Crutchlow: O que Lorenzo quer é o que pedimos "há anos”
Piloto da LCR Honda diz que todos os pilotos que guiam pela marca japonesa têm feito os mesmos pedidos nos últimos quatro anos e valoriza trabalho de Márquez
O piloto da LCR Honda, Cal Crutchlow, disse que as mudanças que Jorge Lorenzo tem pedido à Honda são as mesmas que outros pilotos vêm pedindo há anos para a fabricante japonesa. Para ele, se a moto melhorar não será porque Jorge Lorenzo pediu alterações, mas porque todos os pilotos que guiam motos Honda têm feito as mesmas constatações.
Lorenzo, que tem vivido momentos difíceis em seu primeiro ano com a Honda, disse logo após a corrida em Mugello que acredita ser “o piloto certo” para ajudar a transformar a moto da marca em um equipamento mais fácil de guiar, que exija menos do corpo, da mesmo forma que ele fez na Ducati. O tricampeão mundial visitou a fábrica da Honda em Asakadai em uma tentativa de ajudar os engenheiros a desenharem uma moto mais confortável.
No entanto, quando questionado se esperava que a visita de Lorenzo mostrasse resultados, Crutchlow minimizou o impacto que o espanhol pode ter.
“Ele está dizendo que vai fazer com que a Honda produza uma moto mais fácil de guiar, mas se a moto melhorar não será por que ele pediu – nós temos pedido isso há quatro anos”.
“Esta sempre foi a maior reclamação. Então, só porque ele disse isso, agora repentinamente todos dizem ‘ah, se a moto ficar melhor é porque ele disse, ou porque ele pediu e ele desenvolveu a moto assim’. Nós temos pedido isso há anos”.
“O problema é que Marc está liderando a temporada e venceu os últimos campeonatos. Em uma moto muito difícil de pilotar e que exige muito esforço físico, mas ele está ganhando. Isto é para os outros pilotos tentarem ir tão rápido quanto ele com esse equipamento”.
“No momento, eu não consigo, Jorge não consegue e Dani Pedrosa não conseguia também. Esta é a realidade”.
“Mas, de forma positiva, a Honda entende completamente o pedido, eles entendem perfeitamente as dificuldades que temos que enfrentar, mas eles também sabem quais são os pontos positivos. É com os pontos fortes que Marc está liderando o campeonato, e apesar de o Marc estar guiando, obviamente este é o trabalho”.
“Então, vocês sabem, eu não posso dizer muito sobre este aspecto, mas se a moto começar a melhorar, não será por que Lorenzo ficou alguns dias na fábrica da Honda, porque isso definitivamente não é verdade”.
A visita de Lorenzo à fábrica rendeu algumas mudanças para sua moto já para o fim de semana do GP de Barcelona, o que incluiu um tanque totalmente revisado.
E enquanto o chefe Alberto Puig deixou claro que a Honda não vai refazer sua moto para ajudar Lorenzo enquanto Márquez está vencendo, Crutchlow acrescentou que não seria justo acusar a Honda de estar trabalhando apenas para um piloto.
“Não é que eles estejam trabalhando apenas para Marc, que eles não estejam trabalhando duro para melhorar, porque as reclamações também vêm de Marc.
“E eu devo dizer, eu e Marc dizemos coisas muito similares. Mas ele é capaz de guiar de outra forma. Se você olhar para a moto e todo mundo ver como a moto roda, não é a moto, é Marc”.
“Observe o ângulo que ele precisa inclinar comparado aos demais competidores, olhe a inclinação de Petrucci em toda a corrida de Mugello, e Petrucci venceu a corrida. Marquez está inclinando talvez sete ou oito graus em cada curva para fazer a moto contorná-las”.
“Eu acho que precisamos mudar no geral”.
Veja as modificações na moto de Lorenzo para o GP de Barcelona:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.