Márquez diz não se importar com dificuldade para guiar Honda por moto ser mais rápida
Hexacampeão da MotoGP afirma que entre velocidade e dirigibilidade da Honda, prefere ser mais rápido. Colegas pedem mudanças
Marc Márquez diz que não se incomoda pela moto de 2019 da Honda ser difícil de pilotar porque é mais rápida que o modelo anterior. Rivais valorizam capacidade do espanhol em se ajustar às características do equipamento.
Leia também:
A trajetória de Márquez para o sexto mundial na MotoGP neste ano foi elogiada pelos rivais como quase perfeita, e o próprio campeão admitiu que acha que essa foi sua melhor campanha pelo título até agora.
Isso, no entanto, serviu como base de comparação para a fraca performance de seu companheiro de equipe, Jorge Lorenzo, e também para Cal Crutchlow, da que guia uma moto 2019 da Honda na LCR.
Tanto Lorenzo quanto Crutchlow expressaram, em várias ocasiões, uma preferência pela especificação anterior da fabricante japonesa, que não possuía a mesma velocidade de reta da moto atual, mas era mais fácil de pilotar.
Mas, enquanto Márquez enfatizou repetidamente que concorda com a opinião dos dois, ele também deixou claro que vê o ritmo extra da Honda como algo valioso.
"Em alguns aspectos, o motor da Honda de 2018 era um pouco mais fácil, mas os tempos de volta eram dois ou três décimos mais lentos", disse Márquez. "Você precisa saber se quer uma moto mais fácil de guiar ou mais rápida. Eu não me importo que seja difícil desde que seja mais rápida.
"Sou o primeiro a querer manter a potência, mas ao mesmo tempo ter mais tração e um motor mais suave, e é isso que todos os pilotos da Honda estão dizendo. Mas o motor é o mesmo desde que cheguei em 2013, e isso não vai mudar agora".
Pilotos Honda querem mudanças
Crutchlow guia modelo 2019 da Honda na LCR
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
Crutchlow, que disse no início da temporada que a moto difícil de guiar da Honda combinava com Márquez, afirmou que continua otimista de que a versão da moto no próximo ano cumprirá o objetivo principal de tornar a pilotagem menos exigente.
"Mesmo que você tenha a melhor moto do mundo e vença com 40 segundos de vantagem, ainda vai tentar melhorá-la. É simples assim. Então, no final do dia, acho que eles [Honda] acreditam na direção que estão seguindo", disse Crutchlow.
"Testei a moto protótipo de 2020 em Brno e me senti melhor nela do que que na versão atual, mas não senti tanta vantagem quando andei com ela novamente em Misano. Mas isso é normal”.
"Você tem que trabalhar com os pontos positivos e negativos e dar o feedback aos engenheiros, mas estou ansioso para continuar os testes no final do ano para poder ajudar a melhorar a moto."
"Mas acho que eles estão fazendo todo o possível para tornar a moto mais próxima daquilo que todos nós queremos".
Relembre todas as vitórias de Márquez na MotoGP:
Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1: Ocon revela a maior lição que teve com Hamilton na Mercedes
Sette Câmara é anunciado como piloto reserva de Red Bull e AlphaTauri na F1
Sette Câmara é segundo em teste na Fórmula E; Nick Cassidy lidera
MotoGP: Lesão tira Crutchlow de GP da Grã-Bretanha; Gardner entra no lugar
MotoGP: Crutchlow retorna por três corridas como substituto de Morbidelli na Petronas Yamaha SRT
MotoGP: Lorenzo critica Crutchlow e é detonado por Miller e Aleix
MotoGP - Mir detona Honda pela ausência de novidades no teste de Barcelona: "Como não ficar com raiva?"
Com vitória de Bagnaia, confira classificação da MotoGP após GP da Tailândia
MotoGP: Após fim da parceria com Repsol, Honda deve fechar acordo com Castrol
Últimas notícias
Stock Car - Camilo desabafa após vitória: “Nunca vi final de campeonato como esse”
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao domingo de corrida no GP de Las Vegas, nos EUA
Stock Car: Camilo vence duelo com Fraga e triunfa com 1-2 da Ipiranga Racing em Goiânia
Veja como foi a corrida sprint da etapa de Goiânia da Stock Car
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.