Recomendado para você

Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

Fórmula E inicia planejamento do Gen4 com possível adoção de hidrogênio

Segundo Alejando Agag, os carros adotariam uma célula de combustível de hidrogênio que produz eletricidade, alimentando o motor

Nyck de Vries, Mercedes-Benz EQ, EQ Silver Arrow 02

Mesmo a um ano da estreia do Gen3, a terceira geração de carros, a Fórmula E já está começando a planejar o futuro com o regulamento do Gen4. E uma novidade que isso pode trazer é uma mudança fundamental da categoria, podendo passar a utilizar o hidrogênio como forma de atrair novas montadoras.

Durante a pré-temporada em Valência, em novembro, a Fórmula E revelou as primeiras imagens do que será o Gen3, um design com 470bhp e uma capacidade de frenagem de regeneração total de 600kW.

Leia também:

O novo carro chegará na temporada 2022-23 e, enquanto testes particulares da construtora do carro, a Spark Racing Technology, estão em progresso, as equipes receberão as novas máquinas no primeiro semestre. E a categoria já prevê uma modificação do carro para os próximos anos, a Gen3 Evo.

Mas, enquanto isso, o regulamento do Gen4 já está sob consideração, e novas montadoras serão convidadas a darem suas visões e conceitos sobre a direção futura da categoria. 

Em entrevista à Motorsport.tv, o cofundador da F-E, Alejandro Agag, revelou: "O Gen3 já é incrível. Mas agora vamos começar a pensar no Gen4, que virá cinco anos depois. Temos que iniciar as discussões agora. Claro, vamos convidar as fornecedoras e montadoras que estão conosco".

"Mas também vamos expandir o grupo para convidar outras montadoras a participarem. Vamos fazer um brainstorm sobre como o Gen4 deveria acontecer. Lá, vale tudo. Qualquer coisa poderá acontecer".

Como parte dessa abordagem, a Fórmula E considerará até adotar a tecnologia da célula de combustível de hidrogênio para alimentar os motores elétricos.

Agag continuou: "O hidrogênio está dentro da licença que a Fórmula E tem com a FIA [supostamente um acordo de 25 anos de exclusividade em categorias de monopostos elétricos]. Há dois modos de se usar o hidrogênio. Um deles é queimando, o que é pouco eficiente, mas algumas pessoas estão trabalhando para tornar isso mais eficiente".

"A outra, que seria a que usaríamos, é uma célula de combustível de hidrogênio que basicamente produz eletricidade, alimentando um motor elétrico. Então assim que essas tecnologias começarem a serem disponibilizadas amplamente, e operando a um nível de corridas, definitivamente passaremos a olhar para isso".

Uma célula de hidrogênio já está sendo usada pela categoria-irmã da F-E, a Extreme E, como forma de alimentar os Odyssey 21 E-SUVs usados no campeonato. Em 2020, a HWA, parceira da Mercedes, foi uma das envolvidas no anúncio da HYRAZE League, uma categoria de carros esportivos movidos a hidrogênio prevista para ser lançada em 2023.

Mas Agag alertou sobre o aumento dos custos que viriam com uma liberdade técnica maior, apesar da F-E impor um teto de 25 milhões de euros (aproximadamente R$160 milhões) a partir de 01º de outubro de 2022.

"É preciso dar uma liberdade para que as montadoras possam desenvolver tecnologias e terem um motivo para competir no campeonato. Balanço é chave. Mas quanto mais liberdade você dá, mais as equipes irão gastar e após ficarem sem dinheiro elas saem do campeonato".

Mari Becker revela bastidores de tretas de Hamilton x Verstappen na F1 2021

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #154 - Giaffone analisa polêmica de Abu Dhabi e ano de Verstappen e Hamilton

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Fórmula E oficializa saída da China do calendário de 2022; veja datas
Próximo artigo Giovinazzi compara carro da F-E a "pilotar um F1 na pista molhada"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros