Le Mans adota slow zones fixas para edição de 2017
Novo sistema será colocado em prática para evitar que pilotos precisem reduzir velocidade bruscamente em trechos rápidos da pista
O sistema de slow zones usados nas 24 Horas de Le Mans foi modificado para a edição de 2017 da corrida.
Agora, haverá nove zonas pré-determinadas ao longo do traçado de 13,629 km, nas quais os carros estarão limitados a 80 km/h em caso de safety car virtual.
Até então, as zonas eram estabelecidas pelos comissários caso a caso, dependendo de onde havia ocorrido o acidente em questão na pista.
Vincent Beaumesnil, diretor esportivo da ACO, organizadora das 24 Horas de Le Mans, disse ao Motorsport.com: “Os pilotos estavam preocupados com a forma antiga que fazíamos isso, porque às vezes eles precisavam reduzir a 80 km/h em áreas muito rápidas da pista.”
“Decidimos que deveríamos criar slow zones fixas, com o ponto de início em algum local de baixa velocidade, onde os carros estão acelerando.”
“A única exceção é aquela que começa no início das curvas Porsche, porque não queremos que uma zona vá desde a Arnage até as chicanes Porsche.”
Baumesnil explicou que o novo sistema ainda não causou nenhuma reclamação e que funcionou conforme o esperado nas simulações durante o teste oficial, no último fim de semana.
“Falamos com equipes e pilotos e eles estão otimistas com as mudanças. Até o momento não houve preocupações.”
Ainda poderá haver mais novidades no conceito de slow zones, de acordo com Beaumesnil, que reiterou que a ACO acredita que a ideia é mais adequada do que o uso regular do safety car.
“Começamos com as slow zones há três anos e estamos melhorando a cada ano. Se houver a possibilidade de escolha entre uma slow zone e um safety car, por exemplo, a decisão é fácil.”
O novo sistema já foi explicado às equipes no início do ano e foi novamente discutido no briefing antes do teste oficial.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.