Relato da corrida
Indy Iowa

Ryan Hunter-Reay aparece no fim e vence em Iowa

Piloto da Andretti consegue sua primeira vitória no ano. Brasileiros que largaram na primeira fila decepcionam

Ryan Hunter-Reay, Andretti Autosport Honda
Ryan Hunter-Reay, Andretti Autosport Honda
Ryan Hunter-Reay, Andretti Autosport Honda
Ryan Hunter-Reay, Andretti Autosport Honda
Ryan Briscoe, Schmidt Peterson Motorsports Honda e Ryan Hunter-Reay, Andretti Autosport Honda

Não deu para os brasileiros. Quem conquistou sua primeira vitória no ano foi Ryan Hunter-Reay. O piloto da Andretti liderou a parte final da prova em Iowa, quando conseguiu a ponta em cima de Josef Newgarden, após o último ciclo de paradas. Hélio Castroneves largou na pole, fez uma boa primeira metade, mas acabou terminando na 11° posição. Tony Kanaan acabou com o resultado pior, já que foi obrigado a abandonar na volta 191, finalizando em 21°. Se foi ruim para os brasileiros, para Juan Pablo Montoya foi pior. O colombiano bateu no muro da curva 2 logo no início da corrida, terminando em último.

Mesmo com o péssimo resultado, Montoya manteve a ponta no campeonato, só que agora com diferença de 43 pontos para Graham Rahal, que é o novo vice-líder. Hélio Castroneves, que teve grandes chances de diminuir a diferença para seu colega de Penske, agora está 56 pontos atrás, em quarto lugar.Tony caiu para a nona colocação, com 323 pontos.

Antes do início da prova foi observado um minuto de silêncio, em homenagem a Jules Bianchi, piloto da Fórmula 1 morto nesta madrugada. A primeira fila foi formada pelos brasileiros, que mantiveram as posições na primeira das 300 voltas previstas, só que com Kanaan assumindo a ponta.

Na décima volta, o líder do campeonato, Juan Pablo Montoya, bateu no muro na curva dois. O colombiano falou ao rádio que sua suspensão havia quebrado antes de se chocar na parede.

A corrida foi retomada na 25° volta, com Tony Kanaan na liderança, mas antes de completarem o oval, Charlie Kimball, Graham Rahal e Stefano Coletti bateram um no outro, mas sem irem para o muro, mas ocasionando nova paralisação. Coletti levou a pior e teve que trocar todo o aerofólio, perdendo muito tempo nos pits.

A relargada foi dada na 36° volta, com Tony se mantendo em primeiro. Na volta 69, Hélio Castroneves aproveita o bom ritmo e assume a liderança em cima de Kanaan. Por volta da volta 78 começou o ciclo de trocas durante bandeira verde, com os líderes parando. Todos foram aos pits até a centésima volta, quando Castroneves retomou a ponta.

Justin Wilson trouxe nova bandeira amarela na volta 108, quando acabou batendo no muro. Ele perdeu o controle de seu carro quando viu Pippa Mann não conseguindo manobrar o seu. Os líderes foram para os pits, com Josef Newgarden levando a melhor e relargando na frente na volta 121.

Cinco voltas depois, Hélio volta à liderança, mas a perdeu novamente na volta 160. Charlie Kimball bateu no muro na volta 172, trazendo nova amarela. Os líderes resolveram parar, com Newgarden mantendo o primeiro lugar na saída.

Na volta 185 foi dada nova bandeira verde, com o #67 na frente. Seis voltas depois, Tony Kanaan entrou nos boxes com problemas mecânicos e teve que abandonar. Stefano Coletti voltou a aparecer na prova, rodando na saída da curva e batendo no muro interno. Nova bandeira amarela foi acionada.

Faltando 94 foi dada nova relargada, com Newgarden mantendo a ponta. Hélio Castroneves, que dominou a primeira metade da prova, permaneceu em sétimo após a bandeira verde. Scott Dixon, vice-líder do campeonato, começou a ter problemas na volta 231 e teve que ir para a garagem, mas voltou na parte final da prova.

Faltando 60 voltas, os pilotos começaram a fazer a última parada da prova. No final do ciclo, Newgarden perde a ponta para Ryan Hunter-Reay. Na volta 263, Takuma Sato bateu na curva 2, em acidente parecido com o de Montoya e ocasionou a última bandeira amarela.

Nova relargada foi dada faltando 23 voltas, com Hunter-Reay na ponta, segurando o assédio de Josef Newgarden, mas conseguindo assegurar a vitória, sua primeira do ano.

A próxima etapa da Indy será em Mid-Ohio, dia 2 de agosto.

Confira o resultado final da prova:

Pos.CarroPilotoMarcaVoltasComo terminou
1 28 Ryan Hunter-Reay Honda 300 Correndo
2 67 Josef Newgarden Chevrolet 300 Correndo
3 8 Sage Karam (R) Chevrolet 300 Correndo
4 15 Graham Rahal Honda 300 Correndo
5 26 Carlos Munoz Honda 300 Correndo
6 20 Ed Carpenter Chevrolet 300 Correndo
7 27 Marco Andretti Honda 300 Correndo
8 5 Ryan Briscoe Honda 300 Correndo
9 11 Sebastien Bourdais Chevrolet 300 Correndo
10 1 Will Power Chevrolet 300 Correndo
11 3 Helio Castroneves Chevrolet 300 Correndo
12 19 Tristan Vautier Honda 299 Correndo
13 41 Jack Hawksworth Honda 299 Correndo
14 22 Simon Pagenaud Chevrolet 299 Correndo
15 7 James Jakes Honda 299 Correndo
16 98 Gabby Chaves (R) Honda 299 Correndo
17 25 Justin Wilson Honda 297 Correndo
18 9 Scott Dixon Chevrolet 263 Correndo
19 14 Takuma Sato Honda 260 Contato
20 4 Stefano Coletti (R) Chevrolet 191 Contato
21 11 Tony Kanaan Chevrolet 189 Problemas mecânicos
22 83 Charlie Kimball Chevrolet 170 Contato
23 18 Pippa Mann Honda 136 Problemas mecânicos
24 2 Juan Pablo Montoya Chevrolet 9 Contato

Após 13 etapas, a classificação da Indy está assim:

Posição Piloto Pontos
1 Juan Pablo Montoya 445
2 Graham Rahal 402
3 Scott Dixon 397
4 Helio Castroneves 389
5 Will Power 389
6 Sebastien Bourdais 365
7 Marco Andretti 358
8 Josef Newgarden 349
9 Tony Kanaan 323
10 Simon Pagenaud 294
11 Carlos Munoz 281
12 Ryan Hunter-Reay 277
13 Charlie Kimball 274
14 Takuma Sato 240
15 James Jakes 212
16 Gabby Chaves 211
17 Jack Hawksworth 201
18 Sage Karam 172
19 Luca Filippi 161
20 Stefano Coletti 160

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hélio Castroneves e Tony Kanaan formam primeira fila brasileira em Iowa
Próximo artigo Indy impõe novo código de conduta aos pilotos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil