Recomendado para você

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Fórmula E
Fórmula E
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

Farfus: Grid da GTE Pro é o mais difícil de Le Mans

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com Brasil, piloto fala sobre as expectativas da corrida de 24 horas mais importante do mundo e também sobre o futuro na carreira

Augusto Farfus, BMW Team MTEK
#81 BMW Team MTEK BMW M8 GTE: Martin Tomczyk, Nicky Catsburg, Philipp Eng, #82 BMW Team MTEK BMW M8 GTE: Antonio Felix da Costa, Alexander Sims, Augusto Farfus
#82 BMW Team MTEK BMW M8 GTE: Augusto Farfus, Antonio Felix da Costa, Alexander Sims, Tom Blomqvist
#82 BMW Team MTEK BMW M8 GTE: Augusto Farfus, Antonio Felix da Costa, Alexander Sims, Tom Blomqvist
#82 BMW Team MTEK BMW M8 GTE: Augusto Farfus, Antonio Felix da Costa, Alexander Sims, Tom Blomqvist
#82 BMW Team MTEK BMW M8 GTE: Augusto Farfus, Antonio Felix da Costa, Alexander Sims, Tom Blomqvist
#82 BMW Team MTEK BMW M8 GTE: Augusto Farfus, Antonio Felix da Costa, Alexander Sims, Tom Blomqvist
#82 BMW Team MTEK BMW M8 GTE: Augusto Farfus, Antonio Felix da Costa, Alexander Sims, Tom Blomqvist
#82 BMW Team MTEK BMW M8 GTE: Augusto Farfus, Antonio Felix da Costa, Alexander Sims, Tom Blomqvist
#82 BMW Team MTEK BMW M8 GTE: Augusto Farfus, Antonio Felix da Costa, Alexander Sims, Tom Blomqvist
#82 BMW Team MTEK BMW M8 GTE: Augusto Farfus, Antonio Felix da Costa, Alexander Sims, Tom Blomqvist
#82 BMW Team MTEK BMW M8 GTE: Augusto Farfus, Antonio Felix da Costa, Alexander Sims, Tom Blomqvist
Augusto Farfus, BMW Team MTEK
#82 BMW Team MTEK BMW M8 GTE: Augusto Farfus, Antonio Felix da Costa, Alexander Sims, Tom Blomqvist
#82 BMW Team MTEK BMW M8 GTE: Augusto Farfus, Antonio Felix da Costa, Alexander Sims, Tom Blomqvist

Augusto Farfus será um dos sete brasileiros a competir nas 24 Horas de Le Mans que acontece no próximo fim de semana. Será a terceira participação do piloto paranaense que compete regularmente no DTM. Ele competiu nas edições de 2010 e 2011, tendo como melhor resultado a sexta posição na classe GTE Pro em sua estreia.

A edição de 2018 será especial, já que marca o retorno tanto de Farfus como da BMW à mítica prova, já que competira pela última vez em 2011.

Falando com exclusividade ao Motorsport.com Brasil, Farfus comentou sobre suas expectativas sobre a corrida do fim de semana.

“São quase dois anos desde o projeto inicial, com testes de quilometragem, noites sem dormir, muitos dias de treinos, muitas reuniões em Munique, etc. O que chega aqui a Le Mans é um projeto que vem sendo trabalhado há muito tempo e a expectativa é grande.” 

“Primeiro por ser Le Mans, por ser o retorno da BMW, por ser uma equipe nova e, mais do que tudo, é o lançamento mundial na sexta-feira da nova Serie 8, então será a primeira vez na história da BMW que o carro de corrida é apresentado antes de um modelo de rua. Então tem uma série de fatores que acabam fazendo a prova se tornar extremamente especial, sem dúvida a pressão é grande e o nosso objetivo é chegar ao fim da prova e tentar lutar pela vitória.”

Apesar do instinto natural da maioria dos pilotos ser de brigar sempre pela vitória, Farfus tem os pés no chão quanto às suas chances.

“Temos que ser realistas. O grid da GTE Pro é o mais duro de Le Mans. São 17 carros, todos com pilotos de fábrica e de altíssimo nível, o que você não encontra em outras categorias. Na LMP2 tem sempre um piloto silver e um piloto amador, na LMP1 também tem carros com pilotos pagantes e um grid que não é bem nivelado com carros muito diferentes e a GT Am tem sempre os amadores. Nosso alvo é vencer a prova, mas somos realistas que não será uma missão fácil.”

“Le Mans é um circuito relativamente simples no papel, mas por ser uma corrida de 24 horas, poucos acabam se ligando ao fato de que como tem muitas retas, a quilometragem é maior do que em Daytona, Nurburgring ou Spa. Você acaba colocando o equipamento em estresse contínuo por uma distância muito grande, então chegar ao final já é uma vitória, mas estamos nos preparando para ganhar.”

Futuro no endurance?

No DTM desde 2012, Farfus sempre pôde participar de projetos com a BMW em outras categorias, além de algumas competir algumas vezes na Stock Car brasileira. Com a incerteza sobre a série alemã e se aprofundando no mundial de endurance, as competições de longa duração seriam seu novo habitat nos próximos anos?

“Minha carreira sempre foi comandada pelos programas da BMW. Tenho a honra de participar dos principais projetos, exceto a Fórmula E, desde o início. Todos os carros GT desde 2007 eu participei do desenvolvimento, corri com eles, foi uma carreira mais voltada à BMW.” 

“O DTM tem um futuro que atualmente é incerto, mas que vai crescer porque com o híbrido, ele vai complementar o que a Fórmula E não dá, que é a parte do motor a combustão, que é a base do automobilismo. Então essa nova categoria nascendo, muitos construtores vão querer entrar. Onde vai ser o meu futuro? Difícil de dizer, mas acima de tudo, espero poder dar sequência com a BMW.”

A semana em Le Mans

Corrida de 24 horas não é novidade para Farfus, tendo disputado as versões de Daytona, Nurburgring e Spa. Mas para o piloto paranaense, a prova francesa tem ingredientes que podem fazê-la inesquecível por outros motivos, quando o assunto é resistência física.

“A semana de Le Mans é muito desgastante. Cheguei aqui no domingo e vou embora na outra segunda-feira. Quem está por fora e vê os carros correndo no sábado e domingo acaba pensando que a corrida é só nesses dois dias.”

“Tem toda aquela programação em que os carros são apresentados, a verificação técnica, as reuniões depois dos treinos para tomar algumas decisões, na quinta-feira tem a tomada de tempo, na sexta-feira tem todo um dia de mídia e marketing e sábado tem a corrida.”

“Le Mans é uma prova muito desgastante, não só pelas 24 horas, mas pela semana inteira que é muito longa. A preparação em si para Le Mans não é nada de diferente de outra prova de 24 horas, o que se torna fundamental para Le Mans é saber aproveitar os poucos momentos de descanso para que você possa economizar energia e chegar bem no domingo.”

Artigo anterior Alonso: "Estamos prontos para mudar a história"
Próximo artigo Nasr comemora “oportunidade única” na estreia em Le Mans

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros