Le Mans: Toyota crê que "não é impossível" bater tempo da pole de 2017
Kamui Kobayashi cravou o atual recorde da pista em 2017 com a marca de 3min14s79


A Toyota acredita que melhorar o recorde de volta das 24 Horas de Le Mans, que pertence a Kamui Kobayashi, não está fora de questão neste final de semana no ano derradeiro em La Sarthe para a atual geração de carros da LMP1.
Na véspera do início das atividades de pista da 88ª edição da tradicional prova francesa, o fabricante japonês disse que o tempo de Kobayashi, conquistando a pole em 2017, de 3min14s791, pode estar ao seu alcance se as condições da pista forem favoráveis.
Leia também:
- 24 Horas de Le Mans: Toyota lidera treino classificatório e quatro brasileiros passam para hiperpole da sexta
- GALERIA: Porsche exibe lendários carros vencedores no aniversário de 50 anos do primeiro triunfo em Le Mans
- 24 Horas de Le Mans: Toyota domina primeira sessão de treinos livres; carro de Bruno Senna fica em terceiro
Em 2018, o tempo da pole foi de 3min15s377, estabelecido por Kazuki Nakajima, enquanto no ano passado Kobayashi conquistou a primeira posição com 3min15s497.
Neste final de semana, o Toyota TS050 Híbrido está rodando 7 kg mais pesado do que em 2019 devido às novas regras de equivalência de tecnologia, com o carro agora 17 kg mais pesado do que em 2017.
No entanto, as chances de obter uma volta limpa foram aumentadas pelo novo formato de classificação, a 'hiperpole' para 2020, que verá os seis melhores carros em cada classe da primeira sessão de classificação de quinta-feira tendo a pista só para eles.
O diretor técnico da Toyota Gazoo Racing Europe, Pascal Vasselon, disse que qualquer tentativa de bater o recorde de volta dependerá de quanta aderência haverá na pista na manhã de sexta-feira.
"Normalmente, deveríamos ser capazes de correr em tempos semelhantes aos dos anos anteriores", disse Vasselon quando questionado sobre se seria possível bater o recorde de Kobayashi.
"Vencer a pole de 2017 já se provou difícil duas vezes, porque tínhamos naquela época circunstâncias muito excepcionais, especialmente na aderência da pista. Nunca mais vimos o nível de aderência da pista que vimos durante aquela sessão de 2017”.
"Mas eu diria que, teoricamente, temos uma chance de estar lá, e até mesmo superar este tempo de volta. Não é impossível, digamos. Tudo vai depender do nível de aderência que teremos na pista, que de ano para ano não é idêntico”.
O próprio Kobayashi disse estar ansioso por melhorar o seu próprio recorde, sabendo que a introdução de hipercarros de Le Mans mais lentos para a corrida de 2021 significaria que a marca existente permaneceria por alguns anos.
“Depois de conseguir o recorde, você quer quebrá-lo de novo”, disse o piloto japonês. "Vai ser importante este ano porque temos a hiperpole, então há mais chance de estar sozinho na pista”.
"Assim que tivermos um recorde este ano, acho que vai ficar mais tempo, porque no próximo ano teremos o hipercarro, que será um pouco mais lento do que o que temos agora”.
"Quero quebrar o recorde e mantê-lo por mais tempo. Os próximos 30 ou 50 anos seriam ótimos."
Live do Lucas di Grassi: bastidores de F1, rivalidade com Nelsinho, F-E e Le Mans
PODCAST: Após 'comemorar' GP 1000, qual é o tamanho da crise da Ferrari?

24 Horas de Le Mans: Toyota lidera treino classificatório e quatro brasileiros passam para hiperpole da sexta
Le Mans: Toyota é pole, mas trio de Senna garante segunda posição; Negri Jr. é pole na GTE Am

Últimas notícias
Le Mans: Negrão destaca manutenção na liderança do WEC após problemas nas 24h
Time francês que brasileiro faz parte sofreu falha no câmbio no início da corrida
Le Mans: Pietro Fittipaldi destaca primeira participação nas 24 Horas
Brasileiro chegou a estar entre os 10 primeiros, e mesmo com problema no motor, conseguiu terminar prova em estreia no circuito de La Sarthe
Le Mans: Pipo Derani termina em quarto lugar em grande dia para Glickenhaus
Brasileiro também recebeu prêmio especial por ação em prol do Hospital do GRAACC. Capacete pintado pelo artista francês Jisbar foi leiloado por aproximadamente 65 mil reais
24 Horas de Le Mans: Toyota vence pelo quinto ano consecutivo; Serra vai ao pódio na GTE Pro
Carros da marca japonesa tiveram dia tranquilo devido a problemas dos rivais