Marc VDS deve ser time satélite da Yamaha em 2019
Equipe belga se aproxima de substituir Tech 3 como estrutura B da fabricante japonesa na MotoGP
Segundo soube o Motorsport.com, a Marc VDS deverá ser a nova equipe satélite da Yamaha a partir da próxima temporada. O time belga teve motos fornecidas pela Honda desde a sua estreia na MotoGP, em 2015.
Porém, o chefe da Marc VDS, Michael Bartholemy, já expressou frustrações no relacionamento da equipe com a Honda, que, por sua vez, fortaleceu os laços com a LCR, que agora está correndo com dois pilotos de fábrica, Cal Crutchlow e Takaaki Nakagami.
Enquanto isso, a Tech 3 encerrará seu longo relacionamento com a Yamaha no final da atual temporada, tendo optado por alinhar-se com a mais nova fabricante do grid, a KTM, a partir de 2019.
As equipes Avintia e Angel Nieto demonstraram interesse em ter as M1s no ano que vem, mas a influência de Valentino Rossi - que recentemente renovou com a Yamaha até 2020 - desempenhou papel.
Atualmente, a Marc VDS conta com o ítalo-brasieliro Franco Morbidelli, piloto da academia de Rossi.
O tema foi abordado pelo chefe de MotoGP da Yamaha, Lin Jarvis, no último final de semana no Catar.
"Temos um relacionamento com a VR46 Academy", disse Jarvis. "Analisamos o mercado em geral, mas temos esse acordo com a estrutura VR46 e a ideia é ter um de seus pilotos conosco no momento adequado”.
"Um bom exemplo disso é o Morbidelli: tivemos a chance e estávamos realmente interessados nele. Mas naquele momento, Jonas Folger e Johann Zarco já tinham assinaram seus contratos com a Tech 3, e Rossi e Viñales assinaram conosco. Não tínhamos uma moto para ele.”
"Francesco Bagnaia é outro exemplo interessante, porque quando a Tech 3 decidiu nos deixar, estávamos naquele momento considerando a possibilidade de coloca-lo lá."
Entende-se que a Marc VDS também esteja mantendo discussões com a Suzuki, mas a hesitação da decisão da marca, se vai ter motos satélites ou não, motivou uma mudança de foco para a Yamaha.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.