Recomendado para você

F1 - Hamilton descarta conversas sobre aposentadoria: "Ainda tenho um sonho"

F1 - Hamilton descarta conversas sobre aposentadoria: "Ainda tenho um sonho"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Hamilton descarta conversas sobre aposentadoria: "Ainda tenho um sonho"
Câmara é 2º e Fittipaldi 19º no primeiro dia de testes da F2 em Abu Dhabi

Câmara é 2º e Fittipaldi 19º no primeiro dia de testes da F2 em Abu Dhabi

FIA F2
FIA F2
Yas Marina
Câmara é 2º e Fittipaldi 19º no primeiro dia de testes da F2 em Abu Dhabi
Kanaan elogia FIA por revisão dos pontos da superlicença, agora com mais peso para a IndyCar

Kanaan elogia FIA por revisão dos pontos da superlicença, agora com mais peso para a IndyCar

Indy
Indy
Kanaan elogia FIA por revisão dos pontos da superlicença, agora com mais peso para a IndyCar
F1 - Norris destaca papel de Gil de Ferran na trajetória pelo título: "Foi um mentor para mim"

F1 - Norris destaca papel de Gil de Ferran na trajetória pelo título: "Foi um mentor para mim"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Norris destaca papel de Gil de Ferran na trajetória pelo título: "Foi um mentor para mim"
MotoGP volta atrás e mantém 'asa de perna' para 2026

MotoGP volta atrás e mantém 'asa de perna' para 2026

MotoGP
MotoGP
MotoGP volta atrás e mantém 'asa de perna' para 2026
F1: Norris quebra 'maldição' de 50 anos com título; entenda

F1: Norris quebra 'maldição' de 50 anos com título; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Norris quebra 'maldição' de 50 anos com título; entenda
Verstappen desbanca Hamilton e é o mais bem pago da F1 em 2025; confira lista

Verstappen desbanca Hamilton e é o mais bem pago da F1 em 2025; confira lista

Fórmula 1
Fórmula 1
Verstappen desbanca Hamilton e é o mais bem pago da F1 em 2025; confira lista
F1 - Leclerc 'irritou' Norris durante GP de Abu Dhabi: "Sempre no meu retrovisor"

F1 - Leclerc 'irritou' Norris durante GP de Abu Dhabi: "Sempre no meu retrovisor"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Leclerc 'irritou' Norris durante GP de Abu Dhabi: "Sempre no meu retrovisor"

Kanaan elogia FIA por revisão dos pontos da superlicença, agora com mais peso para a IndyCar

Chefe de equipe da Arrow McLaren acredita que Federação fez escolha certa ao valorizar ainda mais a categoria de monopostos americana

Tony Kanaan, Arrow McLaren Chevrolet

As mudanças atualizadas da FIA na alocação de pontos da superlicença para a IndyCar antes da temporada de 2026 foram bem recebidas por muitos no paddock, incluindo o chefe de equipe da Arrow McLaren, Tony Kanaan.

Leia também:

O Conselho Mundial de Esportes Motorizados da FIA concluiu sua reunião final para 2025 na quarta-feira, fazendo várias mudanças em diversas categorias que também afetaram o principal campeonato de monopostos da América do Norte. 

Anteriormente, os 10 primeiros colocados no campeonato da IndyCar recebiam pontos de superlicença do primeiro ao décimo colocado, da seguinte forma: 40-30-20-10-8-6-4-3-2-1. No entanto, as mudanças atualizadas farão com que o primeiro ao décimo colocado receba 40-30-25-20-15-10-8-6-3-1. 

Isso aproxima o status da IndyCar da Fórmula 1 como uma 'categoria de base' em termos de atingir os 40 pontos de superlicença necessários em um período de três anos, ficando atrás da Fórmula 2 (40-40-40-30-20-10-8-6-4-3) e à frente da Fórmula 3 (30-25-20-15-12-9-7-5-3-2). 

Kanaan reage à mudança na superlicença da FIA

Tony Kanaan

Tony Kanaan

Foto de: Gregg Feistman / Motorsport Images

"Ninguém duvida que a IndyCar é uma das categorias de corrida mais competitivas do mundo e estou feliz que a FIA esteja reconhecendo isso ao aumentar os pontos para que sejam mais comparáveis aos da F2", disse Kanaan, por meio de uma declaração enviada ao Motorsport.com. 

"É uma boa notícia para a IndyCar e para os pilotos da categoria, caso eles queiram correr na F1. Um piloto da IndyCar não deveria precisar ir para uma categoria secundária para provar que tem o que é preciso para competir em qualquer outra categoria", adicionou.  

Embora Pato O'Ward, da Arrow McLaren, também seja o piloto reserva e de testes da McLaren na F1 (e tenha pilotado recentemente no TL1 no México e em Abu Dhabi este ano), Kanaan provavelmente está se referindo a Colton Herta

Herta está entre os pilotos mais cotados no paddock da IndyCar desde que entrou em cena no final de 2018 e se tornou o mais jovem vencedor de corridas em 2019 (com 18 anos, 11 meses e 25 dias). No entanto, sua elegibilidade para uma superlicença tem sido difícil. Uma possível estreia na F1 para AlphaTauri em 2023 foi interrompida devido ao fato de ele ter 32 pontos na superlicença, apesar de ter terminado em sétimo, terceiro e quinto na corrida pelo título de 2019-21. 

Aos 25 anos, Herta entrou na temporada de 2025 com 31 pontos na superlicença e, de acordo com os critérios anteriores da FIA, precisava terminar em quarto no campeonato ou em quinto com uma participação no TL1. 

Apesar de Herta não ter atingido essa meta e ter terminado em sétimo lugar, ele ainda foi incluído na equipe de F1 da Cadillac, embora como piloto de testes. Ele também deixou a IndyCar no final do ano para correr na F2 com a Hitech em busca de pontos suficientes na superlicença para ter uma chance na F1 em 2027. Ele precisa terminar em oitavo, mas também pode garantir a vaga com o 10º lugar em combinação com várias aparições nos treinos livres.

Apenas Alex Palou (120 pontos), Scott Dixon (56 pontos), O'Ward (48 pontos) e Scott McLaughlin (41 pontos) são elegíveis com base nos resultados das últimas três temporadas. As alterações atualizadas só afetarão os pontos marcados a partir de 2026.

MARKO FORA da RED BULL, Norris CALA BOCAS, BAND na F1, Max MAIOR e ano de BORTOLETO | TIAGO MENDONÇA

Ouça versão áudio do Podcast

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Artigo anterior Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros