Fórmula E: Wehrlein segura Buemi e vence ePrix no México; brasileiros têm dia para esquecer
Próxima etapa do campeonato é a rodada dupla do ePrix de Diriyah, no circuito de rua de Riyadh, nos dias 26 e 27 janeiro; o Motorsport.com acompanha tudo
Neste sábado, foi realizado no Autódromo Hermanos Rodríguez o ePrix da Cidade do México, a primeira etapa da 10ª temporada da Fórmula E. E quem venceu foi o alemão Pascal Wehrlein, que converteu pole em vitória com a Porsche.
Campeão da categoria de monopostos elétricos em 2017, o brasileiro Lucas di Grassi abandonou, enquanto seu compatriota Sérgio Sette Câmara sequer largou por problemas em seu carro antes do eP.
A corrida
A largada foi limpa, com Wehrlein mantendo a ponta (veja abaixo), enquanto o francês Sébastien Buemi, segundo no grid com a Envision, conseguiu se defender de ataque feito por Max Gunther, alemão da Maserati. Do meio do pelotão para trás, poucas trocas de posições.
Mas o atual campeão da F-E e 14º no grid latino-americano, Jake Dennis, da Grã-Bretanha, ganhou bons postos com sua Andretti na primeira volta. Sette Câmara, que se classificou em 18º com a ERT, não largou por causa de um problema técnico, segundo informou sua escuderia.
Pilotos da Abt-Cupra, tiveram problemas di Grassi, sozinho, e o suíço Nico Muller. Este foi tocado por António Félix da Costa, português da Porsche. A bandeira amarela foi acionada, mas sem acionamento do safety car.
Poucos giros após a largada, Wehrlein perdeu a liderança para Buemi, cujo companheiro holandês Robin Frijns bateu seu carro da Envision após incidente com a Mahindra do ítalo-suíço Edoardo Mortara. Carro de segurança acionado.
Na volta 12 de um total de 35 (depois 37), bandeira verde. No 'troco' da ativação do modo ataque, Pascal reassumiu a ponta quando Buemi fez traçado mais longo para cumprir a obrigatoriedade de ativar a potência extra. Já Nick Cassidy, neozelandês da Jaguar, passou Gunther e foi para terceiro.
No meio do pelotão, quem ganhou terreno foi o bicampeão Jean-Éric Vergne, piloto francês da DS Penske. Mais à frente, as colocações se mantiveram, com Wehrlein administrando a vantagem para vencer, com o neozelandês Mitch Evans completando o top 5 com a Jaguar. Veja o resultado:
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | P. WEHRLEINPorsche Team | 94 | 37 |
50'15.506 |
||||
2 | S. BUEMIVirgin Racing | 16 | 37 |
+1.162 50'16.668 |
1.162 | |||
3 | N. CASSIDYJaguar Racing | 37 | 37 |
+2.079 50'17.585 |
0.917 | |||
4 | M. GUNTHERMaserati Racing | 7 | 37 |
+5.780 50'21.286 |
3.701 | |||
5 | M. EVANSJaguar Racing | 9 | 37 |
+13.064 50'28.570 |
7.284 | |||
6 | J. VERGNEDS Penske | 25 | 37 |
+13.405 50'28.911 |
0.341 | |||
7 | J. HUGHESMcLaren | 5 | 37 |
+13.916 50'29.422 |
0.511 | |||
8 | S. VANDOORNEDS Penske | 2 | 37 |
+14.392 50'29.898 |
0.476 | |||
9 | J. DENNISAndretti Formula E | 1 | 37 |
+14.767 50'30.273 |
0.375 | |||
10 | N. NATOAndretti Formula E | 17 | 37 |
+15.312 50'30.818 |
0.545 | |||
11 | O. ROWLANDNissan e.dams | 22 | 37 |
+15.485 50'30.991 |
0.173 | |||
12 | S. FENESTRAZNissan e.dams | 23 | 37 |
+15.718 50'31.224 |
0.233 | |||
13 | E. MORTARAMahindra Racing | 48 | 37 |
+16.214 50'31.720 |
0.496 | |||
14 | S. BIRDMcLaren | 8 | 37 |
+20.600 50'36.106 |
4.386 | |||
15 | N. DE VRIESMahindra Racing | 21 | 37 |
+23.665 50'39.171 |
3.065 | |||
16 | J. DARUVALAMaserati Racing | 18 | 37 |
+28.969 50'44.475 |
5.304 | |||
17 | N. MÜLLERAudi Cupra | 51 | 37 |
+29.424 50'44.930 |
0.455 | |||
18 | D. TICKTUMERT Formula E Team | 33 | 37 |
+1'14.758 51'30.264 |
45.334 | |||
dnf | R. FRIJNSVirgin Racing | 4 | 7 |
+30 Laps 9'05.320 |
30 Laps | |||
dnf | A. FELIX DA COSTAPorsche Team | 13 | 2 |
+35 Laps 2'44.344 |
5 Laps | |||
dnf | L. DI GRASSIAudi Cupra | 11 | 2 |
+35 Laps 3'19.539 |
35.195 | |||
dns | S. CAMARAERT Formula E Team | 3 | 0 |
|
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