Dovi revela tática de abrir mão de desempenho em duas curvas


Em sétimo, italiano lamenta tentativa de guardar vida nos pneus sendo mais lento deliberadamente
O piloto da Ducati, Andrea Dovizioso, admite que sua estratégia de perder tempo deliberadamente em duas curvas durante o GP da Alemanha de MotoGP para salvar os seus pneus não valeu a pena.
Dovizioso foi sétimo e nunca andou à frente do quinto lugar.
Tendo previsto que poupar o pneu traseiro seria crucial para suas esperanças após a qualificação, o italiano disse que estava tentando conservar sua borracha em duas curvas rápidas.
No entanto, quando a corrida entrou no final, o desgaste - causado pela tentativa de compensar o tempo perdido em outro ponto da pista - cobrou seu preço e ele teve que se contentar com o sétimo posto.
"Eu estava muito lento em duas curvas, porque decidimos não usar a potência para salvar os pneus", explicou Dovizioso.
"Eu pensei que seria positivo para nós, nós podíamos economizar pneus mais do que os nossos concorrentes, porque todos patinariam o pneu traseiro mais do que eu – e talvez no final eu fosse ter mais pneus.”
"Mas a realidade foi que eu tive que usar muita energia para ganhar tempo em alguns outros pontos para permanecer no mesmo ritmo que o primeiro grupo. Achei que era a estratégia certa, mas no final perdi energia e não consegui andar de uma forma perfeita. No final não consegui ficar com a mesma intensidade.”
"Se você não está na posição perfeita na moto, tem que administrar a baixa aderência na frente e atrás. É difícil. Mas é a consequência, não é o problema."
Dovizioso esperava mais do que o sétimo lugar e, tendo terminado como a quarta melhor Ducati, atrás de Danilo Petrucci, Álvaro Bautista e Jorge Lorenzo, ele sente que teve a oportunidade de ter um resultado melhor.
"Eu esperava mais, porque você tem que esperar mais", lamentou. "Mas em Sachsenring é impossível saber antes da corrida o que você pode fazer”.
"Estávamos tentando salvar o pneu e eu estava perdendo muito. Consegui ficar com eles, achei que era a estratégia certa, mas no final perdi energia e não conseguia andar de uma forma perfeita.”
"No final, quando você não consegue pilotar a moto de maneira correta, você perde mais do que pode perder com a queda do pneu."

Artigo anterior
Grid girls roubam cena nos bastidores da MotoGP na Alemanha
Próximo artigo
Sachsenring deve se manter na MotoGP em 2019

Sobre esta matéria
Categoria | MotoGP |
Evento | GP da Alemanha |
Sub-evento | Domingo - Corrida |
Localização | Sachsenring |
Pilotos | Andrea Dovizioso |
Equipes | Ducati Team |
Autor | David Gruz |