Reafirmando desempenho, Porsche lidera primeiro treino em Le Mans
Equipe alemã coloca carros em três das quatro primeiras posições e deixa compatriota Audi para trás.





A Porsche manteve o domínio das sessões de treinos da temporada de 2015 do Mundial de Endurance no primeiro ensaio para as 24 Horas de Le Mans. O time alemão colocou o carro 17, do trio Jani/Lieb/Dumas, na liderança com o tempo 3:21.164s. No entanto, a volta feita por Romain Dumas, a menos de meia hora para o fim da primeira sessão, foi julgada ilegal pelos comissários após o francês ter cortado caminho.
Com isso, o 17 de Bernhard/Webber/Hartley ficou com a liderança, depois de pontear durante boa parte desta primeira sessão. O tempo registrado foi de 3:21.362s. Com a sanção, o carro 18 caiu para terceiro a 0.697s do melhor tempo.
A Audi apareceu na segunda posição, com o carro 8 – no qual compete o brasileiro Lucas di Grassi. O tempo alcançado foi ainda no mesmo segundo dos protótipos da Porsche e mais de um segundo mais rápido que o tempo feito pelo trio do carro 7, Lotterer/Fassler/Treluyer, no quinto lugar. O Porsche 19, no qual compete Nico Hulkenberg, foi o quarto colocado.
A Toyota, como o esperado, teve participação opaca. O carro campeão mundial de Davidson/Buemi/Nakajima foi o sexto, com o 2, de Wurz/Sarrazin/Conway, logo atrás. Os japoneses tomaram 3.401s da Porsche.
Ainda fora do ritmo, os Nissans da LMP1 terminaram este treino ocupando as três últimas posições da categoria, e inclusive atrás do carro 47, primeiro na LMP2. O 21 ficou com o 12º tempo na geral. Sua diferença para o Porsche na primeira colocação foi de 18.970s. Depois vieram, respectivamente, os carros 23 e 22.
Trazendo a bandeira vermelha mais longa da sessão, o piloto Mark Patterson acabou batendo o carro 48 Murphy Prototypes e quebrando guard-rails na pista. Um intervalo de quase meia hora foi necessário para o conserto.
O carro 28 da G-Drive Racing, no qual corre o brasileiro Pipo Derani ficou em 11º na categoria LMP2. Já o brasileiro da LMGTE-Pro, Fernando Rees, ficou com o melhor tempo de sua categoria com o Aston Martin 99.
O líder na categoria LMGTE-Am foi outro Aston Martin, o 98, de Lamy/Dalla Lana/Lauda.
O próximo treino está marcado para às 17h no horário de Brasília.
LMP1
Posição | N° | Equipe | Piloto | Carro | N° de voltas | Melhor volta/Diferença |
1 | 17 | Porsche Team | HARTLEY Brendon | Porsche 919 Hybrid | 39 | 3:21.362 |
2 | 8 | Audi Sport Team Joest | DI GRASSI Lucas | Audi R18 e-tron quattro | 47 | 0.588 |
3 | 18 | Porsche Team | JANI Neel | Porsche 919 Hybrid | 43 | 0.697 |
4 | 19 | Porsche Team | HÜLKENBERG Nico | Porsche 919 Hybrid | 24 | 1.457 |
5 | 7 | Audi Sport Team Joest | TRÉLUYER Benoît | Audi R18 e-tron quattro | 49 | 1.689 |
6 | 9 | Audi Sport Team Joest | RAST René | Audi R18 e-tron quattro | 46 | 2.118 |
7 | 1 | Toyota Racing | NAKAJIMA Kazuki | Toyota TS 040 - Hybrid | 41 | 3.401 |
8 | 2 | Toyota Racing | WURZ Alexander | Toyota TS 040 - Hybrid | 37 | 4.175 |
9 | 12 | Rebellion Racing | HEIDFELD Nick | Rebellion R-One - AER | 36 | 7.079 |
10 | 13 | Rebellion Racing | IMPERATORI Alexandre | Rebellion R-One - AER | 36 | 11.814 |
12 | 21 | Nissan Motorsports | SHULZHITSKIY Mark | Nissan GT-R LM Nismo | 19 | 18.970 |
13 | 23 | Nissan Motorsports | CHILTON Max | Nissan GT-R LM Nismo | 16 | 19.067 |
14 | 22 | Nissan Motorsports | KRUMM Michael | Nissan GT-R LM Nismo | 19 | 19.940 |
28 | 4 | Team Bykolles | TRUMMER Simon | CLM P1/01 - AER | 21 | 24.511 |
LMP2
Posição | N° | Equipe | Piloto | Carro | N° de voltas | Melhor volta/Diferença |
11 | 47 | KCMG | LAPIERRE Nicolas | Oreca 03R - Judd | 17 | 3:39.897 |
15 | 34 | Oak Racing | VANTHOOR Laurens | Ligier JS P2 - Nissan | 34 | 1.414 |
16 | 46 | Thiriet By Tds Racing | THIRIET Pierre | Oreca 05 - Nissan | 35 | 1.845 |
17 | 41 | Greaves Motorsport | LANCASTER Jon | Gibson 015S - Nissan | 34 | 2.266 |
18 | 26 | G-Drive Racing | BIRD Sam | Ligier JS P2 - Nissan | 24 | 2.744 |
19 | 30 | Extreme Speed Motorsports | SHARP Scott | HPD ARX 04B - HPD | 24 | 3.447 |
20 | 42 | Strakka Racing | LEVENTIS Nick | Strakka Dome S103 - Nissan | 25 | 4.051 |
21 | 29 | Pegasus Racing | CHENG David | Morgan - Nissan | 25 | 4.093 |
22 | 37 | SMP Racing | ALESHIN Mikhail | BR01 - Nissan | 27 | 4.585 |
23 | 43 | Team Sard Morand | RAGUES Pierre | Morgan Evo - SARD | 34 | 4.870 |
24 | 28 | G-Drive Racing | YACAMAN Gustavo | Ligier JS P2 - Nissan | 31 | 4.897 |
25 | 36 | Signatech Alpine | PANCIATICI Nelson | Alpine A450b - Nissan | 17 | 4.910 |
26 | 27 | SMP Racing | MARKOZOV David | BR01 - Nissan | 28 | 5.336 |
27 | 38 | JOTA Sport | TURVEY Oliver | Gibson 015S - Nissan | 33 | 5.394 |
29 | 45 | Ibanez Racing | BELLAROSA Ivan | Oreca 03R - Nissan | 28 | 7.996 |
30 | 31 | Extreme Speed Motorsports | BROWN Ed | HPD ARX 04B - HPD | 25 | 8.253 |
31 | 40 | Krohn Racing | KROHN Tracy | Ligier JS P2 - Judd | 34 | 8.943 |
32 | 48 | Murphy Prototypes | PATTERSON Mark | Oreca 03R - Nissan | 12 | 9.530 |
33 | 35 | Oak Racing | NICOLET Jacques | Ligier JS P2 - Nissan | 26 | 13.082 |
LM GTE PRO
Posição | N° | Equipe | Piloto | Carro | N° de voltas | Melhor volta/Diferença |
34 | 99 | Aston Martin Racing V8 | REES Fernando | Aston Martin Vantage V8 | 35 | 3:55.895 |
35 | 64 | Corvette Racing - GM | MILNER Tommy | Chevrolet Corvette C7.R | 24 | 1.644 |
36 | 97 | Aston Martin Racing | MÜCKE Stefan | Aston Martin Vantage V8 | 28 | 2.553 |
37 | 92 | Porsche Team Manthey | PILET Patrick | Porsche 911 RSR | 27 | 2.574 |
38 | 63 | Corvette Racing - GM | BRISCOE Ryan | Chevrolet Corvette C7.R | 25 | 2.606 |
40 | 71 | AF Corse | RIGON Davide | Ferrari F458 Italia | 26 | 3.758 |
41 | 91 | Porsche Team Manthey | CHRISTENSEN Michael | Porsche 911 RSR | 21 | 3.997 |
42 | 95 | Aston Martin Racing | SØRENSEN Marco | Aston Martin Vantage V8 | 21 | 4.139 |
43 | 51 | AF Corse | BRUNI Gianmaria | Ferrari F458 Italia | 28 | 4.187 |
LM GTE Am
Posição | N° | Equipe | Piloto | Carro | N° de voltas | Melhor volta/Diferença |
39 | 98 | Aston Martin Racing | LAMY Pedro | Aston Martin Vantage V8 | 29 | 3:58.783 |
44 | 77 | Dempsey - Proton Racing | LONG Patrick | Porsche 911 RSR | 30 | 2.828 |
45 | 88 | Abu Dhabi-Proton Racing | AL QUBAISI Khaled | Porsche 911 RSR | 25 | 3.246 |
46 | 50 | Larbre Competition | RUBERTI Paolo | Chevrolet Corvette C7 | 21 | 3.549 |
47 | 83 | AF Corse | AGUAS Rui | Ferrari F458 Italia | 26 | 3.854 |
48 | 53 | RILEY MOTORSPORTS-TI AUTO | BLEEKEMOLEN Jeroen | Srt Viper GTS-R | 12 | 4.504 |
49 | 62 | Scuderia Corsa | BELL Townsend | Ferrari F458 Italia | 28 | 5.016 |
50 | 61 | AF Corse | MANN Peter | Ferrari F458 Italia | 25 | 5.057 |
51 | 66 | JMW Motorsport | AL FAISAL Abdulaziz | Ferrari F458 Italia | 25 | 5.584 |
52 | 72 | SMP Racing | BERTOLINI Andrea | Ferrari F458 Italia | 21 | 6.354 |
53 | 55 | AF Corse | CAMERON Duncan | Ferrari F458 Italia | 27 | 6.536 |
54 | 96 | Aston Martin Racing | GOETHE Roald | Aston Martin Vantage V8 | 26 | 6.767 |
55 | 67 | Team AAI | KAPADIA Alex | Porsche 911 GT3 RSR | 29 | 7.004 |
56 | 68 | Team AAI | VANNELET Gilles | Porsche 911 GT3 RSR | 21 | 7.921 |

Derani: “vencer em Le Mans seria importante para conquistar o brasileiro”
Briscoe: "Podemos vencer em Le Mans"

Últimas notícias
Le Mans: Negrão destaca manutenção na liderança do WEC após problemas nas 24h
Time francês que brasileiro faz parte sofreu falha no câmbio no início da corrida
Le Mans: Pietro Fittipaldi destaca primeira participação nas 24 Horas
Brasileiro chegou a estar entre os 10 primeiros, e mesmo com problema no motor, conseguiu terminar prova em estreia no circuito de La Sarthe
Le Mans: Pipo Derani termina em quarto lugar em grande dia para Glickenhaus
Brasileiro também recebeu prêmio especial por ação em prol do Hospital do GRAACC. Capacete pintado pelo artista francês Jisbar foi leiloado por aproximadamente 65 mil reais
24 Horas de Le Mans: Toyota vence pelo quinto ano consecutivo; Serra vai ao pódio na GTE Pro
Carros da marca japonesa tiveram dia tranquilo devido a problemas dos rivais