Relato da corrida

F-E: Vandoorne segura Sims após relargada na última volta e vence ePrix 2 de Roma

Belga da Mercedes havia construído uma boa folga na ponta, mas entrada do safety car após abandono de Rast mexeu com o final da corrida

Stoffel Vandoorne, Mercedes Benz EQ, EQ Silver Arrow 02

Depois de uma grande corrida no sábado, que terminou com a vitória de Jean-Éric Vergne, a Fórmula E voltou às ruas de Roma neste domingo para o segundo ePrix do final de semana. E em uma pista mais molhada que ontem, tivemos uma prova com diversos incidentes e uma vitória de Stoffel Vandoorne com a Mercedes que tinha tudo pra ser calma, mas que foi na emoção após uma relargada no início da última volta.

Até aqui, a manhã tem sido de Nick Cassidy. O novato da equipe Virgin liderou o único treino livre do dia e conquistou a pole position após uma boa batalha com outro estreante: Norman Nato, da Venturi, que substituiu Felipe Massa. Vencedor do sábado, Vergne foi afetado pelas condições de pista do primeiro grupo, garantindo apenas a 21ª posição, enquanto a dupla da Jaguar, Sam Bird e Mitch Evans, conseguiram a sexta fila.

Leia também:

Já entre os brasileiros o domingo não tem sido dos melhores. Lucas di Grassi, que teve um dos melhores ritmos da pista no sábado, liderando boa parte do primeiro ePrix do fim de semana, conseguiu apenas a 13ª posição. Já Sérgio Sette Câmara, que foi bem no treino livre, terminando em quarto, não conseguiu marcar um tempo na classificação, com sua Dragon Penske tendo um problema mecânico enquanto saía da chicane na curva 13.

Assim como no sábado, a largada aconteceu sob o safety car, mas a bandeira verde foi acionada mais cedo do que ontem. E não precisou de muitas curvas para que Nato assumisse a liderança, já que o pole Cassidy perdeu o controle do carro e acabou rodando, voltando na 11ª posição.

 

O piloto da Venturi não conseguiu se manter na ponta por muito tempo, sendo ultrapassado por Wehrlein, da Porshce, e Vandoorne, da Mercedes, com menos de dez minutos de prova. 

Lá atrás, Cassidy buscava se recuperar na corrida, mas, em uma disputa com Rowland, tomou um toque do piloto da Nissan e foi parar no muro, prejudicando a parte dianteira de seu carro. O incidente rapidamente foi colocado sob investigação, com Rowland punido com dez segundos acrescidos ao seu tempo.

 

Com 30 minutos para o fim no cronômetro, Vandoorne assumiu a ponta no momento em que Wehrlein saiu do traçado para ativar o modo ataque, mas a potência extra dos líderes logo foi limitada  porque o abandono de Di Grassi forçou a ativação da bandeira amarela em todo o circuito. O brasileiro recebeu um toque de Buemi, indo parar no muro.

 

Vandoorne aproveitou o momento para abrir uma boa vantagem contra seus principais rivais, Sims, Wehrlein e Nato, de quase oito segundos, conseguindo pegar o modo ataque pela segunda vez sem perder a posição.

A dez minutos do fim, a segunda Audi, de René Rast, também abandonou. O alemão perdeu o controle no meio da curva e acabou batendo no muro, forçando o acionamento do safety car, fazendo com que Vandoorne perdesse a vantagem de quase cinco segundos que tinha para Sims, Nato e Wehrlein.

 

O carro de segurança saiu da pista com pouco mais de um minuto no cronômetro, mas Vandoorne segurou o ritmo do grid para que fosse realizado apenas uma última volta. Na volta final, mais um incidente, envolvendo de Vries, Rowland e Bird, com o piloto da Nissan sendo o único a conseguir voltar.

No final, Stoffel Vandoorne conseguiu segurar Alexander Sims na última volta para vencer pela segunda vez na categoria, com o novato Norman Nato completando o pódio. Mas o piloto da Venturi acabou sendo desclassificado por excesso de potência, promovendo Pascal Wehrlein para o terceiro lugar.

Mortara, Günther, Evans, Da Costa, Buemi, Blomqvist e Müller completaram o top 10, enquanto o brasileiro Sérgio Sette Câmara cruzou a linha de chegada em 15º, mas foi promovido para 12º após as punições aplicadas.

A Fórmula E volta à ação em duas semanas, com o primeiro ePrix de Valência, no Circuito Ricardo Tormo. Assim como Roma, a etapa em solo espanhol também será uma rodada dupla, com provas no sábado, 24, e no domingo, 25. As transmissões serão realizadas pelo SporTV e a TV Cultura.

Cla   # Piloto Equipe Voltas Melhor Volta Dif.
1   5 Belgium Stoffel Vandoorne Germany Mercedes 23 46'52.603  
2   29 United Kingdom Alexander Sims India Mahindra Racing 23 46'53.269 0.666
3   99 Germany Pascal Wehrlein Germany Porsche Team 23 46'54.949 2.346
4   48 Switzerland Edoardo Mortara Monaco Venturi 23 46'57.621 5.018
5   28 Germany Maximilian Gunther United States Andretti Autosport 23 46'57.908 5.305
6   20 New Zealand Mitch Evans United Kingdom Jaguar Racing 23 46'58.274 5.671
7   13 Portugal Antonio Felix da Costa China Techeetah 23 46'58.736 6.133
8   23 Switzerland Sébastien Buemi France DAMS 23 47'02.398 9.795
9   88 United Kingdom Tom Blomqvist United Kingdom NIO Formula E Team 23 47'04.635 12.032
10   6 Switzerland Nico Müller United States Dragon Racing 23 47'05.475 12.872
11   25 France Jean-Eric Vergne China Techeetah 23 47'08.279 15.676
12   7 Brazil Sergio Sette Camara United States Dragon Racing 23 47'08.612 16.009
13   27 United Kingdom Jake Dennis United States Andretti Autosport 23 47'08.955 16.352
14   8 United Kingdom Oliver Turvey United Kingdom NIO Formula E Team 23 47'09.737 17.134
15   36 Germany Andre Lotterer Germany Porsche Team 23 47'10.441 17.838
16   22 United Kingdom Oliver Rowland France DAMS 23 47'13.743 21.140
17   94 United Kingdom Alex Lynn India Mahindra Racing 23 47'30.300 37.697
18   4 Netherlands Robin Frijns United Kingdom Virgin Racing 23 47'35.706 43.103
Abandono   10 United Kingdom Sam Bird United Kingdom Jaguar Racing 22 45'13.987 1 Lap
Abandono   17 Netherlands Nyck de Vries Germany Mercedes 22 45'14.812 1 Lap
Abandono   37 New Zealand Nick Cassidy United Kingdom Virgin Racing 21 43'18.503 2 Laps
Abandono   33 Germany René Rast Germany Team Abt 19 36'33.173 4 Laps
Abandono   11 Brazil Lucas di Grassi Germany Team Abt 7 13'35.923 16 Laps
Desclassificado   71 France Norman Nato Monaco Venturi 23 46'54.681 2.078

NELSON PIQUET e Nelsinho dão DETALHES de equipe na Stock; veja como será a 'versão Lauda' de Nelsão

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Um sorriso mesmo sem vitória? Quais são os pilotos mais carismáticos da F1, mesmo sem grandes resultados?

 

In this article
Guilherme Longo
Fórmula E
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F-E: Sette Câmara explica problemas com carro e punição em Roma
Próximo artigo F-E: Confira o resultado final do ePrix 2 de Roma, com vitória de Vandoorne

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros