Troféu da Indy 500 sai dos EUA pela primeira vez na história
Troféu Borg-Warner está sendo transportado para o Japão para ajudar Honda na comemoração da vitória de Takuma Sato









O Troféu Borg-Warner, segurado por US $ 3,5 milhões e criado pela primeira vez em 1936 para premiar os vencedores da Indy 500, nunca antes deixou o solo dos Estados Unidos, apesar de incluir os rostos de vencedores da Grã-Bretanha, Brasil, Holanda, Canadá, Suécia, Colômbia, Nova Zelândia e Japão.
No entanto, nesta terça-feira está sendo tirado do Indianapolis Motor Speedway Museum via van para Detroit, de onde voará para Minneapolis e de lá para Tóquio. Sua primeira aparição pública será no "Thanks Day" da Honda Racing no Twin Ring Motegi, juntamente com o vencedor da Indy 500 de 2017, Takuma Sato.
A turnê japonesa do Troféu incluirá a fábrica da BorgWarner em Nabari e a Honda World HQ em Tóquio, antes de ser levada para fora do Japão em 12 de dezembro. Quando retornar ao Museu IMS, o Troféu terá viajado quase 13 mil milhas.
"Eu acho muito especial que o Troféu Borg-Warner esteja viajando para o Japão. O troféu representa ganhar a maior corrida do mundo e estou muito orgulhoso de ter vencido a Indy 500 de 2017 e ter minha imagem no troféu", disse Sato, que ganhou a 101ª edição da prova pela Andretti Autosport-Honda.
"Durante quase duas semanas, o troféu será visto em todo o Japão pelos fãs e pela mídia. Tenho a honra de ser o primeiro piloto japonês a vencer a Indy 500 e extremamente grato pelo Troféu Borg-Warner estar viajando para fora dos Estados Unidos pela primeira vez para celebrar as conquistas da minha equipe e da Honda. Vamos vencer novamente no próximo ano também!", completou o piloto, que retornará à Rahal Letterman Lanigan Racing na próxima temporada.
"É uma honra para a BorgWarner ajudar na comemoração da Honda pela conquista da 12ª vitória na Indy 500 e primeira de Takuma - em seu país de origem”, disse Scott D. Gallett, vice-presidente de marketing da BorgWarner Inc.
"Estamos muito orgulhosos em mostrar o Troféu Borg-Warner para o povo do Japão, fãs de corrida, membros da mídia e nossos funcionários. Este troféu histórico e icônico que pesa 110 libras (49,89 kg) e tem 5 pés de altura (1,5 metro) e representa a maravilhosa história, tradição da Indy 500 e seus vencedores que remontam à primeira edição, em 1911."
Criada a partir de prata esterlina por Gorham, Inc. de Rhode Island através de Spaulding Jewelers de Chicago, o Troféu Borg-Warner foi revelado publicamente em Nova York em fevereiro de 1936 e no IMS na primavera do mesmo ano.
Os rostos imortalizados em prata no troféu foram retroativos para incluir todos os vencedores desde a prova inaugural da Indy 500, bem como o do dono do IMS, Tony Hulman, cujo rosto é esculpido em ouro de 14 quilates.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.