Relato da corrida
MotoGP GP da Catalunha

MotoGP: Aleix Espargaró vence GP da Catalunha em dobradinha da Aprilia; Bagnaia sofre acidente e é levado ao hospital

Líder e atual campeão da MotoGP foi levado consciente ao centro médico e, posteriormente, encaminhado ao hospital

Aleix Espargaro, Aprilia Racing Team

A MotoGP entregou uma prova movimentada neste domingo em Barcelona. Aleix Espargaró garantiu a vitória do GP da Catalunha em uma dobradinha inédita para a Aprilia com Maverick Viñales em segundo.

Mas a prova foi marcada por um acidente grave ainda na primeira volta envolvendo o campeão Francesco Bagnaia, que caiu da moto no meio da pista e teve sua perna atropelada pela KTM de Brad Binder.  Consciente, o italiano foi encaminhado ao centro médico e, posteriormente, ao hospital para exames.

Leia também:
 

Bagnaia saiu bem para manter a ponta com Martín subindo para segundo aproveitando uma largada ruim das Aprilias. Mas ainda na primeira curva, uma grande confusão terminou com cinco quedas: Di Giannantonio, Zarco, Bastianini, Álex Márquez e Bezzechi. Por este incidente, o piloto da Ducati recebeu uma volta longa de punição.

Na sequência, Pecco acabou atacando demais a zebra e entrou na segunda perna do S já caindo da moto. O problema é que o italiano acabou caindo no meio da pista e, enquanto estava no chão, uma KTM passou por cima de sua perna. A prova foi imediatamente interrompida para o atendimento a Pecco.

 

Segundo a direção de prova, o líder do campeonato estava consciente e seria levado ao centro médico para exames. Posteriormente, ele foi encaminhado ao Hospital Geral da Catalunha para o atendimento.

A prova foi interrompida por cerca de 15 minutos, sendo retomada com as posições de largada originais e com 23 voltas na contagem. Dos envolvidos nos acidentes, apenas Bagnaia e Bastianini não participaram da prova.

 

Enquanto Martín saiu melhor, Viñales veio para assumir a ponta logo na sequência, passando a primeira volta na frente de Martín, Aleix, Oliveira e Zarco.

Com ritmo melhor, as Aprilias foram mostrando força. Logo Aleix passou Martín, iniciando a caça ao companheiro de equipe, enquanto o piloto da Pramac Ducati perdia ainda a terceira posição para Oliveira, formando um 1-2-3 da marca italiana.

Aleix colou em Viñales e abriu uma disputa interna entre os companheiros pela vitória e, rapidamente, eles abriram 2s para Oliveira, com Martín em sua cola e Zarco completando o top 5 a 15 voltas do fim.

Mas, nas voltas seguintes, Viñales apertou o passo e, rapidamente fez a diferença entre eles subir para mais de 1s2, enquanto Martín aproveitava um vacilo de Oliveira para retomar a terceira posição.

 

A cinco voltas do fim, Aleix voltava a colar em Viñales, com menos de meio segundo separando os dois, enquanto eles já abriam 4s5 para Martín, em terceiro. Pouco depois, Espargaró fez uma manobra por dentro na curva 1 para assumir a ponta, enquanto Viñales acabou escapando da pista nessa disputa.

No final, Aleix Espargaró obteve uma vitória importante em casa, para apagar a confusão de 2022, quando perdeu um pódio ao achar que a prova havia acabado quando estava na penúltima volta. Maverick Viñales foi o segundo, garantindo uma dobradinha histórica para a Aprilia, colocando as duas motos em um pódio pela primeira vez na era moderna da MotoGP.

Jorge Martín foi o terceiro colocado. Completaram o top 10: Johann Zarco, Miguel Oliveira, Álex Márquez, Fabio Quartararo, Jack Miller, Fabio Di Giannantonio e Álex Fernández.

A MotoGP volta a acelerar já no próximo final de semana com o GP de San Marino, em Misano, que marca a última prova da temporada europeia da categoria. No Motosport.com você acompanha a cobertura completa da principal categoria da motovelocidade mundial.

Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #245 - Novidades sobre Massa-2008 e Drugo na Sauber: Brasil nos holofotes!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior VÍDEO: Forte acidente de Bagnaia e 'strike' na curva 1 interrompem prova da MotoGP em Barcelona
Próximo artigo MotoGP: Bagnaia não tem fraturas após acidente e correrá GP de San Marino; Bastianini está fora da etapa de Misano

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil