Com Kubica, Ferrari vence terceira consecutiva nas 24h de Le Mans
Ex-F1, polonês venceu prova icônica pela primeira vez; Melhor brasileiro da prova, Felipe Nasr foi nono

O trio do carro #83, Robert Kubica, Yifei Ye e Philip Hanson, da AF Course Ferrari, venceu as 24h de Le Mans. Essa é a primeira vitória do polonês, ex-F1, na principal prova do automobilismo mundial.
A Porsche Penske, com o carro #6, foi segunda colocada, seguida pelo carro #51 da Ferrari AF Course. Na categoria LMP2, o carro #43, pilotado por Jakub Smiechowski, Tom Dillmann e Nick Yelloly foi o campeão. Na LMGT3, o #92 de Ryan Hardwick, Riccardo Pera e Richard Lietz subiu ao lugar mais alto do pódio.
Como foi a prova
Além #83 e do #51 que subiram ao pódio, havia também entre os hipercarros o #50 Ferrari AF Course de Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina, que terminou em quarto lugar. A prova foi, em grande parte, uma disputa entre os três carros da Ferrari e o #6 da Porsche, tendo chegado com 30 segundos de diferença um do outro.
A Ferrari se beneficiou muito de um período de safety car no meio da corrida, que anulou seu déficit depois de vários erros, após os quais a execução da corrida da Scuderia melhorou, deixando poucas oportunidades para os competidores.
Os Cadillacs clientes inscritos pela Whelen e Wayne Taylor Racing se retiraram devido a problemas técnicos descritos como perda de potência. Os Alpines passaram despercebidos, exceto quando Paul-Loup Chatin bateu no Peugeot #94 em Mulsanne com o carro #35 e Jules Gounon encalhou a entrada do #36 na brita na mesma curva.
A Peugeot sabia que iria ter dificuldades depois de reclamar do equilíbrio de desempenho, mas enquanto a corrida do carro #93 piorou quando Paul Di Resta bateu na primeira hora, o #94 foi visto na frente desde o início, tendo optado por uma estratégia alternativa com stints mais longos graças à economia de combustível, mas acabou terminando em 12º. A BMW teve uma corrida horrível, com uma mistura de problemas técnicos, penalidades e erros de piloto, com os dois carros fora do top 15, enquanto a Aston Martin foi muito discreta, mas por falta de velocidade real, as Valquírias foram consistentes e ficaram longe de problemas, com o #009 em 13º.
Na LMP2, o vencedor #43 ORECA da Inter Europol Competition, liderou praticamente as últimas oito horas e sobreviveu a uma penalidade de drive-through no final da corrida. Na LMGT3 a vitória do Porsche #92 de Manthey foi mais desgastante. O principal rival, o BMW #46 da Team WRT pilotado por Valentino Rossi, Ahmad Al Harthy e Kelvin van der Linde, abandonou pouco antes da metade do caminho depois que van der Linde saiu da pista. Ainda havia cinco construtores diferentes entre os cinco primeiros, com a Ferrari #21 da Vista AF Corse (Heriau-Mann-Rovera) e o Corvette #81 da TF Sport (Andrade-Eastwood-van Rompuy) subindo ao pódio à frente do Aston Martin #27 da Heart of Racing e do Lexus #87 da Akkodis ASP Team.
Brasileiros
Entre brasileiros, o melhor resultado foi do carro de Felipe Nasr, que competiu com o Porsche Penske #4 ao lado de Nick Tandy e Pascal Werhlein, que terminou na nona colocação. Felipe Drugovich, que também esteve na categoria hipercarros ao lado de Jack Aitken e de Frederik Vesti, teve problemas mecânicos com o Cadillac #311 e abandonou.
Na LMP2, Pietro Fittipaldi, ao lado de Renger van der Zande e David Heinemeier Hansson no Oreca #22, foi sétimo da categoria e 25° no geral. Daniel Schneider, que correu com o Oreca #23 junto dos britânicos Oliver Jarvis e Benjamin Hanley, foi 29° no geral e 11° da categoria.
Na LMGT3, categoria com mais brasileiros, Daniel Serra, com a Ferrari 296 #57 junto de Takeshi Kimura e Casper Stevenson, foi 41° no geral e oitavo na categoria. Custódio Toledo, na Ferrari 296 #150 da AF Course, com Lilou Wadoux e Riccardo Agostin, foi 44ª no geral e 11° na categoria. Dudu Barrichello, no Aston Martin Vantage #10, com Derek Deboer e Valentin Hasse Clot, foi 46° no geral e 13° na categoria. O BMW M4 #31 da Bend Team WRT de Augusto Farfus, que teve Yasser Shahin e Timur Boguslavskiy como companheiros, atropelou um coelho, o que danificou o carro, e abandonou.
Confira resultado final
Cla | Equipe | # | Pilotos | Voltas | Tempo | Intervalo | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 |
AF CorseHYPERCAR
|
83 | R. KubicaY. YifeiP. Hanson | 387 |
- |
||
2 |
PORSCHE PENSKE MOTORSPORTHYPERCAR
|
6 | K. EstreL. VanthoorM. Campbell | 387 |
+14.084 14.084 |
14.084 | |
3 |
FERRARI AF CORSEHYPERCAR
|
51 | A. Pier GuidiJ. CaladoA. Giovinazzi | 387 |
+28.487 28.487 |
14.403 | |
4 |
FERRARI AF CORSEHYPERCAR
|
50 | A. FuocoN. NielsenM. Molina | 387 |
+29.666 29.666 |
1.179 | |
5 |
Cadillac Hertz Team JOTAHYPERCAR
|
12 | W. StevensN. NatoA. Lynn | 387 |
+2'18.639 2'18.639 |
1'48.973 | |
6 |
Toyota RacingHYPERCAR
|
7 | M. ConwayK. KobayashiN. de Vries | 386 |
1 volta |
||
7 |
PORSCHE PENSKE MOTORSPORTHYPERCAR
|
5 | J. AndlauerM. ChristensenM. Jaminet | 386 |
+1 volta 36.877 |
36.877 | |
8 |
Cadillac Hertz Team JOTAHYPERCAR
|
38 | E. BamberS. BourdaisJ. Button | 386 |
+1 volta 1'21.548 |
44.671 | |
9 |
PORSCHE PENSKE MOTORSPORTHYPERCAR
|
4 | F. NasrN. TandyP. Wehrlein | 386 |
+1 volta 2'19.973 |
58.425 | |
10 |
Alpine Endurance TeamHYPERCAR
|
35 | P. ChatinF. HabsburgC. Milesi | 385 |
2 voltas |
||
11 |
Alpine Endurance TeamHYPERCAR
|
36 | M. SchumacherF. MakowieckiJ. Gounon | 384 |
3 voltas |
||
12 |
PEUGEOT TOTALENERGIESHYPERCAR
|
94 | L. Duval
M. Jakobsen
S. Vandoorne |
384 |
+3 voltas 41.045 |
41.045 | |
13 |
Aston Martin THOR TeamHYPERCAR
|
009 | A. RiberasM. SorensenR. De Angelis | 383 |
4 voltas |
||
14 |
Proton CompetitionHYPERCAR
|
99 | N. JaniN. Pino
N. Varrone
|
383 |
+4 voltas 1'13.288 |
1'13.288 | |
15 |
Aston Martin THOR TeamHYPERCAR
|
007 | H. TincknellT. GambleR. Gunn | 381 |
6 voltas |
||
16 |
Toyota RacingHYPERCAR
|
8 | S. BuemiB. HartleyR. Hirakawa | 380 |
7 voltas |
||
17 |
PEUGEOT TOTALENERGIESHYPERCAR
|
93 | P. di RestaM. JensenJ. Vergne | 379 |
8 voltas |
||
18 |
BMW M Team WRTHYPERCAR
|
20 | R. RastR. FrijnsS. Linde | 375 |
12 voltas |
||
19 |
INTER EUROPOL COMPETITIONLMP2
|
43 |
J. Smiechowski
T. DillmannN. Yelloly |
367 |
20 voltas |
||
20 |
VDS Panis RacingLMP2
|
48 |
O. Gray
E. Masson
F. Perera |
367 |
+20 voltas 1'55.753 |
1'55.753 | |
21 |
AO by TFLMP2
|
199 | P. HyettD. CameronL. Deletraz | 366 |
21 voltas |
||
22 |
Iron Lynx - ProtonLMP2
|
9 | J. Ried
M. Capietto
R. de Gerus |
365 |
22 voltas |
||
23 |
TDS RacingLMP2
|
29 | R. SalesM. BecheC. Novalak | 365 |
+22 voltas 2'40.910 |
2'40.910 | |
24 |
Proton CompetitionLMP2
|
11 | G. RodaR. BinderB. Viscaal | 365 |
+22 voltas 3'06.238 |
25.328 | |
25 |
United AutosportsLMP2
|
22 | R. van der ZandeP. FittipaldiD. Heinemeier Hansson | 364 |
23 voltas |
||
26 |
Algarve Pro Racing TeamLMP2
|
25 | M. Kaiser
L. Fluxá
T. Pourchaire |
364 |
+23 voltas 22.709 |
22.709 | |
27 |
AF CorseLMP2
|
183 | F. PerrodoM. VaxivièreA. Felix da Costa | 364 |
+23 voltas 58.204 |
35.495 | |
28 |
INTER EUROPOL COMPETITIONLMP2
|
34 | N. BoulleJ. SimmenauerL. Ghiotto | 363 |
24 voltas |
||
29 |
United AutosportsLMP2
|
23 | D. SchneiderO. JarvisB. Hanley | 363 |
+24 voltas 3'00.743 |
3'00.743 | |
30 |
RLR MSportLMP2
|
16 |
M. Jensen
R. CullenP. Pilet |
362 |
25 voltas |
||
31 |
Algarve Pro Racing TeamLMP2
|
45 | G. KurtzN. Catsburg
A. Quinn
|
362 |
+25 voltas 1'11.613 |
1'11.613 | |
32 |
BMW M Team WRTHYPERCAR
|
15 | D. VanthoorR. MarcielloK. Magnussen | 361 |
26 voltas |
||
33 |
CLX Pure RxcingLMP2
|
37 |
A. Malykhin
T. BlomqvistT. Vautier |
358 |
29 voltas |
||
34 |
Manthey 1st PhormLMGT3
|
92 | R. HardwickR. PeraR. Lietz | 341 |
46 voltas |
||
35 |
Vista AF CorseLMGT3
|
21 | F. HeriauS. MannA. Rovera | 341 |
+46 voltas 33.259 |
33.259 | |
36 |
TF SportLMGT3
|
81 | T. RompuyR. AndradeC. Eastwood | 341 |
+46 voltas 1'11.710 |
38.451 | |
37 |
Heart of Racing TeamLMGT3
|
27 | I. JamesM. DrudiZ. Robichon | 341 |
+46 voltas 2'15.122 |
1'03.412 | |
38 |
AKKODIS ASP TeamLMGT3
|
87 |
R. Umbrarescu
J. LopezC. Schmid |
340 |
47 voltas |
||
39 |
MantheyLMGT3
|
90 |
A. Au
L. Hartog
K. Bachler |
340 |
+47 voltas 2'19.262 |
2'19.262 | |
40 |
TF SportLMGT3
|
33 | B. KeatingJ. EdgarD. Juncadella | 339 |
48 voltas |
||
41 |
Kessel RacingLMGT3
|
57 |
T. Kimura
D. Serra
C. Stevenson
|
339 |
+48 voltas 20.361 |
20.361 | |
42 |
Proton CompetitionLMGT3
|
77 | B. SousaB. TuckB. Barker | 338 |
49 voltas |
||
43 |
AWALMGT3
|
13 |
O. Fidani
L. KernM. Bell |
338 |
+49 voltas 2.721 |
2.721 | |
44 |
RICHARD MILLE AF CORSELMGT3
|
150 |
C. Toledo
L. Wadoux
R. Agostini
|
338 |
+49 voltas 1'32.330 |
1'29.609 | |
45 |
IRON LYNXLMGT3
|
61 |
M. Berry
L. Hodenius
M. Martin |
337 |
50 voltas |
||
46 |
Racing Spirit of LemanLMGT3
|
10 | D. DeBoerV. Hasse-ClotD. Barrichello | 336 |
51 voltas |
||
47 |
Ziggo Sport TempestaLMGT3
|
193 |
J. Hui
C. Froggatt
E. Cheever |
335 |
52 voltas |
||
48 |
IRON LYNXLMGT3
|
63 | S. Grove
B. Grove
L. Stolz |
334 |
53 voltas |
||
49 |
IRON DAMESLMGT3
|
85 |
C. Martin
R. FreyS. Bovy |
334 |
+53 voltas 44.756 |
44.756 | |
50 |
United AutosportsLMGT3
|
59 |
J. Cottingham
G. SaucyS. Baud |
314 |
72 voltas |
||
51 |
IDEC SPORTLMP2
|
28 | P. LafargueJ. Van UitertS. Alvarez | 308 |
78 voltas |
||
52 |
AKKODIS ASP TeamLMGT3
|
78 |
A. Robin
J. Hawksworth
F. Gehrsitz
|
268 |
118 voltas |
||
53 |
Cadillac WhelenHYPERCAR
|
311 | J. AitkenF. DrugovichF. Vesti | 247 |
139 voltas |
||
54 |
IDEC SPORTLMP2
|
18 | J. Chadwick
M. Jaubert
A. Lotterer |
206 |
180 voltas |
||
55 |
Vista AF CorseLMGT3
|
54 | T. FlohrF. CastellacciD. Rigon | 192 |
194 voltas |
||
56 |
Cadillac WTRHYPERCAR
|
101 | R. TaylorJ. TaylorF. Albuquerque | 189 |
197 voltas |
||
57 |
NIELSEN RACINGLMP2
|
24 |
N. Rao
C. BolukbasiC. Braun |
170 |
216 voltas |
||
58 |
The Bend Team WRTLMGT3
|
31 |
Y. Shahin
T. BoguslavskiyA. Farfus |
168 |
218 voltas |
||
59 |
TEAM WRTLMGT3
|
46 | A. Al HarthyV. RossiK. van der Linde | 156 |
230 voltas |
||
60 |
United AutosportsLMGT3
|
95 | D. LeungS. GelaelM. Sato | 80 |
306v oltas |
||
61 |
IRON LYNXLMGT3
|
60 |
A. Gilbert
L. Nicolas Hanafin
F. Rueda |
57 |
329 voltas |
||
62 |
Proton CompetitionLMGT3
|
88 | S. Gattuso
G. Levorato
D. Olsen |
46 |
340 voltas |
DRUGOVICH NA CADILLAC? Felipe foca em Le Mans, 'PROBLEMA' DE BORTOLETO, Norris: GERALDO RODRIGUES
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.