Confira a matemática da final da Indy em Sonoma
Líder do campeonato, Scott Dixon tem a tarefa mais fácil dos quatro pilotos com chances de título
No próximo domingo, em Sonoma, a Indy encerrará a temporada de 2018 e o campeão da categoria será conhecido. Dos 25 pilotos do grid, apenas quatro têm chances matemáticas de título: Scott Dixon, Alexander Rossi, Will Power e Josef Newgarden.
Separados por 87 pontos, os quatro candidatos ao título vão para a pista de Sonoma atrás dos 104 pontos em jogo, incluindo os bônus pela pole, por mais voltas lideradas e por completar pelo menos uma volta na ponta, que podem coroar um deles o campeão da Indy.
Apesar das chances matemáticas, Power e Newgarden, empatados com 511 pontos, têm uma missão quase impossível de cumprir em Sonoma, o que faz de Dixon e Rossi os grandes favoritos à conquista.
Líder do campeonato com 598 pontos, Dixon tem o dever de casa mais fácil dos quatro. Para sair de Sonoma com o quinto título, o campeão da Indy de 2003, 2008, 2013 e 2015 garante o título caso complete a etapa de Sonoma em primeiro ou segundo. Se chegar em terceiro e Rossi vencer, o neozelandês da Ganassi precisaria ainda cravar a pole e liderar mais voltas.
Agora, se Dixon completar a corrida de quarto até sétimo, só perde o título se Rossi vencer a corrida. Se ficar em oitavo ou nono, tem que torcer para Rossi ficar fora das duas primeiras posições.
Vice-líder, 29 pontos atrás de Dixon, Alexander Rossi precisa cruzar a linha de chegada sempre à frente do tetracampeão. Se vencer, é campeão com Dixon ficando em terceiro. Se terminar em segundo, precisa que Dixon fique fora do top 7. Em terceiro, garante o título com Dixon chegando de décimo para trás.
Se ficar em quarto, o piloto da Andretti precisa que Dixon complete a corrida de 13º para trás e, em quinto, é campeão caso Dixon fique atrás da 15ª posição.
Com os mesmos 511 pontos, mas ainda com chances matemáticas de título, Power e Newgarden precisam vencer a prova com todos os pontos extras e ainda torcer para Dixon ficar de 22º para trás e para Rossi ficar fora do top 8.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.