Fórmula 1
19 mar
-
22 mar
Próximo evento em
20 dias
Fórmula E
R
ePrix de Marraquexe
27 fev
-
29 fev
Evento em andamento . . .
IndyCar
R
St. Pete
13 mar
-
15 mar
Próximo evento em
14 dias
R
Birmingham
03 abr
-
05 abr
Próximo evento em
35 dias
NASCAR Cup
21 fev
-
23 fev
Evento encerrado
R
Fontana
28 fev
-
01 mar
Próximo evento em
11 Horas
:
51 Minutos
:
03 Segundos
Stock Car Brasil
R
Goiânia - Corrida de Duplas
27 mar
-
29 mar
Próximo evento em
28 dias
10 abr
-
12 abr
Próximo evento em
42 dias
MotoGP
05 mar
-
08 mar
Próximo evento em
6 dias
R
GP da Tailândia
19 mar
-
22 mar
Próximo evento em
20 dias

Coronavírus força cancelamento de rali na China, mas F1 e Fórmula E não são afetadas

compartilhar
comentários
Coronavírus força cancelamento de rali na China, mas F1 e Fórmula E não são afetadas
Por:
Co-autor: Frankie Mao
23 de jan de 2020 17:35

Surto que já matou 17 pessoas no país mais populoso do mundo causa preocupação no esporte a motor

O surto de coronavírus na China levou a federação de esporte a motor do país a cancelar um rali que deveria ocorrer no próximo mês, mas os eventos de Fórmula E e Fórmula 1 não foram afetados por enquanto.

A doença já matou 17 pessoas. O centro do surto, a cidade de Wuhan, está atualmente fechada, com autoridades fechando a rede de transportes para tentar limitar a propagação do perigoso e fatal vírus.

Leia também:

Parte dos esforços para impedir o crescimento do surto está na prevenção de grandes encontros, com eventos esportivos agora sob os holofotes. Nesta quinta-feira, a federação de esporte a motor cancelou um rali que seria disputado entre 12 e 14 de fevereiro.

"Como parte dos esforços para controlar o surto, de acordo com as instruções para suspender todas as competições esportivas até abril, o comitê decidiu temporariamente cancelar um rali em Changbaishan”, diz o comunicado, que foi excluído na sequência.

A situação causou preocupação, já que a F-E deve realizar sua rodada chinesa em Sanya no dia 21 de março. Segundo dirigentes, a categoria está em contato com as autoridades para monitorar o status e pressionar pela realização da prova.

"No momento, a corrida em Sanya ainda está programada para seguir em frente, conforme planejado. A incerteza surgiu de uma declaração incorreta emitida localmente na China, que publicou informações erradas”, disse um porta-voz da F-E.

"No entanto, dadas as atuais preocupações com a saúde, continuamos a monitorar de perto a situação à medida que ela se desenvolve. Solicitamos que nosso parceiro trabalhe em conjunto com a federação local, para estabelecer uma ligação com as autoridades”, seguiu.

A localização geográfica de Sanya - sendo uma ilha ao sul da China – possibilita que a região pode escapar de quaisquer restrições que possam vigorar no continente, dependendo de como a situação do vírus se desenvolva.

O GP da China de F1 está marcado para 19 de abril, por isso é muito cedo para qualquer decisão, especialmente com a situação de longo prazo em torno do vírus. Xangai é um importante centro de transporte na China e fica a 800 km a leste de Wuhan.

GALERIA: Relembre as curiosidades do GP da China de F1

Galeria
Lista

2004 - A Pior

2004 - A Pior
1/15

Foto de: Bridgestone Corporation

O primeiro GP da China marcou a antítese de uma temporada dominada por Michael Schumacher. O alemão rodou na classificação (na época no formato de volta única) e largou de último. Na corrida, bateu com o austríaco Christian Klien, rodou sozinho e finalizou em uma distante 12ª posição. Para se redimir, ele fez a volta mais rápida da prova na última passagem...

2005 - A Pior (parte II)

2005 - A Pior (parte II)
2/15

Foto de: Ferrari Media Center

Se o ano anterior tinha sido ruim, 2005 foi pior ainda para Schumi. Indo para o grid, ele bateu com o holandês Christjan Albers da Minardi. O alemão foi obrigado o largar dos boxes com o carro reserva. No meio da corrida, após a entrada do Safety Car, o piloto aquecia seus pneus quando perdeu o controle de seu carro e foi parar na caixa de brita. Game Over.

2006 - Pneus novos x pneus usados

2006 - Pneus novos x pneus usados
3/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Desta vez a sorte sorriu para Schumacher. Na pista molhada, a Renault resolveu trocar os pneus intermediários de Alonso. A decisão se provou ruim, já que, sem trocar, Schumaher e Fisichella (companheiro de Alonso na Renault) recuperaram uma desvantagem de 20 segundos em menos de dez voltas. Fernando perdeu a corrida para Schumacher, que na ocasião assumiu a liderança do campeonato. Mas foi por pouco tempo.

2007 - Era só não errar...

2007 - Era só não errar...
4/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

O roteiro parecia pronto: saindo da pole, Hamilton estava predestinado a ganhar o título em seu primeiro ano na F1. Mas, por uma decisão ruim na gestão dos pneus intermediários, Lewis foi deixado sob ataque de Raikkonen. O finlandês passou e Hamilton tentou ir aos pits... mas ficou atolado na caixa de brita da entrada dos boxes. Ali o britânico começava a perder o título daquele ano.

2008 - Pneus trocados

2008 - Pneus trocados
5/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Se com Hamilton a McLaren teve uma de suas melhores corridas naquele ano, com o outro carro tudo deu errado. E isso por um erro primário da equipe: colocaram para Heikki Kovalainen os pneus dianteiros trocados – esquerdo no lugar do direito e vice-versa. O piloto reclamou muito do carro e acabou furando um dos pneus dianteiros antes de ter de abandonar.

2009 - Faltou um pedaço do troféu?

2009 - Faltou um pedaço do troféu?
6/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Era um dia perfeito para a Red Bull. A primeira vitória da equipe com dobradinha em uma chuvosa Xangai. Mas o troféu de construtores veio diferente dos outros entregues naquele dia. Faltou a argola do lado direito. Será que quebrou?

2010 - Rodas ejetáveis

2010 - Rodas ejetáveis
7/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

A imagem que ficou para a história nesta corrida aconteceu logo no primeiro treino livre. Sebastien Buemi se aproximava do hairpin quando, ao frear, suas duas rodas dianteiras se desprenderam e fizeram o suíço virar passageiro dentro do carro. Segundo o time, peças novas da suspensão dianteira foram as causadoras do acidente no mínimo bizarro.

2011 - Box errado

2011 - Box errado
8/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alvo da pressão de Vettel durante o primeiro stint da corrida, Button cometeu um grande erro ao entrar nos pits: confundiu a garagem da Red Bull com a da McLaren. O piloto perdeu a posição para o alemão após ter de se dirigir a seu box. Para piorar, o piloto perdeu nas últimas voltas o pódio para o outro piloto da equipe dos energéticos, Mark Webber, enquanto seu companheiro Hamilton vencia a primeira do ano.

2012 - Roda solta

2012 - Roda solta
9/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Fazendo a primeira fila, a Mercedes ganharia sua primeira corrida como equipe desde 1955 naquele dia com Nico Rosberg. Mas poderia ser uma dobradinha se o time não tivesse dado sinal para Michael Schumacher sair dos pits com a roda dianteira direita mal colocada. O heptacampeão foi o único a abandonar aquele GP.

2013 - Roda solta (parte II)

2013 - Roda solta (parte II)
10/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Derrotado por Vettel na Malásia após o alemão desobedecer uma ordem de não atacá-lo no fim da prova, Webber teve o início do azar que culminou em sua aposentadoria da F1. O piloto ficou sem combustível no meio do Q2 e foi obrigado a largar dos boxes. No meio da corrida, ele bateu em Vergne e quebrou sua asa dianteira. Isso lhe acarretaria uma punição para a prova seguinte, mas, antes disso, ele foi aos pits para trocar o bico e os pneus. Mal colocada, a roda traseira direita acabaria saindo na volta à pista.

2014 - O GP que durou uma volta a menos

2014 - O GP que durou uma volta a menos
11/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

A corrida vinha se desenrolando de maneira normal até a penúltima volta. Foi quando um fiscal desavisado deu a bandeirada para Lewis Hamilton. O inglês achou estranho e comentou o ocorrido com seu time. Fato é que mais tarde, mesmo com 56 voltas disputadas, foi contado o resultado ao fim da volta 54.

2015 - "Não quero te passar"

2015 - "Não quero te passar"
12/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Já imaginou reclamar porque o piloto da frente está lento demais? Foi o que Nico Rosberg fez com Lewis Hamilton em 2015. Durante os primeiros stints, o inglês andava razoavelmente abaixo de seu ritmo quando se aproximava da parada. Rosberg, com medo de desgastar os pneus demais atrás de Lewis, achou a manobra desleal e reclamou na coletiva de imprensa. Era só ter passado, Nico...

2016 - O GP sem abandonos

2016 - O GP sem abandonos
13/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

A prova chinesa de 2016 marcou o quarto GP da história da Fórmula 1 com todos os pilotos vendo a bandeirada. A temporada de 2016 ainda marcou a quinta prova sem abandonos, no GP do Japão.

2017 - Emulou Schumacher... do jeito errado

2017 - Emulou Schumacher... do jeito errado
14/15

Foto de: LAT Images

Provido à Mercedes após a aposentadoria de Nico Rosberg, Valtteri Bottas fazia apenas sua segunda prova pela equipe quando acabou sofrendo um grande revés na China. O finlandês rodou durante um Safety Car após colocar pneus de pista seca, lembrando em Schumacher em 2005. Ele ainda conseguiu voltar e finalizou a prova em sexto.

2018 - De quase último a vitorioso em 27 horas

2018 - De quase último a vitorioso em 27 horas
15/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Daniel Ricciardo viveu emoções bastante distintas no GP da China de 2018. O piloto teve uma falha no turbo no terceiro treino livre e quase não pôde participar da classificação devido a um reparo feito às pressas. Ele saiu no fim do Q1 e no final se classificou em sexto. Na corrida, com uma sorte em um Safety Car, ele trocou de pneus e passou por Verstappen, Hamilton, Vettel, Raikkonen e Bottas para ganhar a prova.

Próximo artigo
“Heroes”, do mesmo roteirista de “Senna”, é lançado no Motorsport.tv

Artigo anterior

“Heroes”, do mesmo roteirista de “Senna”, é lançado no Motorsport.tv

Próximo artigo

Criador do Gran Turismo fala sobre missão de salvar o esporte a motor

Criador do Gran Turismo fala sobre missão de salvar o esporte a motor
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Geral
Autor Jonathan Noble