Kanaan elogia FIA por revisão dos pontos da superlicença, agora com mais peso para a IndyCar
Chefe de equipe da Arrow McLaren acredita que Federação fez escolha certa ao valorizar ainda mais a categoria de monopostos americana
As mudanças atualizadas da FIA na alocação de pontos da superlicença para a IndyCar antes da temporada de 2026 foram bem recebidas por muitos no paddock, incluindo o chefe de equipe da Arrow McLaren, Tony Kanaan.
O Conselho Mundial de Esportes Motorizados da FIA concluiu sua reunião final para 2025 na quarta-feira, fazendo várias mudanças em diversas categorias que também afetaram o principal campeonato de monopostos da América do Norte.
Anteriormente, os 10 primeiros colocados no campeonato da IndyCar recebiam pontos de superlicença do primeiro ao décimo colocado, da seguinte forma: 40-30-20-10-8-6-4-3-2-1. No entanto, as mudanças atualizadas farão com que o primeiro ao décimo colocado receba 40-30-25-20-15-10-8-6-3-1.
Isso aproxima o status da IndyCar da Fórmula 1 como uma 'categoria de base' em termos de atingir os 40 pontos de superlicença necessários em um período de três anos, ficando atrás da Fórmula 2 (40-40-40-30-20-10-8-6-4-3) e à frente da Fórmula 3 (30-25-20-15-12-9-7-5-3-2).
Kanaan reage à mudança na superlicença da FIA
Tony Kanaan
Foto de: Gregg Feistman / Motorsport Images
"Ninguém duvida que a IndyCar é uma das categorias de corrida mais competitivas do mundo e estou feliz que a FIA esteja reconhecendo isso ao aumentar os pontos para que sejam mais comparáveis aos da F2", disse Kanaan, por meio de uma declaração enviada ao Motorsport.com.
"É uma boa notícia para a IndyCar e para os pilotos da categoria, caso eles queiram correr na F1. Um piloto da IndyCar não deveria precisar ir para uma categoria secundária para provar que tem o que é preciso para competir em qualquer outra categoria", adicionou.
Embora Pato O'Ward, da Arrow McLaren, também seja o piloto reserva e de testes da McLaren na F1 (e tenha pilotado recentemente no TL1 no México e em Abu Dhabi este ano), Kanaan provavelmente está se referindo a Colton Herta.
Herta está entre os pilotos mais cotados no paddock da IndyCar desde que entrou em cena no final de 2018 e se tornou o mais jovem vencedor de corridas em 2019 (com 18 anos, 11 meses e 25 dias). No entanto, sua elegibilidade para uma superlicença tem sido difícil. Uma possível estreia na F1 para AlphaTauri em 2023 foi interrompida devido ao fato de ele ter 32 pontos na superlicença, apesar de ter terminado em sétimo, terceiro e quinto na corrida pelo título de 2019-21.
Aos 25 anos, Herta entrou na temporada de 2025 com 31 pontos na superlicença e, de acordo com os critérios anteriores da FIA, precisava terminar em quarto no campeonato ou em quinto com uma participação no TL1.
Apesar de Herta não ter atingido essa meta e ter terminado em sétimo lugar, ele ainda foi incluído na equipe de F1 da Cadillac, embora como piloto de testes. Ele também deixou a IndyCar no final do ano para correr na F2 com a Hitech em busca de pontos suficientes na superlicença para ter uma chance na F1 em 2027. Ele precisa terminar em oitavo, mas também pode garantir a vaga com o 10º lugar em combinação com várias aparições nos treinos livres.
Apenas Alex Palou (120 pontos), Scott Dixon (56 pontos), O'Ward (48 pontos) e Scott McLaughlin (41 pontos) são elegíveis com base nos resultados das últimas três temporadas. As alterações atualizadas só afetarão os pontos marcados a partir de 2026.
MARKO FORA da RED BULL, Norris CALA BOCAS, BAND na F1, Max MAIOR e ano de BORTOLETO | TIAGO MENDONÇA
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.