Após bons testes, Kanaan vê etapa de Phoenix "promissora"
Piloto da AJ Foyt quer bom resultado no Arizona após treinos satisfatórios durante pré-temporada
Tony Kanaan é cauteloso em declarar-se um dos favoritos para a etapa da Indy deste fim de semana em Phoenix, apesar da boa velocidade da AJ Foyt Racing no ISM Raceway nos testes de pré-temporada.
O brasileiro terminou entre os cinco primeiros em três das quatro sessões de testes no oval em fevereiro.
"Eu não quero dizer algo sobre a situação e depois descobrir que vai ser totalmente diferente quando chegarmos lá agora", disse ele ao Motorsport.com.
"São dois meses desde a última vez que andamos lá e, com certeza, a temperatura da pista será diferente à tarde nos treinos em comparação com o teste. E então, à noite, o calor vai permanecer na pista por mais tempo do que em fevereiro.”
“Acho que não há problema em dizer que temos uma boa configuração básica para esta corrida, e isso é promissor. Mas foi apenas um teste e temos que pensar em todas as condições. Como em um monte de ovais, Phoenix pode se adequar à sua configuração em um momento e, em seguida, pode mudar tudo de novo. Você pode passar a andar mal e outros podem passar a andar bem.”
Kanaan diz que também precisa treinar mais em tráfego para obter uma imagem mais clara de sua competitividade para a corrida deste sábado à noite.
"O treino de sexta-feira à noite será crucial", disse ele. “No teste, eu corri um pouco atrás de outros carros na segunda noite, mas acho que correr no trânsito com estes carros é algo que todos nós precisamos nos acostumar”.
"Tudo está muito diferente neste ano e vai ser difícil. E não me refiro apenas em chegar próximo para passar alguém, mas correr perto enquanto você tenta proteger os seus pneus. Com o downforce reduzido, usamos os pneus mais rápido, mesmo sem tráfego.”
Experiência é útil, mas não vital
Kanaan diz que as performances impressionantes mostradas por seu companheiro de equipe, Matheus Leist, nos testes e nos treinos em São Petersburgo eram esperadas, e diz que ele não acredita que sua própria experiência influenciará em suas performances.
"Falando sobre pneus - em todas as pistas, não apenas ovais curtos - é difícil conservá-los", observou ele.
"Agora, gostaria de dizer que 20 anos de experiência ajudarão, mas os novatos de hoje em dia se adaptam muito rápido. Eu gosto do desafio desses pneus e acho que isso pode ser bom para mim, mas não estou dizendo que isso me dará uma vantagem sobre os mais jovens. Se você é um bom piloto, vai descobrir se tiver um ano ou 21 anos de experiência."
Kanaan acrescentou que os regulamentos mais rigorosos em relação aos novos kits aerodinâmicos para 2018 não reduzem a carga de trabalho para os pilotos e os engenheiros, mas, ao contrário, os incentivam a investigar outras maneiras de alterar as configurações dos carros.
"Só porque há muito menos opções de downforce, isso não torna as coisas menos complicadas", explicou ele.
“Então, o que acontece é que você tem que ter ideias diferentes para tornar seu carro um pouco melhor que os carros dos outros caras. Você acaba trabalhando tão duro quanto antes, mas em outras áreas.”
Como piloto, AJ Foyt venceu as corridas de Indy em Phoenix em 1960, 64, 65, 71 e 75.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.