ser negociado caso a caso.

Jamie Reigle, CEO da F-E, disse ao Motorsport.com: "Estamos trabalhando neste acordo comercial. Em termos simples, lida com os limites de direitos entre promotores e equipes".

"Isso foi algo que me surpreendeu quando eu cheguei no ano passado. Na Premier League, tudo é muito claro. A maioria das ligas profissionais têm regras claras entre seus participantes. É nisso que estamos trabalhando".

O acordo comercial também tem como objetivo aumentar a audiência da F-E na televisão, formalizando quanto tempo o campeonato terá na programação nos diversos canais.

RETA FINAL: As polêmicas do GP em Ímola, Verstappen vs Hamilton, 'brigas' e punições

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Empatia zero. Quais são os pilotos mais 'malas' da F1? 

 

Artigo anterior Fórmula E correrá em versão adaptada do circuito de F1 em Mônaco
Próximo artigo Fórmula E: Confira horários e como assistir a rodada dupla do ePrix de Valência

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros