Recomendado para você

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Stock Car
Velocitta II
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Brasil voltará a receber MotoGP pela primeira vez desde 2004; relembre história

Principal categoria do motociclismo mundial já passou por três cidades do país, incluindo Goiânia

Eddie Lawson, Agostini Yamaha

Agora é oficial! A MotoGP retorna ao Brasil em 2026, após uma ausência de 22 anos, com o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, sendo o palco escolhido para a volta da principal categoria do motociclismo mundial ao nosso país.

Mesmo sendo um país de pouca tradição no cenário do motociclismo mundial, o Brasil tem uma história relativamente considerável dentro do Mundial de Motovelocidade, tendo sediado 13 GPs ao longo dos 75 anos de história do campeonato. E o Motorsport.com relembra esta trajetória:

Leia também:

1987 a 1992: GP do Brasil

A primeira visita da MotoGP ao país veio em 1987, com Goiânia recebendo a primeira edição do GP do Brasil. Naquela época, o Mundial contava com quatro classes (500, 250, 125 e 80) mas, nesta visita, apenas as duas principais correram. O australiano Wayne Gardner e o francês Dominique Sarron deram à Honda as vitórias na 500cc e 250cc, respectivamente.

Alex Barros já fazia parte do grid do Mundial, em sua segunda temporada completa, mas competia na 80cc e, com isso não disputou a prova do Brasil.

O Mundial ainda visitou Goiânia em 1988 e 1989, com Barros correndo oficialmente pela 250cc em 88, mas abandonando em sua estreia em solo brasileiro, com Honda, Yamaha e Suzuki dividindo as vitórias em solo brasileiro.

Problemas organizacionais tiraram Goiânia do calendário em 1990, e o Mundial teve um hiato de dois anos sem correr no Brasil. O retorno veio de forma isolada em 1992, com o paddock se voltando para Interlagos.

No circuito da capital paulista, Wayne Rainey foi o vencedor nas 500cc, enquanto Alex Barros foi o oitavo colocado com a Cagiva. O grid contava ainda com outros nomes que fizeram história no Mundial, como Àlex Crivillé, Kevin Schwantz, Randy Mamola, Mick Doohan, Max Biaggi e Alberto Puig, hoje chefe da Honda na MotoGP.

Valentino Rossi, Repsol Honda Team

Valentino Rossi, Repsol Honda Team

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

1995 a 2004: GP do Rio de Janeiro

Com Interlagos tendo vida curta no Mundial, começou uma movimentação para levar a categoria ao Rio de Janeiro, e o projeto se concretizou em 1995, com o Autódromo de Jacarepaguá sediando em 17 de setembro a primeira edição do GP do Rio de Janeiro, com vitórias de Luca Cadalora (Yamaha) nas 500cc, Doriano Romboni (Honda) nas 250cc e Masaki Tokudome (Aprilia) na 125cc.

Com a exceção de 1998, o Mundial esteve presente em Jacarepaguá até 2004, com Valentino Rossi sendo o recordista de vitórias na pista carioca, com seis triunfos, sendo uma na 125cc, uma na 250cc e quatro na 500cc / MotoGP.

2018: Tentativa frustrada de retorno

Em 2018, a Dorna assinou um "acordo preliminar" com a Rio Motorsports para o retorno da MotoGP ao Brasil a partir de 2021 no Rio de Janeiro. Com a demolição de Jacarepaguá para a construção do Parque Olímpico da Barra, a prova seria realizado no prometido Autódromo de Deodoro.

Mesmo com a indefinição sobre a construção de Deodoro, a MotoGP chegou a bancar o retorno da categoria ao Brasil em 2022. Mas, como o autódromo nunca chegou a sair do papel, a prova foi oficialmente engavetada.

MotoGP no Brasil, FINAL do Moto1000GP, RETROSPECTIVA 2024 on e OFF-ROAD, e estreia da Yamaha na F-E


Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MotoGP no Brasil, FINAL do Moto1000GP, RETROSPECTIVA 2024 on e OFF-ROAD, e estreia da Yamaha na F-E

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior MotoGP confirma acordo para retorno do GP do Brasil em Goiânia a partir de 2026
Próximo artigo MotoGP - Márquez: Luta pelo título de 2025 não será apenas entre mim e Bagnaia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros