Fórmula E confirma calendário completo de 16 etapas em 2024 com adição de Xangai

ePrix de São Paulo manteve sua data em março do próximo ano

Pascal Wehrlein, Formula E works driver, Porsche 99X Electric Gen3, Hyderabad E-Prix, Hyderabad, India, 2023, Porsche AG

© 2023 Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG

Foto de: Porsche AG

A Fórmula E confirmou nesta quinta-feira o calendário completo da temporada 2024, com o retorno da China com uma rodada dupla no circuito de Xangai em um cronograma de 16 etapas em 11 locais.

O Circuito Internacional de Xangai sediará as corridas 12 e 13 da temporada nos dias 25 e 26 de maio, mais de cinco anos após a última visita da F-E à China, quando correu na cidade insular de Sanya.

Leia também:

A F-E tinha uma longa presença no país desde o início da categoria com provas em Pequim e Sanya, além de uma etapa em Hong Kong entre 2016 e 2019. Mas a China estava ausente do calendário desde 2019 devido à pandemia da Covid-19.

Xangai foi oficialmente adicionada ao calendário de 2024 após a ratificação do cronograma pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor da FIA, que confirmou também a manutenção da etapa indiana em Hyderabad no dia 10 de fevereiro.

Havia muita incerteza sobre a continuidade do evento, com as chances de uma segunda edição do ePrix caindo após o desmantelamento da equipe de organização da prova em agosto.

Porém, a F-E conseguiu manter Hyderabad no calendário após receber o apoio necessário do governo de Telangana para manter a prova. Com isso, a F-E vai marcar presença nos três países de maior população do mundo em 2024 (Índia, China e EUA), com Portland seguindo.

A única interrogação restante no calendário é a Itália, com a F-E concluindo que os carros da Gen3 cresceram para além do estreito circuito do ePrix de Roma. A categoria explora agora alternativas, incluindo locais permanentes, para manter a Itália no calendário com uma rodada dupla em 13 e 14 de abril, duas semanas após o ePrix de Tóquio.

Jean-Eric Vergne, DS Penske, DS E-Tense FE23

Jean-Eric Vergne, DS Penske, DS E-Tense FE23

Photo by: DPPI

Anteriormente anunciado para 08 de junho, o ePrix de Jacarta foi descartado devido às eleições presidenciais no país e o período de campanha política. A F-E e as autoridades exploram o potencial de realizar a prova em outra data, mas não há uma vaga restante no calendário para a Indonésia.

Conforme o modelo anterior, a temporada começa na Cidade do México em 13 de janeiro antes da rodada dupla de Diriyah, na Arábia Saudita, em 26 de janeiro. Hyderabad vem na sequência antes de São Paulo em 16 de março. O campeonato acaba em Londres nos dias 20 e 21 de julho.

World champion Jake Dennis, Andretti Autosport celebrates

World champion Jake Dennis, Andretti Autosport celebrates

Photo by: Sam Bagnall / Motorsport Images

Confira o calendário completo da temporada 2024 da Fórmula E:

Evento Etapa Local Data(s)
1 1 Cidade do México, México 13 de janeiro
2 2 / 3 Diriyah, Arábia Saudita 26-27 de janeiro
3 4 Hyderabad, Índia 10 de fevereiro
4 5 São Paulo, Brasil 16 de março
5 6 Tóquio, Japão 30 de março
6 7 / 8 A Confirmar, Itália 13-14 de abril
7 9 Mônaco 27 de abril
8 10 / 11 Berlim, Alemanha 11-12 de maio
9 12 / 13 Xangai, China 25-26 de maio
10 14 Portland, Estados Unidos 29 de junho
11 15 / 16 Londres, Reino Unido 20-21 de julho

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

OUÇA: Pérez e até Marko na 'corda bamba' da RBR. Andretti-Ferrari na F1? Caos pré-EUA

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Após a confirmação de Da Costa e Wehrlein na Porsche, confira o grid completo da Fórmula E 2024
Próximo artigo Equipe de Sette Câmara na F-E passa a se chamar ERT

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil