GUIA: Fórmula E inicia temporada 2024-25 em São Paulo com novo carro e estreia de marcas no grid

Mundial de carros elétricos inicia 11ª temporada de sua história com o segundo ePrix de São Paulo em 2025

Pascal Wehrlein, Porsche, Porsche 99X Electric Gen3

A Fórmula E inicia neste fim de semana a temporada 2024/25, a 11ª de sua história, com o ePrix de São Paulo tendo a missão de dar o pontapé inicial à essa disputa.

E o Motorsport.com conta tudo pra você sobre as novidades que o Mundial de Carros Elétricos traz à tona para essa nova disputa.

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Mudanças no grid

O grid vem com diversas mudanças para 2025. Focando nos brasileiros, Lucas di Grassi será nosso único representante, seguindo na Abt, que agora passa a se chamar Lola Yamaha Abt. Já Sérgio Sette Câmara não correrá mais pela antiga ERT (agora Kiro), assumindo o papel de piloto reserva da Nissan.

Uma das principais mudanças do grid para este ano é do campeão Stoffel Vandoorne. O campeão de 2022 encerrou seu acordo com a DS Penske para correr pela Maserati, enquanto Max Günther sai da equipe monegasca para assumir a vaga do belga na Penske. A Maserati ainda terá Jake Hughes para este ano, saído da McLaren.

Novas marcas, novos nomes

Falando das equipes, temos duas importantes mudanças no grid para esta temporada. O destaque fica para a Abt, time de Lucas di Grassi. A equipe alemã encerrou a parceria com a Cupra, costurando um novo acordo com a Lola e a Yamaha, que farão sua estreia no mundial de carros elétricos, passando a ser chamada de Lola Yamaha Abt.

A outra mudança envolve a ERT. A antiga equipe de Sérgio Sette Câmara encerrou sua presença no grid, que incluía a produção de um trem de força próprio. A entrada foi vendida para um grupo norte-americano e passa a ser chamada de Kiro. A Kiro ainda fechou acordos com a Cupra para uma parceria técnica e a Porsche para o fornecimento de trens de força. 

Confira o grid da temporada 2024/25 da Fórmula E:

Equipe Trem de força Pilotos
Estados Unidos Andretti Formula E Porsche 99X Electric 27 Reino Unido Jake Dennis
51 Suíça Nico Müller
Estados Unidos Cupra Kiro Porsche 99X Electric WCG03 3 Alemanha David Beckmann
33 Reino Unido Dan Ticktum
Estados Unidos DS Penske DS E-Tense FE25 7 Alemanha Maximilian Günther
25 França Jean-Éric Vergne
Reino Unido Envision Racing Jaguar I-Type 7 4 Países Baixos Robin Frijns
16 Suíça Sébastien Buemi
Reino Unido Jaguar TCS Racing Jaguar I-Type 7 9 Nova Zelândia Mitch Evans
37 Nova Zelândia Nick Cassidy
Alemanha Lola Yamaha ABT Formula E Team Lola-Yamaha T001 11 Brasil Lucas Di Grassi
22 Barbados Zane Maloney
Índia Mahindra Racing Mahindra M11Electro 21 Países Baixos Nyck de Vries
48 Suíça Edoardo Mortara
Mónaco Maserati MSG Racing Maserati Tipo Folgore 2 Bélgica Stoffel Vandoorne
55 Reino Unido Jake Hughes
Reino Unido Neom McLaren Formula E Team Nissan e-4ORCE 05 5 Reino Unido Taylor Barnard
8 Reino Unido Sam Bird
Japão Nissan Formula E Team Nissan e-4ORCE 05 17 França Norman Nato
23 Reino Unido Oliver Rowland
Alemanha TAG Heuer Porsche Formula E Team Porsche 99X Electric 1 Alemanha Pascal Wehrlein
13 Portugal António Félix da Costa

A estreia do Gen3 Evo

Antes da chegada do Gen4, a quarta geração de carros, a F-E estreia neste ano a evolução do Gen3, o Gen3 Evo. E, por mais que ele seja proposto apenas como uma evolução, o modelo traz mudanças importantes.

A principal novidade é a chegada da tração 4x4, que promete mudar a forma de pilotagem de forma drástica. Com isso, teremos um carro mais fácil de se guiar, graças a uma transição mais linear de potência para a rotação dos pneus. Agora, a aceleração vai de 0 a 96 km/h em 1s82, sendo mais rápido que os modelos atuais da F1, além de uma frenagem regenerativa mais potente.

Outra mudança importante está na construção do carro, com o Gen3 Evo prometendo ser mais robusto, especialmente na asa dianteira, alvo de diversas críticas dos pilotos devido à sua fragilidade, se quebrando com muita facilidade mesmo nos toques mais bobos.

Para finalizar, outro ponto de destaque está nos novos pneus da Hankook, que devem ser mais macios. Até a geração anterior, os pilotos criticavam que os pneus pareciam pedras, o que dificultavam a aderência.

Recarga dos carros finalmente vem aí?

Após dois anos de testes, a recarga finalmente deve ser introduzida na categoria, possivelmente a partir da rodada dupla do ePrix de Jeddah, em fevereiro. Com o nome de Pit Boost, os carros farão a recarga de cerca de 10% de sua bateria em aproximadamente 30s de pit stop.

A ideia é que o Pit Boost seja usado nas rodadas duplas do calendário para criar variedade nas estratégias das equipes. Segundo apurado pelo Motorsport.com, o regulamento da categoria ainda deve sofrer uma leve alteração referente ao acionamento do Modo Ataque em relação ao uso do Pit Boost.

Um calendário de muitas rodadas duplas

Este promete ser o calendário mais longo da história da F-E, com 16 corridas em 10 etapas, sendo seis rodadas duplas e quatro provas solo.

O calendário 2024/25 começa em São Paulo antes da pausa de fim de ano, retornando em janeiro no México. De lá, a categoria viaja para a Arábia Saudita, onde a F-E fará sua estreia no circuito de Jeddah, em uma versão reduzida da pista da F1. Após uma pausa de dois meses, devido ao cancelamento de uma etapa originalmente programada para a Tailândia em março, o paddock volta aos EUA para o retorno do ePrix de Miami, agora no tradicional circuito de Homestead.

A F-E ainda passa por Mônaco, Tóquio, Xangai e Jacarta antes da reta final em solo europeu, com rodadas duplas em Berlim e Londres para o fechamento do campeonato em julho.

ePrix País Circuito Data
1 ePrix de São Paulo  Brasil Circuito Urbano de São Paulo 7 de dezembro de 2024
2 ePrix da Cidade do México  México Autódromo Hermanos Rodríguez 11 de janeiro de 2025
3 ePrix de Jeddah  Arábia Saudita Circuito da Corniche de Jeddah 14 de fevereiro de 2025
4 15 de fevereiro de 2025
5 ePrix de Miami  Estados Unidos Homestead-Miami Speedway 12 de abril de 2025
6 ePrix de Mônaco Mónaco Mônaco Circuito de Mônaco 3 de maio de 2025
7 4 de maio de 2025
8 ePrix de Tóquio  Japão Circuito Urbano de Tóquio 17 de maio de 2025
9 18 de maio de 2025
10 ePrix de Xangai  China Circuito Internacional de Xangai 31 de maio de 2025
11 1 de junho de 2025
12 ePrix de Jacarta  Indonésia Circuito Internacional do ePrix de Jacarta 21 de junho de 2025
13 ePrix de Berlim  Alemanha Circuito Urbano do Aeroporto de Tempelhof 12 de julho de 2025
14 13 de julho de 2025
15 ePrix de Londres  Reino Unido ExCeL London 26 de julho de 2025
16 27 de julho de 2025

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Guilherme Longo
Fórmula E
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