Firestone investiga problemas de pneus com Penske em Phoenix
Fornecedora oficial de pneus da Indy ainda não chegou a uma conclusão sobre o ocorrido com os pneus de Hélio Castroneves e Juan Pablo Montoya
Dois carros da Penske, de Helio Castroneves e de Juan Pablo Montoya tiveram problemas de pneus na etapa de Phoenix, enquanto o brasileiro viu seu pneu dianteiro direito estourar no primeiro stint, o do colombiano também estourou quando utilizava o segundo jogo.
Dale Harrigle, engenheiro-chefe da Bridgestone America e gerente de desenvolvimento de pneus de corrida, falou ao Motorsport.com sobre o assunto.
"Infelizmente, neste momento, não podemos confirmar nada sobre os motivos que levaram a esses estouros."
"Todos os pneus do lado direito utilizados na corrida estão a caminho de nossa base em Akron, Ohio. A maioria de nossa equipe de engenharia está aqui em Indianápolis para o teste de segurança, por isso vai ser um pouco mais demorado ter a chance de analisar os pneus detalhadamente e tirar conclusões."
Embora houvesse numerosos incidentes de pneus cortados nos testes de Phoenix em fevereiro, a pista foi lavada um dia antes dos treinos no início na semana passada e os casos de Castroneves de Montoya foram os únicos da corrida.
"Tanto a Indy e o Phoenix International Raceway fizeram um grande trabalho no sentido de deixar a pista limpa para a corrida", disse Harrigle. "Por isso, se apenas os carros #2 e #3 tiveram seus pneus cortados, eles foram exceções.
"Um dos nossos engenheiros teve uma reunião com a Penske esta manhã, falou sobre os incidentes e compartilhou o que sabemos. E a Penske nos forneceu dados dos carros e dados de uso. Então estamos trabalhando em estreita colaboração com a equipe para determinar a causa principal."
Próximo ano
Harrigle confirmou que a Firestone está preparada para trabalhar com a Indy para ajustar o composto dos pneus a serem utilizados em Phoenix em 2017.
"Como sempre, estamos interessados em trabalhar com a Indy em seus planos futuros. Se eles querem fazer algo diferente em Phoenix em 2017, se é menos downforce ou uma degradação mais rápida, gostaríamos de trabalhar com eles."
"E se nós queremos trazer algo diferente de volta a Phoenix, certamente faremos. Usamos nosso pneu de Milwaukee este ano. O vencedor da corrida, Scott Dixon, e Tony Kanaan ficaram muito satisfeitos com os pneus, de modo geral, acho que o desempenho dos pneus foi bom.
"Mas, como digo, estamos 100% felizes de trabalhar com a série para discutir quaisquer mudanças para 2017."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.